quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Planejamento anual de Geografia 1º ao 9º ano - Fundamental 1 e 2



























GEOGRAFIA 1º ANO
O ESTUDO DA GEOGRAFIA LOCAL
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Utilizar noção espacial.
  Reconhecer a organização e a função dos diferentes espaços da escola.
  Observar e desenhar os caminhos cotidianos  dentro da escola, e entre casa e escola.
  Apropriar-se da linguagem geográfica básica.
  Identificar os principais elementos que constituem o espaço geográfico local, classificando-os em objetos naturais e sociais.
  Reconhecer a existência dos lugares e das paisagens.
  Perceber que os lugares e as paisagens apresentam diferenças e semelhanças.
  Reconhecer seu papel social (identidade e pertencimento) na família e na escola.
  Estabelecer relação entre diferentes temas.
  Desenvolver senso de orientação, de lateralidade e sentido de referência, em relação a si próprio e em relação aos outros.
  Reconhecer a importância da reciclagem de materiais.
  Ler mapas, plantas e roteiros variados, procurando localizar espaços conhecidos.
  Confeccionar maquetes ou croquis simples.
  Elaborar regras de convivência em sala de aula.
A organização do espaço escolar: sujeitos diferentes e regras de convivência.

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A paisagem no entorno da escola.

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Os elementos naturais e sociais no entorno da escola.


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Os pontos de referência.


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Reciclagem: princípios básicos.


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O espaço escolar e o trajeto casa - escola.


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Noções de lateralidade (esquerda-direita).



X
A legenda para identificação de lugares e objetos no espaço.



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GEOGRAFIA 2º ANO
O ESTUDO DA GEOGRAFIA LOCAL
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Identificar diferenças e semelhanças entre as pessoas.
  Reconhecer os principais grupos sociais aos quais pertence.
  Indicar, por meio de ilustrações, a posição de um objeto ou pessoa, tendo por referência outra pessoa ou objeto.
  Desenvolver noções de localização espacial, orientação e legenda.
  Perceber e registrar os percursos diários.
  Elaborar e organizar símbolos.
  Identificar os principais meios de transporte local.
  Reconhecer os principais símbolos do código de trânsito na rua e no bairro.
  Observar e desenhar objetos nas visões frontal, oblíqua e vertical.
  Elaborar maquete dos lugares do cotidiano (sala de aula, casa, escola, bairro, etc).
  Indicar a posição de um objeto considerando direita, esquerda, frente e trás.
  Relacionar os pontos de referência na paisagem local, de modo a deslocar- se com autonomia.
  Desenvolver noções básicas de proporção e legenda.
  Apropriar-se da linguagem geográfica básica.
  Discriminar as marcas inscritas no espaço de determinada realidade social.
  Perceber que os lugares e as paisagens locais apresentam diferenças e semelhanças.
  Desenvolver relações como separação, ordem, sucessão, proximidade e continuidade das linhas e superfícies.
  Identificar as principais influências socioculturais das etnias que compõem a matriz étnica brasileira para compreender o processo de formação da sociedade nacional e as diferentes formas de ocupação do território.
  Construir valores e atitudes que propiciem o zelo pelo bem comum.
  Identificar diferentes modos de vida dos diferentes grupos étnicos.
Indivíduo e grupos sociais.
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Organizações familiares hoje.
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A localização dos alunos e objetos na sala de aula - direita/esquerda, perto/longe.



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Tipos de moradia no espaço local.

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Os lugares de convivência: casa (privado) e
escola (pública).

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Classificação dos principais usos e funções das edificações e espaços percebidos no cotidiano (comércio, serviços, fábricas, espaços públicos, espaços privados, meios
de transporte, etc).



X

Representação do trajeto casa-escola.

X

Princípios de análise da paisagem: distinção e
classificação dos seus elementos.


X
Noções de lateralidade (esquerda-direita).


X
Organizações familiares e moradia: grupo
étnico indígena e africano.

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Desenho de objetos, sala de aula, locais  de
moradia em  visão frontal, oblíqua e vertical.


X
Construção de maquete e planta da sala de
aula.


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GEOGRAFIA 3º ANO
O ESTUDO DA GEOGRAFIA LOCAL
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Identificar e analisar o papel dos diferentes atores sociais na produção do espaço geográfico, privilegiando a escala local.
  Estabelecer relações espaço-temporais para compreender a construção histórica do espaço geográfico.
  Ler e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros para compreender e analisar fatos, fenômenos e processos geográficos.
  Reconhecer o papel dos bairros, como elemento fundamental na produção do espaço na atualidade.
  Estabelecer relações projetivas, indicando a posição de um objeto ou  pessoa, tendo por referência outra pessoa ou objeto, por meio de ilustrações.
  Desenvolver noções de localização espacial, orientação e legenda.
  Elaborar maquetes e croquis da paisagem natural.
  Relacionar os pontos de referência na paisagem local, de modo a deslocar- se com autonomia.
  Identificar na paisagem elementos da natureza local, considerando clima, relevo, hidrografia, vegetação e fauna.
  Identificar a distribuição das distintas redes de transporte e comunicação, reconhecendo sua importância na dinâmica do território.
  Reconhecer problemas socioambientais na paisagem local, identificando os principais fatores causadores.
Princípios de análise da paisagem: distinção e classificação dos seus elementos.

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X

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As marcas do tempo histórico e natural na paisagem.

