sexta-feira, 16 de junho de 2017

PLANEJAMENTO DE UNIDADE 2017 - MATEMÁTICA

PLANEJAMENTO 2017
PROFESSORA : Silvana de Oliveira Pinto                                                        TURNO : MATUTINO      ANO – ENSINO FUNDAMENTAL I                          3º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
õ  OBJETIVO GERAL : Desenvolver formas de raciocínio e processos contínuo e progressivo, fazer analogia, estimativa utilizando conceitos de procedimentos matemáticos.

1ª UNIDADE
EIXO TEMÁTICO: LITERATURA INFANTO JUVENIL

EIXO
ESTRUTURANTE


CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO

CAPACIDADE

METODOLOGIA




RECURSOS









NÚMEROS E OPERAÇÕES























NÚMEROS E OPERAÇÕES

õ  Eu e  a Matemática
õ  História dos números

õ  Relacionar a história da matemática na construção do número e sua importância no contexto social.

õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada.
õ  Sequência Didática
õ  Ditado de números

õ  Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox



Sistema de Numeração Decimal:
Registro, leitura e escrita numérica de quantidades até 1000  ;Números até 999
Contar até 100 ou mais de 2 em 2, de 3 em 3, de 5 em 5, de 10 em 10, de 25 em 25, de 50 em 50 e de 100 em 100.
Agrupamentos e desagrupamentos até 100
Valor posicional dos números (unidade, dezena, centena)
Composição e decomposição de números por parcelas,
Representação escrita por extenso dos numerais
Séries numéricas em ordem crescente e decrescente
Cálculo mental em situações de atividade matemática oral
Relações entre os números: maior que, menor que, estar entre
Noções de adição: juntar e acrescentar.
õ  Noções de subtração: tirar, comparar e completar




õ  Escrever, comparar e ordenar números naturais de qualquer grandeza.
õ  Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações envolvendo números naturais



õ  Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações envolvendo números naturais

õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;
õ  Jogos matemáticos;
õ  Alunos devem discutir em grupo, justificar escolhas e registrar as hipóteses.
õ   Uso do quadro valor lugar
para melhor compreensão do valor posicional dos números


õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;


õ  Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox
õ  Jogos, ábaco, contagem de palitos, tampinhas, material Dourado impresso em papel A4;
õ  Situações problemas com o tema PÁSCOA.
õ  Interpretar e resolver situações problemas com o tema PÁSCOA.

õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;
õ  Histórias e poesias sobre a PÁSCOA, CONTOS DE FADAS.
õ  Desafios matemáticos;

õ  Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox


TRATAMENTO DA
INFORMAÇÃO
õ  Noções de registro de dados.

õ  Coletar, organizar e registrar dados e informações (usando figuras, materiais concretos ou unidades de contagem).
õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;
õ  Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox
õ  Leitura e interpretação de dados em listas, tabelas, mapas, gráficos.
õ   
õ  Ler e interpretar informações e dados apresentados de maneira organizada por meio de listas, tabelas, mapas e gráficos, e em situações-problema;
õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;
õ  Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox

GRANDEZAS E
MEDIDAS
õ  O tempo: antes ou depois; ontem, hoje ou amanhã; dia ou noite; manhã, tarde ou noite; hora ou meia hora.

õ  Estimar e medir o decorrer do tempo usando “antes ou depois”;
“Ontem, hoje ou amanhã”; “dia ou noite”; “manhã, tarde ou noite”;

õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;
õ  Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox











PLANEJAMENTO 2017
PROFESSORA : Silvana de Oliveira Pinto                                                 TURNO : MATUTINO      ANO – ENSINO FUNDAMENTAL I                          3º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
õ  OBJETIVO GERAL : Desenvolver formas de raciocínio e processos contínuo e progressivo, fazer analogia, estimativa utilizando conceitos de procedimentos matemáticos.

2ª UNIDADE
EIXO TEMÁTICO: LITERATURA INFANTO JUVENIL

EIXO
ESTRUTURANTE


CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO

CAPACIDADE

METODOLOGIA




RECURSOS


NÚMEROS E OPERAÇÕES

õ  Número par e impar
õ  Números ordinais

õ  Escrever, comparar e ordenar números naturais de qualquer grandeza.

õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;
õ  Leitura da escrita de números pares, ímpares e ordinais.
õ  Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox
õ   Adição e subtração de dois ou mais algarismos sem recurso (empréstimo) e sem reagrupamento.
õ   Adição e subtração de dois ou mais algarismos com recurso (reserva) e com reagrupamento.
õ   Resolução de situações-problema com números naturais, envolvendo
diferentes significados da adição e subtração
õ  Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações envolvendo números
naturais.

õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;
õ  Exercício de adição e subtração em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto.
õ  Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox
GRANDEZAS E
MEDIDAS
õ   Medidas de tempo: segundos, minutos, horas, dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano, década.
õ  Calendário.
õ  Usar horários, calendários e calcular o tempo decorrido em intervalos de hora para solucionar problemas do cotidiano.
õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada, Utilização de relógio e calendário na sala.
õ  Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox

TRATAMENTO DA
INFORMAÇÃO







õ  Leitura e interpretação de dados em listas, tabelas, desenhos, gráficos.






