sexta-feira, 16 de junho de 2017

PLANEJAMENTO DE UNIDADE 2017 - EDUCAÇÃO FÍSICA

                                                         PLANEJAMENTO 2017
PROFESSORA : Silvana de Oliveira Pinto
TURNO : Vespertino          3º     ANO – ENSINO FUNDAMENTAL I

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física   
OBJETIVO GERAL : Desenvolver o lúdico na criança, dar oportunidade ao aluno de superar e descobrir seus limites, isto estará presente em atividades motoras, música, jogos de raciocínio, com a fim de despertar a criatividade, e recuperar danos causados por queima de etapas importantes na educação fundamental.
1ª UNIDADE
EIXO TEMÁTICO:

EIXO
ESTRUTURANTE


CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO

CAPACIDADE

METODOLOGIA




RECURSOS


ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS


Brincadeira de roda;

Participar de brincadeiras cantadas


Brincadeiras de roda.


Materiais diversos como: bolas, cordas




CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO












Aprimorar de formas variadas a lateralidade, através de brincadeiras com a bola;
 Exercícios de coordenação motora dinâmica (Movimentar o braço ao mesmo tempo em que a perna, mão esquerda no ombro direito).
Dominância lateral (esquerda, direita);
Desenvolver a coordenação motora;
Aprimorar noções de espaço temporal;
Desenvolver o equilíbrio e lateralidade;
Exercitar atividades motoras através da dança;
Melhorar a flexibilidade e agilidade com o corpo;
Aumenta a amplitude de movimentos.
Atividade de conhecimento do próprio corpo através do desenho do mesmo, ou seja, peça que outra criança contorne o corpo de outra, em seguida identifique as partes do corpo.

Lousa, pincel atômico, lápis de cor, lápis do aluno.
Materiais diversos como: bolas, cordas, bambolês.



JOGOS E BRINCADEIRAS























ESPORTES, JOGOS, LUTAS E GINÁSTICAS
  Boliche com materiais recicláveis;


Apresentar noção de força, espaço e mira através de diferentes tarefas de arremessos com bolas, arcos, balões e outros elementos;

Jogos da cultura infantil
Material reciclado: garrafa pet, cola, tesoura, balões, bolas e arcos.
Coelhinho sai da toca;
Brincadeiras de corda (corda dupla e corda grupo);
Bambolê;
Aumentar a amplitude de movimentos.
Jogos da cultura infantil

Materiais diversos como: bolas, cordas, bambolês.


z  Ginástica historiada;
z   Aulas de alongamento em dupla e individual;

z  Coordenar movimentos de braços e pernas pulando com pequenas cordas;
z  Proporcionar a higiene física e mental;
z  Criar sua própria sequência de movimentos em atividades de respostas livres, vivenciando pensamentos e sentimentos;
z  Conhecer de forma simples o sentido de competir, vencendo ou não;







Brincadeiras que estimulem o andar, correr, saltar, lançar, pegar, trepar, puxar, empurrar, chutar, pendurar, balançar, rolar, rodar, carregar, equilibrar, desequilibrar, subir, descer, velocidade, força, flexibilidade e agilidade,
Materiais diversos como: bolas, cordas, bambolês.














                                                         PLANEJAMENTO 2017
PROFESSORA : Silvana de Oliveira Pinto
TURNO : Vespertino          3º     ANO – ENSINO FUNDAMENTAL I

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física   
OBJETIVO GERAL : Desenvolver o lúdico na criança, dar oportunidade ao aluno de superar e descobrir seus limites, isto estará presente em atividades motoras, música, jogos de raciocínio, com a fim de despertar a criatividade, e recuperar danos causados por queima de etapas importantes na educação fundamental.
2ª UNIDADE
EIXO TEMÁTICO:

EIXO
ESTRUTURANTE


CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO

CAPACIDADE

METODOLOGIA




RECURSOS


DANÇA











Dança da cordinha;
Exercitar atividades motoras através da dança;

Brincadeiras cantadas
Notebook, som, pendrive.
Relaxamento com músicas
Exercitar atividades motoras através da dança; Proporcionar a higiene física e mental;

Dança Escolar
Notebook, som, pendrive.
 Resgate de brincadeiras (Jogos de cultura familiar), fazer adaptações necessárias
Ciranda;
Aprimorar noções de espaço temporal
Desenvolver o equilíbrio e lateralidade;

Diversas brincadeiras cantadas e cantigas de rodas (ciranda cirandinha, pirulito que bate-bate, marcha soldado, escravos de Jó.),

Notebook, som, pendrive.


JOGOS E BRINCADEIRAS


 Brincadeiras variadas utilizando materiais diversos (bola, arcos, corda e cones);

Criar sua própria sequência de movimentos em atividades de respostas livres, vivenciando pensamentos e sentimentos;
Diversas brincadeiras cantadas e cantigas de rodas (ciranda cirandinha, pirulito que bate-bate, marcha soldado, escravos de Jó.),

Notebook, som, pendrive.
JOGOS E BRINCADEIRAS

Caça palavras;
 Quebra cabeça;
Proporcionar a higiene física e mental;

Jogos intelectivos:  raciocínio, Atividade xerocada.
Xerox, material do aluno(lápis, caderno, borracha, lápis de cor).
 
