Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Planejamento anual de Artes 1º ao 9º ano - Fundamental 1 e 2



















ARTE 1º ANO
MÚSICA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Experimentar ações básicas do movimento (sacudir, torcer, deslizar).
  Integrar músicas  de diferentes  gêneros, estilos, épocas  e culturas.
  Ouvir, observar e demonstrar as propriedades do som (duração) por meio de jogos, brinquedos cantados, brincadeiras e sonorização de histórias.
  Compor atividades corporais de locomoção, improvisação, prontidão e concentração por meio de jogos simbólicos e brinquedos cantados.
  Expressar-se por meio do corpo, gesto, face e plástica.
  Explorar a linguagem musical com a voz, o corpo e diferentes materiais sonoros.
  Escutar e apreciar obras musicais: regionais, folclóricas, eruditas.
  Cantar coletivamente: canções infantis, folclóricas, entre outras.

Som e silêncio.

X

X

X

Identificação da propriedade do som: duração.


X

X
Manifestações folclóricas: jogos, canções, brinquedos cantados, parlendas, danças, entre outras.



X

Formação de repertório.

X

X

X
TEATRO
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Explorar competências corporais e de criação dramática.
  Utilizar a expressão como forma de comunicação.
  Experimentar e articular as expressões corporais e plásticas.
  Usar o movimento do corpo como forma de expressão.
  Interagir com teatro de bonecos.
  Compor atividades corporais de locomoção, improvisação, prontidão e concentração por meio de jogos simbólicos e brinquedos cantados.
  Experimentar a relação de seu corpo no espaço.
  Expressar-se por meio do corpo e do gesto, interagindo com o grupo.

Jogos dramáticos.


X

X

Expressão corporal, gestual, facial e plástica.


X

X

Expressão Corporal.

X

X

X


ARTE 2º ANO
ARTES VISUAIS
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Perceber a diversidade cultural por meio da leitura das manifestações artísticas desenvolvidas.
  Perceber as cores primárias e secundárias nas manifestações artísticas.
  Perceber o ponto e a linha nas manifestações artísticas.
  Apreciar o fazer artístico por meio do uso de materiais diversos e suas reações.
  Reconhecer e utilizar texturas nas manifestações artísticas.

Arte Indígena.

X

X

Elementos da Composição Visual
Cores (primárias e secundárias), ponto, linha, textura.

X

X

X

Formas tridimensionais – modelagem.


X

X
DANÇA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Expressar-se através do corpo e do gesto, por meio de diferentes estímulos.
  Compor atividades corporais de locomoção, improvisação, prontidão e concentração por meio de jogos simbólicos e brincadeiras cantadas.
  Explorar a linguagem musical com a voz, o corpo e os diferentes materiais sonoros.

Direções no espaço (laterais, em cima, embaixo).

X

X

X

Expressão corporal e gestual.


X

X


ARTE 2º ANO
MÚSICA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Observar o fazer artístico por meio do uso de materiais diversos e suas reações.
  Expressar-se através do corpo e do gesto, por meio de diferentes estímulos.
  Compor atividades corporais de locomoção, improvisação, prontidão e concentração por meio de jogos simbólicos, brincadeiras cantadas.
  Ouvir, observar e demonstrar propriedades do som por meio de jogos, brinquedos cantados, brincadeiras e sonorização de histórias.
  Explorar a linguagem musical com a voz, o corpo e os diferentes materiais sonoros.
  Escutar obras musicais: regionais, folclóricas, eruditas.
  Cantar coletivamente: canções infantis e folclóricas.
Som e silêncio.

X
X
Expressão corporal, gestual, facial e/ou plástica.
X
X
X
Formação de repertório.

X
X
Manifestações folclóricas: jogos, canções, brinquedos cantados, parlendas, danças.
X
X
X
Propriedades do som: timbre (fonte sonora) e intensidade (forte ou fraco).

X
X
Músicas eruditas, folclóricas, regionais, dentre outras.