X


A constituição da cidade: os diferentes bairros, as diferenças sociais e culturais de
quem os habita.

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Localização dos principais equipamentos e serviços públicos no bairro e/ou município.


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O espaço local e suas funções: casa, escola, rua, hospital, delegacia.


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Os principais pontos de referência do bairro.


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A localização dos lugares: ruas, avenidas, canais e endereços.


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A construção do espaço econômico local: indústria, turismo, serviços, agricultura.


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GEOGRAFIA 3º ANO
O ESTUDO DA GEOGRAFIA LOCAL
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Identificar ações locais de proteção e preservação do ambiente.
  Identificar as principais influências socioculturais resultantes das etnias que compõem a matriz étnica brasileira para compreender o processo de formação da sociedade brasileira e as diferentes formas de ocupação do território.
  Avaliar hábitos e comportamentos veiculados em diferentes meios de comunicação.
  Localizar nomes de ruas, endereços e pontos de referência.
  Identificar diferentes formas de desigualdade social impressas na paisagem.
  Diferenciar as ações humanas nos espaços e serviços públicos.
  Reconhecer lugares por meio da leitura de diferentes representações cartográficas.
  Identificar os pontos cardeais e colaterais, utilizando-os como referenciais de orientação.
  Identificar a localização de um objeto ou lugar por meio da rosa dos ventos.
  Ler plantas e mapas, localizando principais pontos de referência.
  Reconhecer a importância dos meios de comunicação para as relações entre diferentes lugares.

Os principais problemas socioambientais do bairro.



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Os principais meios de comunicação: internet, televisão, jornal e rádio.




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Movimentos do sol e da lua e sua influência na paisagem local.




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Os pontos cardeais e a localização no espaço local.




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GEOGRAFIA 4º ANO
AS PAISAGENS URBANAS E RURAIS: SUAS CARACTERÍSTICAS E TRANSFORMAÇÕES
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Identificar e analisar o papel dos diferentes atores sociais na produção do espaço geográfico para além do espaço local.
  Estabelecer relações espaço-temporais para compreender a construção histórica do espaço geográfico.
  Ler e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros para compreender e analisar fatos, fenômenos e processos geográficos.
  Reconhecer o papel das cidades, como elemento fundamental na produção do espaço na atualidade.
  Estabelecer relações projetivas, indicando a posição de um objeto ou pessoa, tendo por referência outra pessoa ou objeto.
  Elaborar maquetes e croquis da paisagem natural.
  Identificar na paisagem elementos da natureza, considerando clima, relevo, hidrografia, vegetação e fauna.
  Identificar a distribuição das distintas redes de transporte e comunicação, reconhecendo sua importância na dinâmica do território nacional.
  Reconhecer problemas socioambientais na paisagem local e identificar os principais fatores causadores.
  Identificar ações locais de proteção e preservação do meio ambiente no país.
O município de Santos: localização (mundo, país, estado e Baixada Santista) e limites.
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Aspectos e dinâmicas da natureza de Santos: vegetação, relevo, hidrografia e clima da paisagem regional.

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A relação cidade-campo: área insular e área continental de Santos.

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Os setores da economia de Santos (indústria, serviços, agricultura, turismo e pecuária).

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O trabalho na cidade e o Porto de Santos: aspectos atuais.


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Serviços do município: meios de comunicação, transporte, educação, abastecimento, saneamento e saúde .


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GEOGRAFIA 4º ANO
AS PAISAGENS URBANAS E RURAIS: SUAS CARACTERÍSTICAS E TRANSFORMAÇÕES
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Identificar as principais formas de trabalho e sua relação com a produção do espaço.
  Diferenciar as formas de organização do espaço rural e urbano, percebendo sua inter-relação.
  Identificar os elementos constitutivos do clima e fatores que nele interferem.
  Localizar e classificar semelhanças e diferenças nas formas como distintos grupos sociais transformam a natureza.
  Apontar características e dinâmicas dos fluxos de produção industrial e agropecuária, responsáveis pela constituição do espaço geográfico.
  Classificar e ordenar problemas socioambientais em um dado lugar, identificando possíveis ações de preservação.
  Reconhecer as formas de uso do solo na produção de gêneros agrícolas.
  Identificar as funções do transporte e dos meios de informação na integração entre as cidades e o campo.
  Reconhecer os processos simples de urbanização do espaço.
  Diferenciar produção artesanal de industrial.
  Reconhecer exemplos de matéria-prima.

As distintas redes de transporte da Baixada Santista: porto, ferrovias e malha viária.



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Recursos naturais e o desenvolvimento sustentável



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Os principais problemas socioambientais da Baixada Santista.



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Comunidades indígenas e caiçaras na Baixada Santista hoje.


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GEOGRAFIA 4º ANO
O ESTUDO DA GEOGRAFIA LOCAL
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Estabelecer relações espaço-temporais para compreender a construção histórica do espaço geográfico.
  Reconhecer o papel das cidades, como elemento fundamental na produção do espaço na atualidade.
  Elaborar maquetes e croquis da paisagem natural.
  Identificar a distribuição das distintas redes de transporte e comunicação, reconhecendo sua importância na dinâmica do território.
  Reconhecer problemas socioambientais na paisagem local, identificando os principais fatores causadores.
  Identificar ações locais de proteção e preservação do meio ambiente.
  Compreender a administração política e social de Santos.
  Identificar as principais formas de trabalho e sua relação com a produção do espaço.