Contar histórias

Proporcionar a higiene física e mental;


Leitura de histórias

Livro de história

ESPORTES, JOGOS, LUTAS E GINÁSTICAS
Jogos de corridas variadas;
Pega Pega Variados;
Jogar bola;

Coordenar movimentos de braços e pernas pulando com pequenas cordas;

Brincadeiras de bola
Bolas



                                                         PLANEJAMENTO 2017
PROFESSORA : Silvana de Oliveira Pinto
TURNO : Vespertino          3º     ANO – ENSINO FUNDAMENTAL I

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física   
OBJETIVO GERAL : Desenvolver o lúdico na criança, dar oportunidade ao aluno de superar e descobrir seus limites, isto estará presente em atividades motoras, música, jogos de raciocínio, com a fim de despertar a criatividade, e recuperar danos causados por queima de etapas importantes na educação fundamental.
3ª UNIDADE
EIXO TEMÁTICO:

EIXO
ESTRUTURANTE


CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO

CAPACIDADE

METODOLOGIA




RECURSOS


ESPORTES, JOGOS, LUTAS E GINÁSTICAS
Corrida ao contrário;
Pega-pega;
Futebol com as mãos;
Pega-pega variação congelado;
Desenvolver a coordenação motora;
Brincadeiras de bola
 Bola, bambolês, materiais recicláveis.

JOGOS E BRINCADEIRAS



Brincadeiras com garrafa pet;
Arremesso de lenços no bambolê;
Amarelinha;
Aprimorar noções de espaço temporal;
Brincadeiras de bola, bambolês, arremeço  com materiais recicláveis.
 Bola, bambolês, materiais recicláveis.
Jogo da memória
Proporcionar a higiene física e mental;
Jogos intelectivos:  raciocínio, Atividade xerocada.
Xerox, material do aluno(lápis, caderno, borracha, lápis de cor).
Jogo Soletrando.
Proporcionar a higiene física e mental;
Jogos intelectivos:  Jogo Soletrando; Atividade xerocada.
Notebook, caixa de som, Xerox, material do aluno(lápis, caderno, borracha, lápis de cor).
Jogos Matemáticos;
Dominó, baralho, dama.
Proporcionar a higiene física e mental;
Jogos intelectivos:  raciocínio, Atividade xerocada.
Xerox, material do aluno(lápis, caderno, borracha, lápis de cor), dominó, baralho e dama.
DANÇA

Dança criativa
Criar sua própria sequência de movimentos em atividades de respostas livres.
Diversas brincadeiras com músicas.
Notebook, som, pendrive.
Dança da cadeira
Exercitar atividades motoras através da dança;
Músicas infantis para atividade em sala de aula.

Notebook, som, pendrive.





                                                         PLANEJAMENTO 2017
PROFESSORA : Silvana de Oliveira Pinto
TURNO : Vespertino          3º     ANO – ENSINO FUNDAMENTAL I

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física   
OBJETIVO GERAL : Desenvolver o lúdico na criança, dar oportunidade ao aluno de superar e descobrir seus limites, isto estará presente em atividades motoras, música, jogos de raciocínio, com a fim de despertar a criatividade, e recuperar danos causados por queima de etapas importantes na educação fundamental.
4ª UNIDADE
EIXO TEMÁTICO:

EIXO
ESTRUTURANTE


CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO

CAPACIDADE

METODOLOGIA




RECURSOS


ESPORTES, JOGOS, LUTAS E GINÁSTICAS
Corrida de um pé só:
Corrida de três pernas (com dois alunos lado a lado, amarrar uma fita nas pernas do meio, de modo que fiquem parecendo com três pernas.)
Corrida sentado;
Morto-vivo; Futebol;
Desenvolver a coordenação motora;
Aprimorar noções de espaço temporal;
Desenvolver o equilíbrio e lateralidade;
Brincadeiras que estimulem o andar, correr, saltar, lançar, pegar, trepar, puxar, empurrar, chutar, pendurar, balançar, rolar, rodar, carregar, equilibrar, desequilibrar, subir, descer, velocidade, força, flexibilidade e agilidade,
Bolas.

JOGOS E BRINCADEIRAS


Brincadeiras de corda (corda dupla e corda grupo);
Coordenar movimentos de braços e pernas pulando com pequenas cordas;
Brincadeiras que estimulem o andar, correr, saltar, lançar, pegar, trepar, puxar, empurrar, chutar, pendurar, balançar
Corda.
Cabra cega

Aprimorar noções de espaço temporal;
Brincadeiras
Lenço.
Acerte o alvo ou boliche com garrafa pet;
Desenvolver o equilíbrio e lateralidade;
Jogos da cultura infantil e jogos cooperativos

Garrafas pet.
Corrida com a bola;
Jogos com bola.

Desenvolver o equilíbrio e lateralidade;
Brincadeiras de bola
Bolas.
Jogos Matemáticos;
Ligue pontos;

Proporcionar a higiene física e mental;
Jogos intelectivos:  raciocínio, Atividade xerocada.
Xerox, material do aluno(lápis, caderno, borracha, lápis de cor).