X
TEATRO
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Sensibilizar-se, por meio de expressão corporal, quanto às suas possibilidades físicas e emocionais em contato com o grupo e no espaço que ocupa.
  Apreciar o fazer artístico por meio do uso de materiais diversos e suas reações.
  Usar recursos cênicos na abordagem do teatro infantil, por meio de ações criadoras e inventivas, no estímulo do improviso e das referências adquiridas.
  Expressar-se através do corpo e do gesto, por meio de diferentes estímulos.
  Compor atividades corporais de locomoção, improvisação, prontidão e concentração por meio de jogos simbólicos e brinquedos cantados.
  Explorar a linguagem musical com a voz, o corpo e diferentes materiais sonoros.

Teatro de animação: bonecos articulados, luva, vara.

X

X

X

Jogos dramáticos.


X

X

Propriedades do som: timbre (fonte sonora) e intensidade (forte ou fraco).



X


ARTE 3º ANO
ARTES VISUAIS
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Perceber as cores nas manifestações artísticas.
  Perceber a diversidade cultural por meio da leitura das manifestações artísticas desenvolvidas.
  Experimentar a expressão artística tridimensional: possibilidades, recursos e plasticidade.
  Utilizar cor, forma, textura e linha na produção artística.
Arte Africana Primitiva.
X
X
X
Elementos da Composição Visual
Cores (primárias e secundárias, quentes, frias e nuances das cores).
X
X

Tridimensionais – esculturas (sucata) e
dobradura.

X
X
Formas bidimensionais (mosaicos) e desenhos (figurativos e abstratos).

X
X
Confecção de máscaras.


X
DANÇA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Perceber a diversidade cultural por meio da leitura das manifestações artísticas desenvolvidas.
  Utilizar técnicas teatrais como forma de expressão.
  Explorar e comunicar as formas de expressão corporal, gestual, facial e plástica.
  Experimentar os fatores do movimento.
  Explorar diferentes ritmos.
  Praticar atividades corporais, estimulando a locomoção, improvisação, imitação, prontidão e concentração por meio de jogos e brinquedos cantados.


Expressão corporal.


X


X



Ritmo.



X


X


ARTE 3º ANO
MÚSICA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Apreciar o fazer artístico por meio do uso de materiais diversos e suas reações.
  Expressar-se através do corpo e do gesto, por meio de diferentes estímulos.
  Compor atividades corporais de locomoção, improvisação, prontidão e concentração por meio de jogos simbólicos, brincadeiras cantadas, entre outras.
  Ouvir, observar e demonstrar as propriedades do som por meio de jogos, brinquedos cantados, brincadeiras e sonorização de histórias.
  Explorar a linguagem musical com a voz, o corpo e os difeferentes materiais sonoros.
  Escutar obras musicais (regionais, folclóricas, eruditas).
Som e silêncio.
X
X

Expressão corporal, gestual, facial e/ou plástica.
X
X

Formação de repertório.

X
X
Identificação das propriedades do som: altura e duração.

X
X
Música erudita e Hino Nacional.


X
Manifestações folclóricas, jogos, canções, brinquedos cantados, parlendas, danças.
X
X
X
TEATRO
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Sensibilizar-se, por meio de expressão corporal, quanto às suas possibilidades físicas e emocionais em contato com o grupo e no espaço que ocupa.
  Apreciar o fazer artístico por meio do uso de materiais diversos e suas reações.
  Usar recursos cênicos na abordagem do teatro infantil por meio de ações criadoras e inventivas, no estímulo do improviso e das referências adquiridas.
  Expressar-se através do corpo e do gesto, por meio de diferentes estímulos.
  Compor atividades corporais de locomoção, improvisação, prontidão e concentração por meio de jogos simbólicos, brinquedos cantados, etc.
  Explorar a linguagem musical com a voz, o corpo e os diferentes materiais
sonoros.

Jogos dramáticos.

X

X

X

Expressão corporal.

X

X

X

Teatro de animação: bonecos articulados, luva, vara, sombras.


X

X


ARTE 4º ANO
ARTES VISUAIS
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Perceber a diversidade cultural por meio da leitura das manifestações artísticas desenvolvidas.
  Perceber as cores nas manifestações artísticas.
  Experimentar formas artísticas e tudo o que se integra a uma ação criadora.
  Perceber forma, espaço e planos nas manifestações artísticas.
  Construir objetos tridimensionais (maquetes).
Arte Africana no cotidiano brasileiro (colonização).
X


Elementos da Composição Visual
Formas geométricas na arte.
X
X

Cores complementares, disco das cores.