Santos e sua administração política.




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Associações e Organizações Não Governamentais (ONGs).




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Atualidades da cidade de Santos: fatos relevantes que interferem na organização da paisagem natural e cultural.




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GEOGRAFIA 5º ANO
O ESTUDO DA GEOGRAFIA LOCAL
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Descrever os movimentos da Terra, identificando suas consequências  para a vida do planeta.
  Estabelecer relações espaço-temporais para compreender a construção histórica do espaço geográfico.
  Ler e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros para compreender e analisar fatos, fenômenos e processos geográficos.
  Reconhecer o papel das cidades, como elemento fundamental na produção do espaço na atualidade.
  Identificar na paisagem elementos da natureza, considerando clima, relevo, hidrografia, vegetação e fauna.
  Ler e classificar as informações de representações cartográficas simples, tais como mapas políticos e globo terrestre.
  Reconhecer a diferença entre mapas  de base e mapas temáticos.             .
  Localizar continentes e oceanos no mapa mundi.
  Identificar as principais formas de trabalho e sua relação com a produção do espaço.
  Localizar e classificar semelhanças e diferenças nas formas como distintos grupos sociais transformam a natureza.
  Apontar características e dinâmicas dos fluxos de produção industrial e agropecuária, responsáveis pela constituição do espaço geográfico.
A Terra: rotação e translação.
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Forma da Terra: representações cartográficas, globo terrestre e planisférios.
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Movimentos da Terra e as quatro estações do ano.
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Continentes e oceanos.
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Brasil – localização geográfica.

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A formação do território brasileiro.

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Organização política do Brasil: país, estados, municípios.

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Outras formas de dividir o Brasil: as regiões brasileiras.

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Regiões brasileiras: características naturais e sociais; as transformações das paisagens.


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GEOGRAFIA 5º ANO
AS PAISAGENS URBANAS E RURAIS: SUAS CARACTERÍSTICAS E TRANSFORMAÇÕES
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Classificar e ordenar problemas socioambientais em um dado lugar e identificar possíveis ações de preservação.
  Reconhecer os processos simples de urbanização do espaço.
  Conhecer as principais formas de relevo e clima.
  Identificar as diferentes formas de organização político-administrativa do Brasil.
  Caracterizar os biomas brasileiros, identificando as consequências socioambientais de suas transformações ao longo do tempo.
  Identificar faixas de crescimento da população brasileira e distribuição por idade e gênero a partir da leitura de tabelas e gráficos.
  Identificar as diferentes contribuições culturais na formação da população brasileira, destacando traços culturais e sociais.
  Reconhecer e localizar as áreas remanescentes de quilombos e terras indígenas no Brasil.
  Reconhecer o processo de desaparecimento e/ou de redução dos indígenas associado à modificação e destruição das paisagens.

Principais formas e dinâmicas do relevo brasileiro, clima e vegetação.


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Desigualdade territorial e integração regional brasileira.


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Território nacional: terras indígenas e quilombolas.



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Aspectos gerais da população brasileira: pirâmide etária, distribuição, fluxos migratórios, as diferentes matrizes étnicas.



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Usos e aproveitamento das principais bacias hidrográficas brasileiras.



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GEOGRAFIA 6º ANO
O ESTUDO DA GEOGRAFIA LOCAL
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Compreender fatos, fenômenos e processos relativos à constituição do espaço em diferentes escalas, na paisagem e na localidade.
  Identificar e observar elementos e aspectos da natureza, considerando clima, relevo, vegetação, hidrografia e fauna em diferentes espaços.
  Reconhecer as dinâmicas da natureza e da sociedade e seu papel na constituição do espaço geográfico.
  Identificar, observar e registrar a presença, distribuição e organização de elementos criados pelas sociedades em diferentes tempos e espaços.
  Identificar e analisar o papel dos diferentes atores sociais na produção do lugar, território, da paisagem e região.
  Localizar os diferentes climas da região.
  Compreender e utilizar elementos fundamentais das representações cartográficas (títulos, legendas, escalas, projeções cartográficas, coordenadas geográficas, fontes, etc.) para interpretar e representar a espacialidade dos fenômenos.
  Ler, interpretar e elaborar mapas, plantas, croquis e maquetes em diferentes escalas para compreender e analisar aspectos da constituição do espaço geográfico e suas dinâmicas naturais e sociais.


Relevo e água na Baixada Santista.



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Atmosfera e clima na Baixada Santista.



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O Porto e os setores produtivos.




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Questões socioambientais nas escalas local e regional (lixo, poluição, desmatamento, enchentes).




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GEOGRAFIA 6º ANO
AS PAISAGENS RURAIS E URBANAS: SUAS CARACTERÍSTICAS E TRANSFORMAÇÕES
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Classificar e ordenar problemas socioambientais em um dado lugar, identificando possíveis ações de preservação.
  Ler e classificar as informações de representações cartográficas simples, tais como mapas políticos e globo terrestre.
  Reconhecer a diferença entre mapas de base e mapas temáticos.
  Ler e produzir textos orais e escritos em diferentes gêneros para compreender e analisar fatos, fenômenos e processos geográficos.
  Estabelecer relações espaço-temporais para compreender a construção histórica do espaço geográfico.
  Avaliar hábitos e comportamentos veiculados em diferentes meios de comunicação, considerando a propagação de hábitos de consumo que induzam a sistemas produtivos predatórios do ambiente e da sociedade.
  Comparar indicadores sociais e econômicos de estados e regiões brasileiras e de diferentes países e regiões do planeta.
  Identificar ações de proteção e preservação do ambiente em diferentes escalas.
  Identificar alterações no mundo do trabalho, nos processos econômicos e sistemas produtivos a partir do advento de novas tecnologias.
  Identificar, classificar e comparar aspectos dos processos de urbanização e do modo de vida no campo e na cidade, em diferentes tempos e espaços.

