Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de junho de 2017

PLANEJAMENTO DE UNIDADE 2017- ARTES

                                                         PLANEJAMENTO 2017
PROFESSORA : Silvana de Oliveira Pinto
TURNO : Vespertino          3º     ANO – ENSINO FUNDAMENTAL I

COMPONENTE CURRICULAR: ARTES
OBJETIVO GERAL :  Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
1ª UNIDADE
EIXO TEMÁTICO:

EIXO
ESTRUTURANTE


CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO

CAPACIDADE

METODOLOGIA




RECURSOS



ARTES VISUAIS









Desenho (lápis de cera, sobre lixa e impressão de folhas).
Desenhos livre
Selecionar e utilizar diversos suportes, materiais   e   técnicas artísticas a fim de se expressar e se comunicar em artes visuais.
 Aulas expositivas e explicativas, Desenho livre e desenho de observação;
Confecção de cartazes e trabalhos manuais.
Materiais do aluno (lápis, caderno, lápis de cor, giz de cera, borracha), pedaços de lixa fina, folha A4.
Pintura (com rolos, peneira, barbante, papel dobrado e outros)
Selecionar e utilizar diversos suportes, materiais   e   técnicas artísticas a fim de se expressar e se comunicar em artes visuais.
 Aulas expositivas e explicativas, Desenho livre e desenho de observação.
Materiais do aluno (lápis, caderno, lápis de cor, giz de cera, borracha), pedaços de barbante, papel picotado.
Esculturas (massa de modelar).
Experimentar, selecionar e utilizar diversos suportes, materiais   e   técnicas artísticas a fim de se expressar e se comunicar em artes visuais.
 Aulas expositivas e explicativas, confecção da massa de modelar caseira;
Leitura e análise de esculturas feita pelos alunos.
Materiais para a massa de modelar caseira (trigo, anilina, água, sal, óleo), sabonete, toalha, recipiente para manipular a massa.
Recortes e colagens (com papel, fitas, sementes, pó de serragem e areia.
Experimentar, materiais   e   técnicas artísticas a fim de se expressar e se comunicar em artes visuais.
 Aulas expositivas e explicativas, Desenho livre e desenho de observação.
Materiais do aluno (lápis, caderno, lápis de cor, giz de cera, borracha), folha A4
MÚSICA
Audição de músicas que exploram sons da natureza, sons de instrumentos musicais e composições clássicas.

Perceber os sons ambiente (vozes, corpos e materiais sonoros) associando-os à fonte.
Aulas expositivas e explicativas;
Danças e Músicas.

Notebook, som, pendrive.



PROFESSORA : Silvana de Oliveira Pinto
TURNO : Vespertino          3º     ANO – ENSINO FUNDAMENTAL I

COMPONENTE CURRICULAR: ARTES
OBJETIVO GERAL : Comunicar e expressar pensamentos e sentimentos por meio de todas as expressões das artes visuais: colagem pintura, desenho e escultura,  na dança e música e teatro.
2ª UNIDADE
EIXO TEMÁTICO:

EIXO
ESTRUTURANTE


CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO

CAPACIDADE

METODOLOGIA




RECURSOS


DANÇA



Forró
Samba
Hip Hop
Maracatu
Frevo e outros.
Conhecer diferentes ritmos em músicas do repertório familiar, comunitário, regional
e nacional.
Aulas expositivas e explicativas; Danças e Músicas.

Notebook, som, pendrive.

MÚSICA

Ninar ou acalanto;- Roda e cirandas;
Populares; Folclóricas
Religiosas; Cívicas;
Modernas e outras.
Reconhecer diferentes gêneros musicais.
Aulas expositivas e explicativas; Danças e Músicas.

Notebook, som, pendrive.

TEATRO


Jogos teatrais: Mímica.
 Dito popular.
Experimentar o teatro com o corpo, identifi-cando as habilidades
necessárias ao
desenvolvimento       das expressões.

Aulas expositivas e explicativas;
Atividade xerografada.
Dinâmicas.
Lousa, xerox, material do aluno( lápis, borracha).

ARTES VISUAIS




Desenho, pintura, colagem, escultura.
Desenhos livre
Selecionar e utilizar diversos suportes, materiais   e   técnicas artísticas a fim de se expressar e se comunicar em artes visuais.
 Aulas expositivas e explicativas, Desenho livre e desenho de observação;
Confecção de cartazes e trabalhos manuais.
Materiais do aluno (lápis, caderno, lápis de cor, giz de cera, borracha), folha A4.





PROFESSORA : Silvana de Oliveira Pinto
TURNO : Vespertino          3º     ANO – ENSINO FUNDAMENTAL I

COMPONENTE CURRICULAR: ARTES
OBJETIVO GERAL : Comunicar e expressar pensamentos e sentimentos por meio de todas as expressões das artes visuais: colagem pintura, desenho e escultura,  na dança e música e teatro.
3ª UNIDADE
EIXO TEMÁTICO:

EIXO
ESTRUTURANTE


CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO

CAPACIDADE

METODOLOGIA




RECURSOS


ARTES VISUAIS














Folclore (lenda, parlendas, danças, cantigas de roda, brinquedos confeccionados com sucatas, ditos populares).
Reconhecer o significado sociocultural da Arte.

Aulas expositivas e explicativas; confecção de brinquedos
Leituras de textos;
Leitura e análise de imagens
Materiais do aluno (lápis, caderno, lápis de cor, giz de cera, borracha), folha A4, cola, tesoura.
Desenho artístico.
Desenhos livre
Desenhos a partir das obras de Romero Britto
Apreciar suas produções visuais e as dos colegas por meio de observação, narração, descrição e interpretação  de  imagens e objetos.
Aulas expositivas e explicativas;
Atividade xerografada.
Leitura e análise de imagens;

Materiais do aluno (lápis, caderno, lápis de cor, giz de cera, borracha), folha A4.

MÚSICA
E
DANÇA

Improvisação coreográfica
Criar diferentes gestos a partir
das    danças    vivenciadas
compreendendo as possibilidades
de transformação da expressão corporal.

Aulas expositivas e explicativas;
Músicas e danças.
Notebook, som, pendrive.







                                                         PLANEJAMENTO 2017
PROFESSORA : Silvana de Oliveira Pinto
TURNO : Vespertino          3º     ANO – ENSINO FUNDAMENTAL I

COMPONENTE CURRICULAR:  ARTES
OBJETIVO GERAL : Comunicar e expressar pensamentos e sentimentos por meio de todas as expressões das artes visuais: colagem pintura, desenho e escultura,  na dança e música e teatro.
4ª UNIDADE
EIXO TEMÁTICO:

EIXO
ESTRUTURANTE


CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO

CAPACIDADE

METODOLOGIA




RECURSOS



ARTES VISUAIS














Cores quentes e frias       
Pinturas
Dobraduras:
Origamis ·      
Recorte e colagem:
Mosaicos,
 Formas geométricas
  Pintura e descrição de personagens ·      
Desenhos de simetria
Trabalhar conceito de releitura de uma obra artística de acordo com o entendimento infantil a partir de materiais diversos.
Aulas expositivas e explicativas; confecção de brinquedos
Leituras de textos;
Leitura e análise de imagens
Materiais do aluno (lápis, caderno, lápis de cor, giz de cera, borracha), folha A4, cola, tesoura.