X
X
DANÇA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Perceber a diversidade cultural por meio da leitura das manifestações artísticas desenvolvidas.
  Utilizar o corpo como expressão artística, reconhecendo suas possibilidades físicas e emocionais, ativando a memória afetiva.
  Experimentar as relações entre os fatores do movimento (espaço, tempo, peso, e fluência).
  Compor atividades orais, corporais, auditivas, entre outras, estimulando a locomoção, improvisação, prontidão, imitação, concentração, memorização rítmica e melódica por meio de canções, jogos e brinquedos cantados.
  Desenvolver a expressão corporal, gestual, facial e/ou plástica em momento artístico.


Relação entre o tempo do movimento e a música.


X


X


X


Iniciação à improvisação.



X


X


ARTE 4º ANO
MÚSICA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Perceber a diversidade cultural por meio da leitura das manifestações artísticas desenvolvidas.
  Utilizar o corpo como expressão artística, reconhecendo suas possibilidades físicas e emocionais, ativando a memória afetiva.
  Experimentar as relações entre os fatores do movimento (espaço, tempo, peso e fluência).
  Compor atividades orais, corporais, auditivas e outras, estimulando a locomoção, improvisação, prontidão, imitação, concentração, memorização rítmica e melódica por meio de canções, jogos e brinquedos cantados.
  Desenvolver a expressão corporal, gestual, facial e /ou plástica em momento artístico.
  Apreciar a música erudita.
  Interpretar, refletir e contextualizar as letras das canções e hinos pátrios.
  Cantar coletivamente: canções infantis e folclóricas, da MPB, hinos da pátria.
Estrutura musical: notas musicais.

X
X
Improvisação sonora dirigida.


X
Hino à Bandeira Nacional.
X


Hino da Independência.

X

Manifestações folclóricas: jogos, canções, danças, brincadeiras, parlendas, etc.
X
X
X
Hino Nacional Brasileiro.
X
X
X
Música erudita.


X
TEATRO
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Perceber a diversidade cultural por meio da leitura das manifestações artísticas desenvolvidas.
  Utilizar a arte como registro histórico.
  Utilizar o corpo como expressão artística, reconhecendo suas possibilidades físicas e emocionais, ativando a memória afetiva.
  Perceber forma, espaço e planos nas manifestações artísticas.
  Compor atividades orais, corporais, auditivas, entre outras, estimulando a locomoção, improvisação, prontidão, imitação, concentração, memorização rítmica e melódica por meio de canções, jogos, brinquedos cantados, etc.
  Expressar-se através do corpo, do gesto, da face e da plástica.

Expressão corporal.

X

X

x

Escultura viva.

X

X

X

Mímica.


X

X


ARTE 5º ANO
ARTES VISUAIS
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Perceber as cores nas manifestações artísticas.
  Analisar a arte como registro histórico e produto cultural.
  Perceber formas e movimentos nas manifestações artísticas abstratas.
  Utilizar o papel como expressão tridimensional.
  Apreciar o cotidiano como fonte de inspiração para o registro em quadrinhos e a criação de personagens, bem como para o reconhecimento do que existe.
  Utilizar elementos da composição visual como instrumento de leitura diante das manifestações artísticas.
  Apreciar imagens diversificadas.
  Explorar técnicas de colagem na produção artística.
Arte indígena (modelagem).
X


Arte rupestre.

X
X
História em quadrinhos.

X
X
Elementos da Composição Visual
Cores (monocromia e policromia).
X
X
X
Pontilhismo.


X
DANÇA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Utilizar o corpo como expressão artística, reconhecendo suas possibilidades físicas e emocionais, ativando a memória afetiva.
  Interpretar, refletir, contextualizar e encenar histórias infantis.
  Experimentar movimentos de forma coletiva por meio de gestos livres.
  Selecionar e organizar sequências de movimentos para a criação de pequenas coreografias.

Exploração de espaço em grupos.

X

X

X

Processo coreográfico.

X

X


Improvisação.