Definição de geografia: seus usos e possibilidades de estudo.

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Leitura da paisagem e o espaço geográfico: definições e transformações.

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A origem do Universo: big bang, galáxias, o sistema solar e a formação da Terra.

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Representação cartográfica em suas diferentes formas.

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Movimentos da Terra: rotação e translação e suas aplicações cotidianas.

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Rosa dos ventos: pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.


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GEOGRAFIA 6º ANO
AS PAISAGENS RURAIS E URBANAS: SUAS CARACTERÍSTICAS E TRANSFORMAÇÕES
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Identificar natureza, intensidade e direção de fluxos materiais e imateriais, bem como seu papel na constituição do espaço geográfico em diferentes escalas.
  Identificar, classificar e ordenar os diferentes tipos e redes de transporte, comunicação e informação em diferentes escalas por meio de gráficos, mapas e tabelas.
  Inferir títulos para diferentes plantas e mapas.
  Utilizar pontos cardeais e colaterais  para orientação e localização em mapas e plantas.
  Conhecer dinâmicas da circulação atmosférica e o ciclo da água por meio de textos, mapas e esquemas.
  Localizar e observar a extensão de rios, lagos, mares, oceanos e bacias hidrográficas.
  Localizar a distribuição, a disponibilidade natural de água no mundo, as desigualdades em seus usos e sua apropriação social.
  Localizar pontos na superfície terrestre, segundo o sistema de coordenadas geográficas.
  Ler mapas para conhecer as diferenças e semelhanças quanto a níveis de altitude e formas de relevo.
  Conhecer distribuição, usos, riscos ambientais e conservação de coberturas vegetais e espécies animais de diferentes  biomas por meio de mapas temáticos do Brasil e do mundo.
  Elaborar listas de práticas e técnicas sustentáveis de uso dos recursos naturais no campo e na cidade.
  Reconhecer as transformações realizadas pela ação humana no espaço geográfico, a degradação ambiental, a escassez da água, o aquecimento global, etc.
  Reconhecer e aplicar o conceito de cadeia produtiva.
  Analisar as etapas constituintes de diferentes cadeias produtivas.

Coordenadas geográficas e fusos horários.


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Natureza, sociedade e paisagens terrestres: esferas da vida (litosfera, biosfera, hidrosfera e atmosfera), sua inter-relação e problemas ambientais X desenvolvimento sustentável.



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Geografia física: relevo, água, atmosfera e clima.


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A vida no planeta Terra: vegetação, bioma e problemas ambientais.



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As atividades econômicas, o espaço geográfico e as relações sociogeográficas.



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Fontes de energia e atividades econômicas.



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Os setores da economia e as cadeias produtivas.



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GEOGRAFIA 7º ANO
O ESTUDO DA GEOGRAFIA LOCAL
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Compreender fatos, fenômenos e processos relativos à constituição do espaço em diferentes escalas, na paisagem e na localidade.
  Reconhecer as dinâmicas da natureza e da sociedade e seu papel na constituição do espaço geográfico.
  Identificar, observar e registrar a presença, distribuição e organização de elementos criados pelas sociedades em diferentes tempos e espaços.
  Identificar e analisar o papel dos diferentes atores sociais na produção do lugar, do território, da paisagem e da região.
  Compreender e utilizar elementos fundamentais das representações cartográficas (título, legenda, escalas, projeções, cartográficas, coordenadas geográficas, fontes, entre outras) para interpretar e representar a espacialidade dos fenômenos.
  Ler, interpretar e elaborar mapas, plantas, croquis e maquetes em diferentes escalas para compreender e analisar aspectos da constituição do espaço geográfico e suas dinâmicas naturais e sociais.
  Reconhecer, no mapa, a localização da Baixada Santista no estado de São Paulo.
  Reconhecer mapas da Baixada Santista, seus municípios e respectivas localizações.
  Reconhecer expressões da formação econômico-social capitalista no Brasil contemporâneo, por meio de diferentes textos e mapas.


As regiões administrativas do estado de São Paulo.


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A região metropolitana da Baixada Santista.


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População da Baixada Santista hoje: cor, gênero e idade.




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Fluxos migratórios e trabalho na Baixada Santista.




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GEOGRAFIA 7º ANO
AS PAISAGENS URBANAS E RURAIS: SUAS CARACTERÍSTICAS E TRANSFORMAÇÕES
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Identificar e observar elementos e aspectos da natureza, considerando clima, relevo, vegetação, hidrografia e fauna em diferentes espaços.
  Compreender e utilizar elementos fundamentais das representações cartográficas (título, legenda, escalas, projeções, cartográficas, coordenadas geográficas, fontes, etc.) para interpretar e representar a espacialidade dos fenômenos.
  Ler, interpretar e elaborar mapas, plantas, croquis e maquetes em diferentes escalas para compreender e analisar aspectos da constituição do espaço geográfico e suas dinâmicas naturais e sociais.
  Classificar e ordenar problemas socioambientais em um dado lugar, identificando possíveis ações de preservação.
  Reconhecer os processos simples de urbanização do espaço.
  Ler e classificar informações de representações cartográficas simples, tais como mapas políticos e globo terrestre.
  Reconhecer a diferença entre mapas de base e mapas temáticos.
  Identificar as diferentes contribuições culturais na formação da população brasileira, destacando traços culturais e sociais.
  Ler e produzir textos orais e escritos em diferentes gêneros para compreender e analisar fatos, fenômenos e processos geográficos.
  Estabelecer relações espaço-temporais para compreender a construção histórica do espaço geográfico.

