quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Planejamento anual de Ciências 1º ao 9º ano - Fundamental 1 e 2

Planejamento anual de Ciências 1º ao 9º ano - Fundamental 1 e 2



















CIÊNCIAS 1º ANO
AMBIENTE
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Demonstrar interesse e curiosidade pelo mundo social e natural que o rodeia.
  Participar na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de colaboração e solidariedade.
Paisagem local.
X


Elementos naturais (ar, água, solo, luz e
calor).
X


Preservação e conservação dos ambientes.

X

Moradia e cuidados com animais.

X

Semelhanças e diferenças entre os animais.

X

Lixo e separação do lixo.

X

SER HUMANO E SAÚDE
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Reconhecer-se como indivíduo, respeitando a diversidade quanto ao gênero.
  Estabelecer uma mudança de hábitos relacionados a higiene, conforto e segurança.
  Valorizar a limpeza, a aparência pessoal e o cuidado com os materiais de uso individual e coletivo.
  Exercitar sua capacidade de discriminação visual, auditiva, olfativa,  gustativa e tátil.
  Conhecer as limitações de seu corpo com o intuito de evitar acidentes no ambiente escolar e em casa.
Identidade, diversidade, sexo e gênero.


X
Órgãos e sentidos do corpo humano.


X
Corpo, alimentação e prevenção de doenças
(vacinas).


X
Prevenção de acidentes – preservação da
vida.


X
A higiene pessoal: dentição e escovação.

X

Partes do corpo.

X


CIÊNCIAS 2º ANO
AMBIENTE
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Coletar informações por meio da observação direta e indireta dos fenômenos da natureza.
  Observar os ambientes, percebendo como eles se modificam e podem ser cuidados.
  Identificar a ação do homem na transformação do ambiente.
  Organizar e registrar dados coletados por meio de desenhos, recortes, colagens, listagens, realização de experimentos simples.
  Buscar informações por meio da observação e dos recursos tecnológicos para construir seus conhecimentos.
Ambiente natural e modificado: casa, escola,
cidade, campo, florestas.
X


Animais (habitat, semelhanças e diferenças):
selvagens e domésticos.
X


Vegetais (partes de um vegetal).

X

Luz e calor do Sol (nascente e poente).
X


Dia e noite.
X


Vegetais utilizados na alimentação, plantas
ornamentais e cultivo.

X

Coleta seletiva do lixo e reciclagem.
X


Preservação do meio ambiente, preservação
da vida.
X


SER HUMANO E SAÚDE
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Conhecer o próprio corpo por meio de habilidades físicas, motoras e perceptivas.
  Reconhecer diferenças entre pessoas do sexo feminino e masculino.
  Conhecer as limitações de seu corpo com o intuito de evitar acidentes no ambiente escolar, em casa e na cidade.
  Buscar hábitos saudáveis relacionados à alimentação, saúde e segurança.
Partes do corpo.


X
Características sexuais (masculino e
feminino).


X
Vacinas.


X
Higiene do corpo.

X

Alimentação saudável.

X

Acidentes e sua preservação.


X

CIÊNCIAS 3º ANO
AMBIENTE
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Conhecer os seres vivos e estabelecer relações harmoniosas com eles.
  Desenvolver hábitos relacionados aos cuidados com os animais, tendo responsabilidade para com eles.
  Conhecer o funcionamento da natureza e as características de animais e plantas como forma de valorizar a conservação do meio ambiente.
  Levantar dados de investigação da regularidade dos acontecimentos e dos fenômenos que ocorrem no ambiente.
  Classificar animais e vegetais, estabelecendo critérios (características dos diferentes grupos).
  Pesquisar e entrevistar familiares ou profissionais de diferentes áreas sobre os assuntos em estudo.
  Respeitar o meio ambiente.
Dia e noite; luz, sombra e escuro.
X


Sol, fonte de luz e calor.
X


Diferentes componentes (água, ar, solo, luz,
calor, seres vivos).
X


Características dos seres vivos.