X

X


ARTE 5º ANO
MÚSICA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Analisar a arte como registro histórico e produto cultural.
  Criar improvisos sonoros dirigidos pelo professor.
  Apreciar a música erudita.
  Interpretar e contextualizar as canções e os hinos pátrios.
  Realizar jogos, brinquedos cantados, brincadeiras e histórias do folclore brasileiro.
  Cantar coletivamente: canções infantis e folclóricas, da MPB, hinos da pátria, etc.
Instrumentos de orquestra.
X
X

Os naipes da orquestra: cordas, sopros (madeira e metais) e percussão (com altura
definida e sem altura definida).

X

X

Improvisação sonora dirigida.


X
Hino Nacional Brasileiro.
X
X
X
Música erudita.

X
X
Hino de Santos.


X
TEATRO
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Analisar a arte como registro histórico e produto cultural.
  Interpretar, contextualizar e encenar histórias infantis.
  Utilizar o corpo como expressão artística, reconhecendo suas possibilidades físicas e emocionais, ativando a memória afetiva.
  Experimentar diferentes possibilidades de composição no espaço.
Espaços cênicos.
X
X
X
Dramatização de textos teatrais.

X
X
Expressão corporal.
X
X
X


ARTE 6º ANO
ARTES VISUAIS
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Utilizar as cores como forma de expressão, pensamento e comunicação.
  Analisar a arte como registro histórico e produto cultural.
  Utilizar os elementos da composição visual como instrumento de leitura diante das manifestações artísticas.
  Utilizar o fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, intuição, reflexão, investigação, sensibilidade, imaginação, curiosidade e flexibilidade.
  Perceber a diversidade cultural e artística indígena.
  Usar os recursos utilizados pelos  impressionistas como forma de expressão e pensamento estético/ comunicativo.
  Apreciar forma, cor e expressão na arte moderna.
Egípcio – lei da frontalidade.
X


Antiguidade clássica.
X
X

Arte abstrata.

X
X
Arte medieval.

X

Modernismo – Semana de 22.


X
Elementos da Composição Visual
Cores (primárias, secundárias,
complementares e análogas).
X
X
X
Pontilhismo.
X


Ponto, linha, plano, forma e textura.
X
X
X
DANÇA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Analisar a arte como registro histórico e produto cultural.
  Apreciar a diversidade cultural e artística.
  Utilizar recursos cênicos por meio de ações inventivas, no estímulo do improviso e das referências adquiridas.
  Explorar a dramatização contida nas danças brasileiras.
  Introduzir os conceitos da dança popular brasileira.
Danças populares brasileiras.
X
X

Processo coreográfico.
X
X
X
Inter-relação entre tempo e movimento no processo coreográfico.

X
X
Dramatização nas danças populares.


X


ARTE 6º ANO
MÚSICA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Analisar a arte como registro histórico e produto cultural.
  Interpretar e contextualizar as canções e os hinos pátrios.
  Conceituar historicamente a música em seus primórdios (antiguidade), as canções indígenas e as medievais.
  Perceber causas e efeitos da poluição sonora.
  Explorar a expressão corporal em diferentes contextos.
  Cantar coletivamente: canções infantis e folclóricas, da MPB, hinos da pátria, etc.
Primeiras manifestações musicais do
homem.
X


Música na antiguidade – canções indígenas,
músicas medievais e barrocas.

X
X
Sons ambientes: poluição sonora, cuidados e
modificação nas atitudes cotidianas.
X
X

Hino da Independência.
X


Voz humana: cuidados com seu uso.
X
X
X
Hino à Bandeira.

X

Formação de repertório.
X
X
X
Hino Nacional Brasileiro.
X
X
X
Hino de Santos.


X
TEATRO
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Analisar a arte como registro histórico e produto cultural.
  Explorar a expressão corporal em diferentes contextos.
  Utilizar recursos cênicos por meio de ações inventivas, no estímulo do improviso e das referências adquiridas.
  Explorar a dramatização contida nas danças brasileiras.

Encenação – expressão corporal.

X

X

X

Jogos dramáticos.