O “Brasil” antes do Brasil: sociedade e espaço dos indígenas

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Brasil: economia, sociedade e território durante o período colonial. Matrizes étnico- culturais na formação sociocultural do espaço brasileiro.


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O espaço geográfico brasileiro no século XX: a industrialização e sua dinâmica.

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Paisagens do Brasil: espaço rural e urbano.

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A regionalização do território brasileiro: limites, fronteiras e a organização político- administrativa.

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GEOGRAFIA 7º ANO
AS PAISAGENS URBANAS E RURAIS: SUAS CARACTERÍSTICAS E TRANSFORMAÇÕES
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Identificar as principais influências socioculturais, resultantes das etnias que compõem a matriz étnica brasileira para compreender o processo de formação da sociedade nacional e as diferentes formas de ocupação do território.
  Comparar indicadores sociais e econômicos de estados e regiões brasileiras e de diferentes países e regiões do planeta a partir de dados expressos em tabelas, gráficos e esquemas.
  Identificar ações de proteção e preservação do ambiente em diferentes escalas.
  Identificar alterações no mundo do trabalho, nos processos econômicos e sistemas produtivos a partir do advento de novas tecnologias.
  Identificar, classificar e comparar aspectos dos processos de urbanização e do modo de vida no campo e na cidade, em diferentes tempos e espaços.
  Identificar a natureza, intensidade e direções de fluxos materiais  e imateriais e seu papel na constituição do espaço geográfico em diferentes escalas.
  Classificar e ordenar os diferentes tipos e redes  de transporte, comunicação e informação em diferentes escalas por meio de gráficos, mapas e tabelas.
  Inferir títulos para diferentes plantas e mapas.
  Utilizar pontos cardeais e colaterais  para orientação e localização em mapas e plantas.
  Conhecer dinâmicas da circulação atmosférica e o ciclo da água por meio de textos, mapas e esquemas.
  Localizar e observar a extensão de rios, lagos, mares, oceanos e de bacias hidrográficas.
Regionalização do Brasil e os complexos regionais:Sudeste, Nordeste, Sul, Centro- Oeste e Norte.


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Domínios naturais do Brasil de acordo com sua regionalização: as esferas da vida (litosfera, biosfera, hidrosfera e atmosfera), sua inter-relação e os problemas ambientais.



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Geografia física: relevo, água, atmosfera e clima.


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A vida no planeta terra: vegetação, bioma e problemas ambientais.


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Um Brasil de muitas cores, tons e sotaques: população.



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A população brasileira no século XIX.



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GEOGRAFIA 7º ANO
AS PAISAGENS URBANAS E RURAIS: SUAS CARACTERÍSTICAS E TRANSFORMAÇÕES
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Localizar a distribuição e a disponibilidade natural de água no mundo, as desigualdades em seus usos e sua apropriação social.
  Localizar pontos na superfície terrestre, segundo o sistema de coordenadas geográficas.
  Ler mapas para conhecer as diferenças e semelhanças quanto a níveis de altitude e formas de relevo.
  Conhecer distribuição, usos, riscos ambientais e conservação de coberturas vegetais e espécies animais de diferentes  biomas por meio de mapas temáticos do Brasil e do mundo.
  Elaborar listas de práticas e técnicas sustentáveis de uso dos recursos naturais no campo e na cidade.
  Reconhecer as transformações realizadas pela ação humana no espaço geográfico e a degradação ambiental, escassez da água, aquecimento global, etc.
  Reconhecer e aplicar o conceito de cadeia produtiva.
  Analisar as etapas constituintes de diferentes cadeias produtivas.

Muitas línguas: imigrantes europeus e asiáticos no Brasil.



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Os fluxos migratórios no Brasil do século XX.



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População brasileira hoje: cor, gênero e idade.



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População e desigualdades sociais e regionais.



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GEOGRAFIA 8º ANO
O ESTUDO DA GEOGRAFIA LOCAL
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Compreender fatos, fenômenos e processos relativos à constituição do espaço, em diferentes escalas, na paisagem e na localidade.
  Reconhecer as dinâmicas da natureza e da sociedade e seu papel na constituição do espaço geográfico.
  Identificar, observar e registrar a presença, distribuição e organização de elementos criados pelas sociedades em diferentes tempos e espaços.
  Identificar e analisar o papel dos diferentes atores sociais na produção do lugar, do território, da paisagem e da região.
  Compreender e utilizar elementos fundamentais das representações cartográficas (título, legenda, escalas, projeções, cartográficas, coordenadas geográficas, fontes, etc) para interpretar e representar a espacialidade dos fenômenos.
  Ler, interpretar e elaborar mapas, plantas, croquis e maquetes em diferentes escalas para compreender e analisar aspectos da constituição do espaço geográfico e suas dinâmicas naturais e sociais.
  Reconhecer, no mapa, a localização da Baixada Santista no estado de São Paulo.
  Reconhecer mapas da Baixada Santista, seus municípios e respectivas localizações.
  Reconhecer expressões da formação econômico-social capitalista no Brasil contemporâneo, por meio de diferentes textos e mapas.