X

Dependência dos seres pelo ambiente.

X

Relação entre o homem e outros seres.

X

Utilidades dos seres vivos ao homem.

X

Seres em extinção.

X

Tipos de vegetais.


X
Reprodução por sementes.


X
Plantas tóxicas.


X
Jardim, horta e pomar.


X
Higiene dos alimentos.

X

Animais aquáticos e terrestres.


X
Características de mamíferos, aves, peixes,
répteis e anfíbios.


X
Ovíparos, vivíparos.


X
Herbívoros, carnívoros, onívoros.


X
Domesticação de animais.

X

Animais que podem picar ou morder.

X

Animais transmissores de doenças.

X

Preservação do ambiente.
X


Destruição dos ambientes naturais.
X



CIÊNCIAS 3º ANO
SER HUMANO E SAÚDE
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Conhecer e respeitar a relação entre o homem e o ambiente, visando à sua preservação e à própria saúde.
  Valorizar atitudes e comportamentos favoráveis à saúde, em relação à alimentação e higiene.
Noção de crescimento.
X


Preservação de acidentes com animais.

X

Higiene e Saúde.

X


CIÊNCIAS 4º ANO
AMBIENTE
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Respeitar a natureza, observando as intervenções do homem no ambiente e as consequências que a exploração irracional dos recursos naturais pode causar.
  Manejar materiais e montagens de experiências simples com a supervisão do professor.
  Identificar as relações entre água, calor, luz, seres vivos, solo e outros materiais a fim de entender os aspectos da dinâmica ambiental.
Solo (materiais retirados do ambiente).
X


Vegetação e erosão.
X


Tipos de solo e solos da Baixada Santista.
X


Erosão do solo e suas consequências.
X


Poluição do solo e suas consequências.
X


Água (ciclo da água na natureza).

X

Características da água.

X

Estados físicos e mudanças de estado.

X

Atmosfera e gases: principais poluentes da
Baixada Santista.


X
Vento: utilidades e perigos.


X
A energia do planeta.


X
Formas diferentes de energia.


X
Principais fontes de água da região: os rios e
o abastecimento de Santos.
X


Poluição da água e suas consequências.

X

SER HUMANO E SAÚDE
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Desenvolver hábitos novos e ter predisposição para alterar hábitos antigos relacionados ao cuidado com a saúde.
Verminoses mais comuns na infância.

X

Higiene pessoal e ambiental.

X

Prevenção de acidentes.
X
X

Ocorrência de doenças no homem,
transmitidas por água, ar e solo poluídos ou contaminados.

X



CIÊNCIAS 5º ANO
AMBIENTE
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Produzir esquemas para representar cadeias alimentares.
  Observar o ambiente, demonstrando atitudes de preservação da natureza.
  Formular questionamentos e suposições sobre os processos de transformação e degradação do ambiente.
Como se relacionam os seres vivos.
X


Noções de ecologia e ecossistemas.
X


Sol X plantas X fotossíntese.
X


Cadeias alimentares: preservação e
desequilíbrio ecológico.
X


Preservação dos recursos naturais.
X


SER HUMANO E SAÚDE
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Reconhecer o alimento como fonte de matéria e energia para crescimento e manutenção corporal; e a nutrição como um conjunto de transformações sofridas pelo corpo humano: digestão, absorção, transporte de substâncias e eliminação de resíduos.
  Buscar, coletar, observar e analisar embalagens de alimentos, bem como dados que refletem hábitos alimentares e necessidades energéticas para diferentes atividades.
  Realizar experimentos para demonstrar os movimentos respiratórios.
  Observar, identificar e descrever as transformações físicas, fisiológicas e psicossociais na infância e adolescência.
  Participar de campanhas para preservação da saúde.
  Comparar os principais órgãos do aparelho reprodutor masculino e feminino, relacionando as mudanças no corpo e no comportamento de meninos e meninas durante a puberdade.
  Realizar experimentos sobre conservação de alimentos e utilizar técnica adequada para tal.
  Reconhecer que o consumismo e o desperdício são atitudes incompatíveis com a preservação da natureza.
Visão geral do corpo humano.
X


Aparelho digestório.