X

X


ARTE 7º ANO
ARTES VISUAIS
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Utilizar a linguagem visual e as formas geométricas como meios de expressão.
  Analisar a arte como registro histórico e produto cultural.
  Utilizar os elementos da composição visual como instrumento de leitura diante das manifestações artísticas.
  Utilizar o fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, intuição, reflexão, investigação, sensibilidade, imaginação, curiosidade e flexibilidade.
  Apreciar e usar as cores como forma de expressão, pensamento estético e comunicação.
  Perceber a superposição de planos, sua utilização e seus efeitos na apreciação de imagens, vídeos e textos.
Arte Africana – escultura, modelagem de máscaras.
X


Composição gráfica e utilização das cores (quentes, frias e neutras).
X
X
X
Renascimento / Perspectiva.

X

Barroco / Luz e Sombra – Gravuras.


X
Elementos da Composição Visual
Luz e volume.
X
X
X
Superposição de planos.

X
X
DANÇA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Analisar a arte como registro histórico e produto cultural.
  Apreciar o fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, intuição, reflexão, investigação, sensibilidade, imaginação, curiosidade e flexibilidade.
  Utilizar a expressão corporal como linguagem.
  Experimentar conceitos técnicos e teóricos da dança clássica.
  Pesquisar sonoridade corporal.

História da dança clássica.

X

X


Introdução à dança moderna.

X

X

X


ARTE 7º ANO
MÚSICA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Analisar a arte como registro histórico e produto cultural.
  Interpretar e contextualizar canções e hinos pátrios.
  Utilizar o fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, intuição, reflexão, investigação, sensibilidade, imaginação, curiosidade e flexibilidade.
  Explorar a expressão corporal em diferentes contextos.
  Pesquisar sonoridade corporal.
  Cantar coletivamente: canções infantis e folclóricas, da MPB, hinos da pátria, etc.
Música dos períodos: renascimento, clássico, romântico, moderno e contemporâneo - principais formas e compositores.

X

X

Formação de repertório.
X
X
X
Percussão corporal.

X
X
Manifestações da cultura popular: principais
folguedos.


X
TEATRO
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Analisar a arte como registro histórico e produto cultural.
  Utilizar a expressão corporal como linguagem.
  Utilizar o fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, intuição, reflexão, investigação, sensibilidade, imaginação, curiosidade e flexibilidade.
Jogos simbólicos.

X
X
Expressão corporal.
X
X
X
Corpo e movimento.
X
X
X


ARTE 8º ANO
ARTES VISUAIS
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Utilizar a linguagem visual e as formas geométricas como meios de expressão.
  Analisar a arte como registro histórico e como produto cultural.
  Experimentar práticas artísticas, incluindo tudo o que se integra a essa ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte.
  Perceber a diversidade cultural por meio da leitura das manifestações artísticas desenvolvidas.
Escultura.
X


Introdução à arte moderna.
X
X

Formas simétricas e assimétricas.
X
X

Propaganda de televisão, cartazes, etc.

X
X
Romantismo / Neoclassicismo / Realismo.

X
X
DANÇA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Analisar a arte como registro histórico e como produto cultural.
  Experimentar práticas artísticas, incluindo tudo o que se integra a essa ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte.
  Utilizar a expressão corporal como linguagem.
  Perceber a diversidade cultural por meio da leitura das manifestações artísticas desenvolvidas.
  Experimentar as técnicas da dança moderna.
  Analisar a dança moderna e suas relações com a arte em geral.
  Experimentar e compor movimentos por meio dos conceitos da dança moderna.

Introdução à dança moderna.

X


A dança moderna e suas possibilidades coreográficas.

X

X

X

A dança moderna e suas relações.


X

X

Um panorama da dança moderna.



X


ARTE 8º ANO
MÚSICA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Analisar a arte como registro histórico e produto cultural.
  Interpretar e contextualizar canções e hinos pátrios.
  Experimentar práticas artísticas, incluindo tudo que se integra a essa ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas; a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte.
  Utilizar a expressão corporal como linguagem.
  Perceber a diversidade cultural por meio da leitura das manifestações desenvolvidas.
  Apreciar e coletar informações históricas da música nos diferentes períodos.
  Cantar coletivamente: canções infantis e folclóricas, da MPB, hinos da pátria, etc.

Música erudita no Brasil (principais correntes até o século XX).

X



Formação de repertório.

X

X

X

Música popular brasileira nas décadas de 20, 30 e 40.