Os diferentes fluxos econômicos do estado de São Paulo e o papel da Baixada Santista.





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O papel do Porto de Santos para o Brasil.





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O Pré-sal e as mudanças na Baixada Santista: perspectivas futuras.





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GEOGRAFIA 8º ANO
AS PAISAGENS URBANAS E RURAIS: SUAS CARACTERÍSTICAS E TRANSFORMAÇÕES
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Identificar e observar elementos e aspectos da natureza, considerando clima, relevo, vegetação, hidrografia e fauna em diferentes espaços.
  Classificar e ordenar problemas socioambientais em um dado lugar e identificar possíveis ações de preservação.
  Reconhecer os processos simples de urbanização do espaço.
  Ler e classificar informações de representações cartográficas simples, tais como mapas políticos e globo terrestre.
  Reconhecer a diferença entre mapas de base e mapas temáticos.
  Ler e produzir textos orais e escritos em diferentes gêneros para compreender e analisar fatos, fenômenos e processos geográficos.
  Estabelecer relações espaço-temporais para compreender a construção histórica do espaço geográfico.
  Avaliar hábitos e comportamentos veiculados em diferentes meios de comunicação, considerando a propagação de hábitos de consumo que induzam a sistemas produtivos predatórios do ambiente e da sociedade.
  Comparar indicadores sociais e econômicos de estados e regiões brasileiras, e de diferentes países e regiões do planeta, a partir de dados expressos em tabelas, gráficos e esquemas.
  Identificar ações de proteção e preservação do ambiente em diferentes escalas.
  Identificar alterações no mundo do trabalho, nos processos econômicos e nos sistemas produtivos a partir do advento de novas tecnologias.
  Identificar, classificar e comparar aspectos dos processos de urbanização e do modo de vida no campo e na cidade, em diferentes tempos e espaços.
  Identificar a natureza, intensidade e direção de fluxos materiais e imateriais e seu papel na constituição do espaço geográfico em diferentes escalas.
  Identificar, classificar e ordenar os diferentes tipos e redes de transporte, comunicação e informação em diferentes escalas, por meio de gráficos, mapas e tabelas.




A produção do espaço geográfico global.




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Regionalização do espaço mundial segundo critérios físicos, sociais, culturais e econômicos.




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Compreender processos histórico- geográficos de desenvolvimento e de transformações no Capitalismo e Socialismo.




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GEOGRAFIA 8º ANO
AS PAISAGENS URBANAS E RURAIS: SUAS CARACTERÍSTICAS E TRANSFORMAÇÕES
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Inferir títulos para diferentes plantas e mapas.
  Localizar a distribuição e a disponibilidade natural de água no mundo, as desigualdades em seus usos e sua apropriação social.
  Ler mapas para conhecer diferenças e semelhanças quanto a níveis de altitude e formas de relevo.
  Conhecer a distribuição, os usos, os riscos ambientais e a conservação de coberturas vegetais e espécies animais de diferentes biomas por meio de mapas temáticos do Brasil e do mundo.
  Reconhecer as transformações realizadas pela ação humana no espaço geográfico e a degradação ambiental, escassez da água, aquecimento global, etc.
  Compreender processos histórico-geográficos sobre o desenvolvimento do Capitalismo mundial por meio de textos e iconografias diversas.
  Analisar indicadores sociais e econômicos do mundo atual por meio de informações graficamente representadas.
  Reconhecer e compreender os setores de atividade econômica e sua expressão no cenário internacional.
  Estabelecer relações entre fome, desigualdades sociais e produção mundial de alimentos.
  Compreender e diferenciar os conceitos de técnica e tecnologia.
  Compreender a diversidade étnica como base da riqueza cultural da humanidade.
  Reconhecer a diversidade linguística, religiosa e étnico-cultural em diferentes regiões do planeta por meio de mapas em diferentes escalas.
  Compreender a dinâmica demográfica mundial e contemporânea, examinando mapas de fluxos e movimentos, reconhecendo as principais áreas emissoras e receptoras de grupos populacionais e as repercussões dos deslocamentos.
  Confrontar dados e concepções a respeito do aquecimento global e das mudanças climáticas.




Constituição de um mundo de Estados Nacionais.





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Desenvolvimento desigual: indicadores econômicos dos países do norte e do sul e suas disparidades.





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Globalização e regionalização: geopolítica e conflitos mundiais.