X

Alimentos: origem, fonte e funções.

X

Hábitos alimentares e alimentos
industrializados

X

Higiene e saúde.
X


Sistemas respiratório, excretor e circulatório.

X

Contágio por vermes e micro-organismos.

X

Etapas do crescimento e desenvolvimento: mudanças físicas.


X
Sistema reprodutor (masculino e feminino).


X
Gravidez e parto.


X
Sexualidade e gravidez na adolescência.


X
DSTs (formas de contágio e prevenção), AIDS e uso de drogas.


X

CIÊNCIAS 6º ANO
TERRA E UNIVERSO
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Levantar explicações sobre formação da Terra e do Sistema Solar.
  Reconhecer o Sol como estrela do nosso sistema planetário.
  Reconhecer que existem outros planetas em nosso Sistema Solar e que estes possuem características distintas da Terra.
  Relacionar o movimento de rotação da Terra com a posição do Sol e o ciclo dia-noite.
  Relacionar o movimento de translação da Terra com a posição do Sol e as estações do ano.
  Reconhecer a natureza cíclica de movimentos da Terra, Sol e Lua, associando-os a fenômenos naturais, calendário e influências na vida humana.

Teoria e formação do Universo e Sistema Solar.

X



O Sistema Solar.

X



Movimentos da Terra.

X


CIÊNCIA E TECNOLOGIA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Reconhecer as fontes e formas de uso da água, relacionando-as à preservação e manutenção da vida e à produção de alimentos.
  Reconhecer as etapas do tratamento da água a partir de imagens ou esquemas.
  Valorizar o uso racional da água.

Uso da água.


X


Tratamento da água.


X

MATÉRIA E ENERGIA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Identificar fenômenos atmosféricos no cotidiano e suas consequências.
  Reconhecer as propriedades do ar como o peso e a compressibilidade, relacionando-as com eventos cotidianos.
Fenômenos atmosféricos.


X
Propriedades do ar.


X

CIÊNCIAS 6º ANO
SER HUMANO E SAÚDE
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Relacionar a contaminação do solo com doenças transmitidas aos seres vivos.
  Conhecer as doenças transmitidas pelo solo e as maneiras de evitá-las, relacionando-as com os hábitos de higiene.
  Identificar formas de deposição e tratamento de lixo, relacionando-as ao impacto no ambiente.
  Identificar os principais agentes de poluição da água, relacionando-os com os problemas ambientais e de saúde.
  Reconhecer medidas que possam reduzir a contaminação e a poluição da água.
  Reconhecer as principais doenças de veiculação hídrica e relacioná-las às formas de prevenção.
  Reconhecer doenças veiculadas pelo ar e compará-las com as que são provocadas pela poluição.
  Conhecer as doenças transmitidas pelo ar e as maneiras de evitá-las, relacionando-as com os hábitos de higiene.
  Diferenciar efeito estufa e aquecimento global, reconhecendo a ação do homem no processo e as consequências para a vida na Terra.

Solo: poluição e contaminação.

X



Lixo.

X



Doenças transmitidas pela água.


X


Poluição e contaminação da água.


X


Poluição e contaminação do ar.



X

Aquecimento global.



X

CIÊNCIAS 6º ANO
VIDA E AMBIENTE
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Reconhecer as principais características da composição da Terra e sua influência sobre a vida.
  Reconhecer a existência de processos de formação do solo.
  Comparar as características de diferentes tipos de solo.
  Reconhecer a relação entre a utilização inadequada do solo e problemas decorrentes.
  Valorizar a preservação do solo como forma de sobrevivência das espécies.
  Reconhecer a importância da água para a manutenção da vida na Terra.
  Reconhecer as características dos estados físicos da água, relacionando-os ao ciclo da água e às mudanças de temperatura.
  Reconhecer os caminhos da água na natureza por meio do ciclo hidrológico.
  Conhecer a composição básica da atmosfera e suas camadas, percebendo sua importância para a manutenção da vida na Terra.
  Reconhecer a importância do efeito estufa para a manutenção da vida na Terra.
A estrutura da Terra.
X


Solo: formação e composição.
X


Solo: utilização e transformações.
X


Estados físicos da água.