X

X
TEATRO
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Analisar a arte como registro histórico e produto cultural.
  Experimentar práticas artísticas, incluindo tudo que se integra a essa ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas; a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte.
  Utilizar a expressão corporal como linguagem.
  Explorar contextos específicos como etnias, diferenças culturais e sociais, de costumes e crenças para a construção da linguagem teatral.
Identificação e aprofundamento dos elementos para a construção de uma cena teatral: atores, papéis, personagens, cenário, etc.


X


X

Construção de roteiro, cenas teatrais,
máscaras, fantoches e outros.

X
X
Recursos audiovisuais nas representações,
retroprojetores, sonoplastia, etc.


X


ARTE 9º ANO
ARTES VISUAIS
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Utilizar elementos da composição visual como instrumento de leitura diante das manifestações artísticas.
  Utilizar o fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, intuição, reflexão, investigação, sensibilidade, imaginação curiosidade e flexibilidade.
  Analisar a arte como registro histórico e produto cultural.
  Apreciar o fazer artístico como experiência de comunicação humana e de interações no grupo e no meio em que está inserido.
  Utilizar a perspectiva como instrumento gráfico, artístico e técnico e sua utilização no cotidiano.
  Utilizar as novas tecnologias como instrumento e expressão artística, principalmente na observação do tridimensional.
  Utilizar recursos plásticos para confecção de cenários e figurinos.
  Experimentar as técnicas e suas relações.
  Perceber a diversidade cultural por meio da leitura das manifestações artísticas desenvolvidas.
  Utilizar técnicas e recursos plásticos para a criação de uma instalação.
Arte moderna: Expressionismo,
Impressionismo, Cubismo, Surrealismo e Abstracionismo.

X



Perspectiva – figuras tridimensionais.

X



Luz, volume e cor.

X

X


Perspectiva – representação de ambientes.


X

X

Arte contemporânea.


X

X

Instalação.


X

Fotografia / Cinema.


X


ARTE 9º ANO
DANÇA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Analisar a arte como registro histórico e produto cultural.
  Apreciar o fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, intuição, reflexão, investigação, sensibilidade, imaginação, curiosidade e flexibilidade.
  Utilizar a expressão corporal como linguagem.
  Apreciar o fazer artístico como experiência de comunicação humana, de interações no grupo e no meio em que está inserido.
  Utilizar as novas tecnologias como instrumento de expressão artística.
  Utilizar recursos cênicos por meio de ações inventivas, no estímulo do improviso e das referências adquiridas.
  Utilizar recursos plásticos para a confecção de cenários e figurinos.
  Experimentar os conceitos da dança contemporânea.


Dança contemporânea.


X


X


X


Relação entre as várias técnicas de dança.



X


X
MÚSICA
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Analisar a arte como registro histórico e produto cultural.
  Utilizar o fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, intuição, reflexão, investigação, sensibilidade, imaginação, curiosidade e flexibilidade.
  Apreciar o fazer artístico como experiência de comunicação humana, de interações no grupo e no meio em que está inserido.
  Apreciar e coletar informações históricas da música popular brasileira e de seus principais compositores.
  Interpretar e contextualizar as letras das canções.
  Cantar coletivamente.

Música popular brasileira dos anos 50 até hoje: samba, rock nacional, os grandes festivais, principais compositores e canções que marcaram época.


X


X


X


Formação de repertório.


X


X


X


ARTE 9º ANO
TEATRO
HABILIDADES
CONTEÚDOS
TRIMESTRES
  Analisar a arte como registro histórico e produto cultural.
  Utilizar a expressão corporal como linguagem.
  Apreciar o fazer artístico como experiência de comunicação humana, de interações no grupo e no meio em que está inserido.
  Utilizar as novas tecnologias como instrumento e expressão artística.
  Perceber a diversidade cultural por meio da leitura das manifestações artísticas desenvolvidas.
  Utilizar recursos cênicos, por meio de ações inventivas, no estímulo do improviso e das referências adquiridas.
  Utilizar técnicas e recursos plásticos para a criação de uma instalação.
  Utilizar a linguagem teatral para representação de um texto.
  Utilizar recursos plásticos para confecção de cenários e figurinos.


Tragédia, drama, comédia, melodrama, circo, teatro épico (história do teatro).


X


X



Peça teatral: texto, dramatização, cenário, figurino e recursos audiovisuais.



X


X