Ler e interpretar informações e dados apresentados de maneira organizada por meio de listas, tabelas, mapas e gráficos, ilustrações, e em situações-problema.
õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;
õ  Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox

GRANDEZAS E MEDIDAS

õ  Sistema Monetário:
õ  Reconhecimento e utilização de cédulas e moedas;
Leitura e escrita por extenso de valores
õ  Reconhecer e utilizar, em
situações-problema, modelos concretos
e pictóricos com sistema monetário.


õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;
õ   Brincadeira de  mercadinho na sala de aula;
õ  Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox, panfletos de lojas e mercados.




















PROFESSORA : Silvana de Oliveira Pinto                                                 TURNO : MATUTINO      ANO – ENSINO FUNDAMENTAL I                          3º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
õ  OBJETIVO GERAL : Relacionar temas matemáticos com outras áreas curriculares.
3ª UNIDADE
EIXO TEMÁTICO: LITERATURA INFANTO JUVENIL

EIXO
ESTRUTURANTE


CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO


CAPACIDADE

METODOLOGIA



RECURSOS


NÚMEROS E OPERAÇÕES
õ  Dobro, triplo, quádruplo, dúzia, meia dúzia
õ    Noções de multiplicação: possibilidades.
õ  Interpretar e resolver situações-
problemas, que envolvam diferentes significados da multiplicação.

õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;
õ  Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox
õ  Multiplicação por 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

õ  Efetuar 2 vezes, 3 vezes, 4 vezes, 5 vezes, 6 vezes, 7 vezes, 8 vezes, 9 vezes e 10 vezes.
õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada, jogos pedagógicos;
õ  Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox
õ  Multiplicação sem reagrupamento
õ  Multiplicação com reagrupamento
õ  Utilizar o algoritmo convencional da multiplicação com e sem reagrupamento para efetuar as multiplicações.
õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;
õ  Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox
ESPAÇO E FORMA

õ  Figuras geométrica planas:
Quadrado, retângulo, triângulo e círculo .

õ  Reconhecer figuras geométricas planas em elementos naturais e criados pelo homem.
õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;
õ  Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO


õ  Tabelas
õ  Gráficos
õ  Ler  e interpretar dados apresentados em uma tabela.
õ  Construir gráficos de colunas a partir de dados apresentados em outro gráfico.




õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;
õ  Construção de  gráficos sobre a altura das crianças, aniversariantes do mês, lista de nomes dos alunos, resultados de campeonatos, jogos, brinquedos que mais gostam e frutas preferidas;

õ  Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox, fita métrica.






PLANEJAMENTO 2017
PROFESSORA : Silvana de Oliveira Pinto                                                 TURNO : MATUTINO      ANO – ENSINO FUNDAMENTAL I                          3º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
OBJETIVO GERAL : Desenvolver formas de raciocínio e processos contínuo e progressivo, fazer analogia, estimativa utilizando conceitos de procedimentos matemáticos.

4ª UNIDADE
EIXO TEMÁTICO: LITERATURA INFANTO JUVENIL

EIXO
ESTRUTURANTE

CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO

CAPACIDADE


METODOLOGIA


RECURSOS



NÚMEROS E OPERAÇÕES
õ  Noção de divisão: ideia de repartir



õ  Resolver problemas que envolvam a ideia de repartir em partes iguais e quantos cabem.
õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;
Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox
õ  Divisão exata por um número
õ  Divisão não exata por um número

õ  Efetuar divisões exatas e com resto.

õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;
Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox
õ  Situações- problemas com divisão
õ  Resolver problemas que envolvam a divisão exata e não exata.
õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;
Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox

GRANDEZAS E MEDIDAS

õ  Unidade de comprimento: o metro e o centímetro
õ  Utilizar unidades de medida: metro e centímetro.
õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;
Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox
õ  Unidade de massa: o quilo e quilograma
õ  Utilizar unidades de massa: quilo e quilograma.

õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;
õ  Pesar e medir objetos e até mesmo os alunos.
Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox, balança.
õ  Unidade de capacidade: o litro e o mililitro.
õ  Utilizar unidades de capacidade: o litro e mililitro.
õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;
Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox
õ  Medidas de temperatura.
Identificar  medidas de temperaturas em termômetros.
õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;
Lousa, pincel atômico, material do aluno(caderno, lápis, borracha), xerox
ESPAÇO E FORMA

õ  TANGRAM
õ  Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese.
õ  Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria.
Mostrar que a Matemática pode ser divertida.
õ  Aula expositiva, atividade no caderno, atividade xerocopiada;´
õ  Colagem
õ  Trabalho com caixas, jogos de figuras geométricas

Lousa, pincel atômico, material do aluno (caderno, lápis, borracha), xerox, livro para recorte, panfletos de mercados e lojas, material sucata.