X

Mudanças de estado físico da água.

X

Ciclo hidrológico.

X

A ar e a atmosfera.


X
Composição do ar.


X
Efeito estufa.


X

CIÊNCIAS 7º ANO
VIDA E AMBIENTE
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Buscar informações sobre a história evolutiva dos seres  vivos, relacionando- a aos processos de formação do planeta e às diferentes explicações sobre a vida na Terra.
  Comparar os organismos conforme sua estrutura celular, formas de reprodução e crescimento, associação e adaptação aos biomas nos quais se encontram.
  Reconhecer os vírus como organismos acelulares e os parasitas como celulares obrigatórios.
  Distinguir as principais características de bactérias, protozoários e fungos.
  Reconhecer o papel dos decompositores no meio ambiente.
  Conhecer as características básicas usadas para distinguir os animais vertebrados dos invertebrados.
Origem  e evolução dos seres vivos:
transformações  ao longo do tempo.
X


Origem e evolução dos seres vivos: teorias
para a origem da vida.
X


Organização e características dos seres
vivos: organização celular.
X


Organização e características dos seres vivos: classificação, estrutura, reprodução e
crescimento.


X

Diversidade dos seres vivos: características
gerais dos Reinos.

X

Diversidade dos seres vivos: características
de vírus, bactérias, protozoários e fungos.

X

Diversidade da vida animal: aspectos
comparativos que separam os principais filos de animais.


X

Diversidade da vida animal: características gerais que distinguem vertebrados e
invertebrados.


X

Diversidade da vida animal: características distintivas dentro dos principais grupos de
vertebrados e invertebrados.



X

CIÊNCIAS 7º ANO
VIDA E AMBIENTE
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Compreender que as classificações biológicas são feitas a partir de critérios relacionados às características corporais  e anatômicas, de modo a organizar e facilitar o estudo dos seres vivos, em particular dos animais.
  Conhecer os quatro grandes grupos taxonômicos das plantas, identificando alguns de seus representantes e suas características básicas.
  Reconhecer o papel dos decompositores no meio ambiente.
  Conhecer o papel das flores, dos frutos e das sementes na vida dos vegetais.
Diversidade da vida vegetal: características gerais, nutrição e órgãos fundamentais.


X
Diversidade da vida vegetal: classificação e
aspectos comparativos dos diferentes grupos vegetais.



X
Diversidade da vida vegetal - reprodução: o papel das flores, dos frutos e das sementes.



X
Biomas brasileiros: integração  dos  seres vivos com o ambiente (desenvolvido em paralelo e concomitantemente aos conteúdos da “diversidade dos seres vivos”, “diversidade da vida animal” e “diversidade da vida vegetal”).





X

CIÊNCIAS 7º ANO
SER HUMANO E SAÚDE
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Valorizar a saúde, não apenas como ausência de doenças, mas como um estado de equilíbrio físico, mental e social.
  Valorizar medidas de higiene pessoal como forma fundamental na prevenção de doenças.
  Conhecer as doenças relacionadas aos reinos Monera, Protista e Fungi, bem como as viroses humanas mais comuns, identificando sintomas e formas de transmissão, compreendendo os mecanismos mais importantes de prevenção.
  Conhecer as verminoses mais comuns, identificando sintomas e formas de transmissão, compreendendo os mecanismos mais importantes de prevenção.
  Conhecer a participação de organismos na produção de alimentos como pães, iogurtes, queijos, biocombustíveis, antibióticos, entre outros, bem como  a grande diversidade de produtos, economicamente importantes, de origem animal e vegetal.

Saúde e prevenção: características e prevenção de doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e protozoários.