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GEOGRAFIA 8º ANO
AS PAISAGENS URBANAS E RURAIS: SUAS CARACTERÍSTICAS E TRANSFORMAÇÕES
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Avaliar os Índices de Desenvolvimento Humano dos países do Norte e do Sul, percebendo a disparidade entre eles, fatos, fenômenos e processos relativos à constituição do espaço em diferentes escalas.
  Identificar e observar elementos e aspectos da natureza, considerando clima, relevo, vegetação, hidrografia e fauna, em diferentes espaços.
  Identificar, observar e registrar a presença, distribuição e organização de elementos criados pelas sociedades em diferentes tempos e espaços.
  Identificar e analisar o papel dos diferentes atores sociais na produção do lugar, do território, da paisagem e da região.
  Compreender e utilizar elementos fundamentais das representações cartográficas (títulos, legendas, escalas, projeções, cartográficas, coordenadas geográficas, fontes, etc.) para interpretar e representar a espacialidade dos fenômenos.
  Ler, interpretar e elaborar mapas, plantas, croquis e maquetes em diferentes escalas para compreender e analisar aspectos da constituição do espaço geográfico e suas dinâmicas naturais e sociais.
  Classificar e ordenar problemas socioambientais em um dado lugar e identificar possíveis ações de preservação.
  Reconhecer os processos simples de urbanização do espaço.
  Ler e classificar informações de representações cartográficas simples, tais como mapas políticos e globo terrestre.
  Reconhecer a diferença entre mapas de base e mapas temáticos.
  Avaliar hábitos e comportamentos veiculados em diferentes meios de comunicação, considerando a propagação de hábitos de consumo que induzam a sistemas produtivos predatórios do ambiente e da sociedade.



Os blocos econômicos supranacionais.




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Organismos multilaterais: ONU e OMC.




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Outras formas de organização internacional: Fórum Social Mundial.



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Geografia das populações: os continentes.





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GEOGRAFIA 8º ANO
AS PAISAGENS URBANAS E RURAIS: SUAS CARACTERÍSTICAS E TRANSFORMAÇÕES
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Identificar ações de proteção e preservação do ambiente em diferentes escalas.
  Identificar alterações no mundo do trabalho, nos processos econômicos e sistemas produtivos, a partir do advento de novas tecnologias.
  Identificar, classificar e comparar aspectos dos processos de urbanização e do modo de vida no campo e na cidade, em diferentes tempos e espaços.
  Identificar a natureza, intensidade e direção de fluxos materiais e imateriais e seu papel na constituição do espaço geográfico, em diferentes escalas.
  Identificar, classificar e ordenar, por meio de gráficos, mapas e tabelas, os diferentes tipos e redes de transporte, comunicação e informação em diferentes escalas.
  Inferir títulos para diferentes plantas e mapas.
  Localizar e observar a extensão de rios, lagos, mares, oceanos e de bacias hidrográficas.
  Ler mapas para conhecer diferenças e semelhanças quanto a níveis de altitude e formas de relevo.



América Latina: globalização – dependência econômica X produção tecnológica.






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Os Estados Unidos e o seu papel mundial.






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GEOGRAFIA 8º ANO
AS PAISAGENS URBANAS E RURAIS: SUAS CARACTERÍSTICAS E TRANSFORMAÇÕES
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Conhecer a distribuição, os usos, riscos ambientais e a conservação de coberturas vegetais e espécies animais de diferentes biomas por meio de mapas temáticos do Brasil e do mundo.
  Reconhecer as transformações realizadas pela ação humana no espaço geográfico e a degradação ambiental, a escassez da água, o aquecimento global, etc.
  Compreender processos histórico-geográficos sobre o desenvolvimento do capitalismo mundial por meio de textos e iconografias diversas.
  Analisar indicadores sociais e econômicos do mundo atual por meio de informações graficamente representadas.
  Reconhecer e compreender os setores da atividade econômica e sua expressão no cenário internacional.
  Estabelecer relações entre fome, desigualdades sociais e produção mundial de alimentos.
  Compreender e diferenciar os conceitos de técnica e tecnologia.
  Compreender a diversidade étnica como base da riqueza cultural da humanidade.
  Reconhecer a diversidade linguística, religiosa e étnico-cultural em diferentes regiões do planeta, por meio de mapas em diferentes escalas.
  Compreender a dinâmica demográfica mundial e contemporânea, examinando mapas de fluxos e movimentos.


Canadá: origens da integração com a economia dos Estados Unidos.




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Globalização: fluxos de comércio e NAFTA, MERCOSUL, ALBA.




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Questões socioambientais no mundo contemporâneo.



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Oceania e terras polares: ambiente natural, povoamento e papel no mundo atual.



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GEOGRAFIA 9º ANO
O ESTUDO DA GREOGRAFIA LOCAL
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Compreender fatos, fenômenos e processos relativos à constituição do espaço em diferentes escalas, na paisagem e na localidade.
  Reconhecer as dinâmicas da natureza e da sociedade e seu papel na constituição do espaço geográfico.
  Identificar, observar e registrar a presença, distribuição e organização de elementos criados pelas sociedades em diferentes tempos e espaços.
  Identificar e analisar o papel dos diferentes atores sociais na produção do lugar, do território, da paisagem e região.
  Compreender e utilizar elementos fundamentais das representações cartográficas (título, legenda, escalas, projeções, cartográficas, coordenadas geográficas, fontes etc.) para interpretar e representar a espacialidade dos fenômenos.
  Ler, interpretar e elaborar mapas, plantas, croquis e maquetes em diferentes escalas para compreender e analisar aspectos da constituição do espaço geográfico e suas dinâmicas naturais e sociais.
  Reconhecer, no mapa, a localização da Baixada Santista no estado de São Paulo.
  Reconhecer mapas da Baixada Santista, seus municípios e respectivas localizações.
  Reconhecer expressões da formação econômico-social capitalista no Brasil contemporâneo, por meio de diferentes textos e mapas.

Migrações internas na Baixada Santista: o impacto do "boom" imobiliário.


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Baixada Santista: globalização no espaço local, novas tecnologias e transformações no mundo do trabalho.