X



Saúde e prevenção: características e prevenção de doenças causadas por vermes (platelmintos e nematelmintos).


X



Produtos obtidos dos seres vivos: produção de alimentos, combustíveis e antibióticos; cultivo, criação e extrativismo vegetal e animal.


X



CIÊNCIAS 8º ANO
VIDA E AMBIENTE
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Reconhecer que a célula é a unidade morfofuncional do ser vivo e que a organização do corpo humano se a partir dela.
  Conhecer algumas hipóteses que levam à teoria da evolução, às evidências da evolução e quais são as principais teorias evolucionistas.
  Conhecer os processos de divisão celular e sua importância na manutenção da vida.
  Perceber que o DNA e o RNA são materiais hereditários.
  Reconhecer os cromossomos e seu papel na regulação e manutenção da vida celular.
  Conhecer algumas características hereditárias.
Níveis de organização: da célula ao organismo.

X



Célula: divisão celular.



X
Célula: núcleo, cromossomos e herança genética.



X
Evolução biológica: darwinismo e lamarckismo.



X
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Nomear diferentes métodos anticoncepcionais, estabelecendo relações entre o uso de preservativos, a contracepção e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, valorizando o sexo seguro e a gravidez planejada.
  Conhecer os alimentos transgênicos.
  Reconhecer as diferenças entre soro e vacina no processo de imunização.
  Conhecer os principais efeitos e riscos do uso de drogas lícitas e ilícitas.
Métodos contraceptivos.


X
Alimentos transgênicos.


X
Perigos do fumo e do álcool.


X
Soro e vacina.


X

CIÊNCIAS 8º ANO
SER HUMANO E SAÚDE
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Valorizar o respeito à identidade pessoal e refletir sobre as questões de sexualidade, gênero e sexo.
  Reconhecer as mudanças que ocorrem no corpo humano durante a puberdade.
  Conhecer os fenômenos que ocorrem no ciclo menstrual, na fecundação, na gravidez e no parto.
  Conhecer o sistema genital masculino e feminino, identificando seus órgãos e suas funções.
  Estabelecer relação entre a organização e o funcionamento do sistema genital e os processos de fecundação, gravidez e parto.
  Identificar e explicar meios de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

Sistema de reprodução: genital humano
Modificações físicas e hormonais na puberdade.


X
Estrutura e funções dos órgãos genitais masculino e feminino.


X
Ciclo menstrual, fecundação, gravidez e parto.


X
Doenças sexualmente transmissíveis.


X
  Conhecer os órgãos e as funções do sistema esquelético-muscular.
  Identificar e explicar os principais problemas que acometem os órgãos dos sentidos e suas funções.
Sistemas de sustentação, movimento e proteção mecânica: esquelético-muscular humano.
O movimento.

X

Estrutura e funções do tecido ósseo e das
articulações.

X

Estrutura e funções do tecido muscular.

X

Problemas que acometem o sistema esquelético-muscular.


X


CIÊNCIAS 8º ANO
SER HUMANO E SAÚDE
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Reconhecer a importância da alimentação saudável para a manutenção da saúde e o bom funcionamento do organismo.
  Conhecer as funções dos nutrientes.
  Conhecer os órgãos do sistema digestório e relacionar suas funções às etapas da digestão.
  Reconhecer o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e a manutenção do corpo humano; e a nutrição como um conjunto de transformações sofridas: digestão, absorção, transporte de substâncias e eliminação de resíduos.
  Conhecer os órgãos do sistema respiratório, suas respectivas funções e os movimentos respiratórios.
  Compreender como se dão as trocas gasosas.
  Conhecer os órgãos dos sistemas circulatório e linfático, identificando suas respectivas funções.
  Reconhecer o sangue e a linfa como componentes dos sistemas circulatório, linfático e imunológico, identificando seus principais papéis e constituintes.
  Conhecer os órgãos do sistema urinário, suas respectivas funções e o processo de formação da urina.
  Conhecer a ação dos mecanismos de defesa do organismo, identificando a importância do uso de vacinas no combate às doenças.
  Relacionar a manutenção do equilíbrio interno com o funcionamento e a integração dos sistemas digestório, respiratório, cardiovascular e urinário.
  Reconhecer as relações do funcionamento dos sistemas digestório, respiratório, cardiovascular e urinário, identificando as doenças  mais  comuns e os modos  de prevenção, contribuindo para a preservação da saúde coletiva e individual.
Sistemas humanos de equilíbrio fisiológico, integração e nutrição: digestório, respiratório, circulatório, imunitário, linfático e urinário.
Estrutura e funções dos órgãos do sistema
digestório.
X


Nutrição e composição nutricional dos
alimentos.
X


Problemas que acometem o sistema
digestório.
X


Estrutura e funções dos órgãos do sistema
respiratório.
X


Movimentos respiratórios.
X


Gases da respiração.
X


Problemas que acometem o sistema
respiratório.
X


Estrutura e funções dos órgãos do sistema
circulatório.
X


Estrutura e função dos órgãos do sistema
linfático.
X


Sangue e linfa.
X


Células de defesa imunitária.
X


Problemas que acometem o sistema
circulatório.
X


Estrutura e funções dos órgãos do sistema
urinário.
X


Urina e sua formação.
X


Problemas que acometem o sistema urinário.
X



CIÊNCIAS 8º ANO
SER HUMANO E SAÚDE
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Conhecer as principais glândulas do sistema endócrino, bem como suas funções e distúrbios.
  Estabelecer relações entre o sistema nervoso, locomotor e o funcionamento dos órgãos sensoriais, identificando as doenças mais comuns que os afetam.
  Distinguir a ação nervosa da ação hormonal.
  Conhecer a organização do sistema nervoso, identificando seus diversos órgãos e suas funções.
  Reconhecer o neurônio como unidade fundamental do sistema nervoso.
  Diferenciar as ações voluntárias e involuntárias.
  Estabelecer relação entre os sistemas endócrino e nervoso na coordenação do corpo.
Sistemas humanos de coordenação e controle: endócrino e nervoso.
A célula nervosa: neurônio e impulso nervoso.

X

Estrutura e funções dos órgãos do sistema
nervoso.

X

Problemas que acometem o sistema nervoso.

X

Estrutura e funções dos órgãos do sistema
endócrino.

X

Hormônios.

X

Problemas que acometem o sistema
endócrino.

X

  Conhecer os principais órgãos de integração e relação com o ambiente, bem como suas funções e distúrbios.
  Estabelecer a conexão entre as funções do sistema nervoso e os órgãos de integração e relação com o ambiente.
Órgãos humanos de integração e relação com o ambiente: órgãos dos sentidos.
Estrutura e funcionamento dos órgãos da
visão, do tato, do paladar, da audição e do olfato.


X

Problemas que acometem os órgãos dos
sentidos.

X


CIÊNCIAS 9º ANO
VIDA E AMBIENTE
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Nomear os processos de separação de misturas, aplicados no dia a dia, destacando a importância da coleta seletiva, reciclagem e tratamento de água/esgoto.
  Reconhecer a importância da preservação da natureza, evitando a poluição pelo despejo e o contato entre as substâncias poluentes e o ambiente.
  Avaliar criticamente as tecnologias relacionadas à produção de energia elétrica e ao seu impacto no meio ambiente.
  Reconhecer a ação do homem no agravamento do efeito estufa e consequente aquecimento global, bem como seus efeitos negativos.
Separação de misturas no lixo e no tratamento de água e esgoto.
X


Lixo e poluição.
X


Produção de eletricidade a partir de fontes renováveis e não renováveis e seu impacto no
ambiente.



X
Efeito estufa e aquecimento global.