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Baixada Santista e redes: sistema de transporte, comunicação e informação.


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Baixada Santista e estâncias balneárias: turismo.


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GEOGRAFIA 9º ANO
AS PAISAGENS URBANAS E RURAIS: SUAS CARACTERÍSTICAS E TRANSFORMAÇÕES
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Classificar e ordenar problemas socioambientais em um dado lugar e identificar possíveis ações de preservação.
  Reconhecer os processos simples de urbanização do espaço.
  Ler e classificar informações de representações cartográficas simples, tais como mapas políticos e globo terrestre.
  Reconhecer a diferença entre mapas de base e mapas temáticos.
  Ler e produzir textos orais e escritos em diferentes gêneros para compreender e analisar fatos, fenômenos e processos geográficos.
  Estabelecer relações espaço-temporais para compreender a construção histórica do espaço geográfico.
  Avaliar hábitos e comportamentos veiculados em diferentes meios de comunicação, considerando a propagação de hábitos de consumo que induzam a sistemas produtivos predatórios do ambiente e da sociedade.
  Comparar indicadores sociais e econômicos de estados e regiões brasileiras, e de diferentes países e regiões do planeta, a partir de dados expressos em tabelas, gráficos e esquemas.
  Identificar ações de proteção e preservação do ambiente em diferentes escalas.
  Identificar alterações no mundo do trabalho, nos processos econômicos e nos sistemas produtivos a partir do advento das novas tecnologias.
  Identificar, classificar e comparar aspectos dos processos de urbanização e do modo de vida no campo e na cidade, em diferentes tempos e espaços.
  Identificar natureza, intensidade e direções de fluxos materiais e imateriais e seu papel na constituição do espaço geográfico em diferentes escalas.

Produção e espaços da globalização: empresas transnacionais, sistema financeiro internacional e cidades globais.


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Globalização, novas tecnologias e transformações no mundo do trabalho e da produção: os espaços dos fluxos.


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Redes: sistema de transporte, comunicação, informação, energia e turismo.


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A Europa Ocidental: aspectos sociogeográficos.


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A União Europeia: seu papel no mundo.


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GEOGRAFIA 9º ANO
AS PAISAGENS URBANAS E RURAIS: SUAS CARACTERÍSTICAS E TRANSFORMAÇÕES
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Identificar, classificar e ordenar os diferentes tipos e redes de transporte, comunicação e informação em diferentes escalas, por meio de gráficos, mapas e tabelas.
  Inferir títulos para diferentes plantas e mapas.
  Localizar e observar a extensão de rios, lagos, mares, oceanos e de bacias hidrográficas.
  Localizar a distribuição e a disponibilidade natural de água no mundo e desigualdades em seus usos e apropriação social.
  Ler mapas para conhecer as diferenças e semelhanças quanto a níveis de altitude e formas de relevo.
  Conhecer a distribuição, os usos, os riscos ambientais e a conservação de coberturas vegetais e espécies animais de diferentes biomas por meio de mapas temáticos do Brasil e do mundo.
  Reconhecer as transformações realizadas pela ação humana no espaço geográfico e a degradação ambiental, escassez da água, aquecimento global, etc.
  Compreender processos histórico-geográficos sobre o desenvolvimento do Capitalismo mundial, por meio de textos e iconografias diversas.
  Analisar indicadores sociais e econômicos do mundo atual, por meio de informações graficamente representadas.
  Reconhecer e compreender os setores de atividade econômica e sua expressão no cenário internacional.
  Estabelecer relações entre fome, desigualdades sociais e produção mundial de alimentos.
  Compreender e diferenciar os conceitos de técnica e tecnologia.
  Compreender a diversidade étnica como base da riqueza cultural da humanidade.
  Reconhecer a diversidade linguística, religiosa e étnico-cultural nas diferentes regiões do planeta, por meio de mapas em diferentes escalas.


A Europa Oriental e o passado socialista.



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Fim da URSS: a Comunidade de Estados Independentes (CEI).



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O espaço geográfico da Ásia: natureza, território e sociedade.



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Os Tigres Asiáticos.



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Japão e China: potências no século XX.



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O espaço geográfico da África: natureza, território e sociedade.




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GEOGRAFIA 9º ANO
AS PAISAGENS URBANAS E RURAIS: SUAS CARACTERÍSTICAS E TRANSFORMAÇÕES
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Compreender a dinâmica demográfica mundial e contemporânea, examinando mapas de fluxos e movimentos, reconhecendo as principais áreas emissoras e receptoras de grupos populacionais e as repercussões dos deslocamentos.
  Confrontar dados e concepções a respeito do aquecimento global e das mudanças climáticas.
  Avaliar os Índices de Desenvolvimento Humano dos países do Norte e do Sul, percebendo as disparidades entre eles.
  Reconhecer intensidades e direções dos fluxos turísticos no Brasil e no mundo e as características das áreas emissoras e receptoras, por meio de mapas, textos e iconografias diversas.
  Conhecer, analisar e avaliar o papel das tecnologias de extração, transporte, distribuição e consumo de recursos energéticos e seu papel nas relações em escala global e regional.
  Compreender concepções de redes geográficas como expressão do espaço geográfico.

África antes e depois da conquista europeia: novas perspectivas para o continente.



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Tensão sociorreligiosa: Oriente Médio.



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BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, Sul da África): gigantes do século XXI?



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Os desafios para um meio ambiente melhor: sociedade de consumo.

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