X

CIÊNCIAS 9º ANO
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Reconhecer a massa e o volume como propriedades gerais da matéria e a densidade como uma propriedade específica.
  Compreender a diferença entre transformações físicas e químicas da matéria.
  Conhecer a estrutura geral dos átomos e os principais modelos atômicos.
  Compreender a distinção entre substâncias puras e misturas.
  Diferenciar misturas homogêneas e misturas heterogêneas.
  Conhecer métodos para a separação de misturas.
  Conhecer a existência da diversidade dos elementos químicos e a estrutura da tabela periódica dos elementos.
  Compreender que os átomos das substâncias se ligam, formando moléculas ou aglomerados atômicos.
  Conhecer aspectos das fórmulas químicas.
  Compreender que as substâncias na natureza podem sofrer transformações que dão origem a novas substâncias.
  Conhecer que as substâncias químicas podem ser classificadas, entre outras, como ácidos, bases, sais e óxidos.
  Relacionar as transformações que ocorrem nos ciclos biogeoquímicos  com o aspecto de sustentabilidade do planeta e dos seres vivos.
  Diferenciar grandezas físicas do dia a dia como o tempo, a distância, o peso, entre outras.
  Relacionar a eletricidade ao movimento ordenado de elétrons.
  Conhecer materiais condutores e isolantes elétricos.
  Descrever características e formas de propagação de ondas mecânicas e eletromagnéticas.
Noções básicas de Química
Propriedades da matéria: massa, volume e
densidade.
X


Estados físicos e mudanças de estado da
matéria.
X


Transformações físicas x transformações
químicas.
X


A constituição da matéria: átomos e seus
modelos.
X


Elementos químicos e suas propriedades.
X


Tabela periódica dos elementos.
X


Moléculas e substâncias químicas.
X


Substâncias puras e misturas.
X


Separação de misturas.
X


Fórmulas e ligações químicas.

X

Reações químicas.

X

Funções químicas: ácidos, sais, bases e
óxidos.

X

Ciclos biogeoquímicos: do oxigênio, do
carbono e do nitrogênio.

X


CIÊNCIAS 9º ANO
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Conhecer o magnetismo da Terra e suas manifestações.
  Compreender que o magnetismo está relacionado à propriedade de atrair objetos ferromagnéticos.
  Reconhecer que a luz e o som são fenômenos ondulatórios.
  Conhecer o uso das ondas na comunicação.
  Conhecer as características dos fenômenos luminosos e relacioná-los aos instrumentos ópticos.
  Conhecer a aplicabilidade de tecnologias relacionadas às ondas, como os sonares e os aparelhos de ultrassonografia.
  Reconhecer as  diferentes  formas de energia.
  Apontar diferentes equipamentos de uso cotidiano, segundo sua finalidade e energias envolvidas, estabelecendo a sequência de transformações de energia, além de valorizar o seu consumo criterioso.
  Conhecer as fontes renováveis e não renováveis de energia.
  Diferenciar temperatura e calor.
  Conhecer instrumentos de medida da temperatura.
  Perceber que o referencial é uma condição para o estabelecimento da ideia de movimento e repouso.
  Relacionar a taxa de mudança da posição de um corpo com o conceito de velocidade.
  Compreender a relação entre a ação de forças, a deformação de um corpo e seu estado de movimento.
  Perceber que no deslocamento de um corpo pela ação de uma força é realizado trabalho.
  Interpretar situações cotidianas a partir das Leis de Newton.
  Compreender que as máquinas simples, observadas no cotidiano, facilitam o trabalho e diminuem o esforço para realizá-lo.
Noções básicas de Física

Grandezas físicas.


X

Eletricidade e magnetismo: as cargas elétricas, o movimento dos elétrons e a
corrente elétrica.


X

Características das ondas mecânicas e eletromagnéticas.


X


O som e suas propriedades.


X

A luz, seus fenômenos e equipamentos
ópticos (reflexão e refração; lentes e espelhos).



X
Energia: manifestações e transformações.


X
Calor e temperatura: características, trocas e instrumentos de medida.



X

Estudo do movimento: movimento e repouso.



X

Estudo das forças e as leis de Newton.



X

Trabalho e máquinas simples.



X