sexta-feira, 16 de junho de 2017

PLANEJAMENTO ANUAL 2017 - DISCIPLINA História




DISCIPLINA História    PROFESSORA: Silvana de Oliveira Pinto     ANO: 3º    

OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
*Compreender que a história é construída coletivamente num processo contínuo de mudança e permanência, semelhanças e diferenças, e que o passado se articula com o presente e futuro.
*Trabalhar a valorização da vida em grupo, estudando-a através do tempo e do espaço;
*Viver em grupo
*Aula expositiva
*Exercícios orais e escritos
*Cruzadinha
*Caça-palavras
*Observação de gravuras
*Complementação de frases
* Questionário
*Atividade de múltipla escolha
*Recorte e colagem de ...
*Utilização de brincadeiras...
*Confecção de cartazes
*Leitura interpretação de textos verbais e não verbais
*Exibição do filme...para...
*Utilização da música...para.

*Incentivar a identificar-se como ser social integrado ao grupo em que vive.
*A união faz a força
*Trabalhar noções de tolerância e aceitação das diferenças entre as pessoas.
*Semelhantes e diferentes: assim são as pessoas
*Diferente de seu igual
*Conhecer a história do chocolate.
*A história do chocolate
*Compreender e identificar as atividades do dia-a-dia de sua
família.


*O dia-a-dia da família.




PLANEJAMENTO ANUAL 2017
DISCIPLINA História    PROFESSORA: Silvana de Oliveira Pinto     ANO: 3º    

OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
*Compreender que a história é construída coletivamente num processo contínuo de mudança e permanência, semelhanças e diferenças, e que o passado se articula com o presente e futuro.
*Conhecer as noções de respeito e convívio social.
*Os direitos das pessoas
*Direitos iguais para todos
*Aula expositiva
*Exercícios orais e escritos
*Cruzadinha
*Caça-palavras
*Observação de gravuras
*Complementação de frases
* Questionário
*Atividade de múltipla escolha
*Recorte e colagem de ...
*Utilização de brincadeiras...
*Confecção de cartazes
*Leitura interpretação de textos verbais e não verbais
*Exibição do filme...para...
Utilização da música...para
*Relacionar a qualidade de vida das pessoas com o respeito aos  seus direitos por meio do questionamento de sua realidade.

*Direitos e qualidade de vida
*O trabalho na nossa vida
*Compreender que as profissões atuais e antigas tem sua importância para a sociedade.
*As profissões mudam com o tempo
*Reconhecer a importância e o valor das diversas profissões.

*O papel das profissões na sociedade.
*Conhecer a cultura nordestina: origem das festas juninas e suas manifestações
*A cultura nordestina: origem das festas juninas e suas manifestações





DISCIPLINA História    PROFESSORA: Silvana de Oliveira Pinto     ANO: 3º    

OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
*Compreender que a história é construída coletivamente num processo contínuo de mudança e permanência, semelhanças e diferenças, e que o passado se articula com o presente e futuro.
*Reconhecer as casas, suas histórias e diferenciar os tipos de casas construídos ontem e hoje.
*Um lugar para morar
*Aula expositiva
*Exercícios orais e escritos
*Cruzadinha
*Caça-palavras
*Observação de gravuras
*Complementação de frases
* Questionário
*Atividade de múltipla escolha
*Recorte e colagem de ...
*Utilização de brincadeiras...
*Confecção de cartazes
*Leitura interpretação de textos verbais e não verbais
*Exibição do filme...para...
Utilização da música...para
*Compreender as várias formas de moradia das pessoas. (Própria /aluguel, favelas/ aglomerado, cortiços, apartamentos, etc.).
*Diferentes moradias

*Trabalhar as partes do dia (manhã, tarde, e noite), vinculando-as às atividades realizadas pelas pessoas.
*Medindo o tempo

*Explorar as características do calendário ocidental utilizado na atualidade.
*Calendário (formas, tamanhos, modelos).




PLANEJAMENTO ANUAL 2017
DISCIPLINA História    PROFESSORA: Silvana de Oliveira Pinto     ANO: 3º    

OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
*Compreender que a história é construída coletivamente num processo contínuo de mudança e permanência, semelhanças e diferenças, e que o passado se articula com o presente e futuro.
*               Iniciar o estudo da noção de tempo histórico como objeto social construído pelos povos.
* Origens indígenas e africanas do Brasil
*Aula expositiva
*Exercícios orais e escritos
*Cruzadinha
*Caça-palavras
*Observação de gravuras
*Complementação de frases
* Questionário
*Atividade de múltipla escolha
*Recorte e colagem de ...
*Utilização de brincadeiras...
*Confecção de cartazes
*Leitura interpretação de textos verbais e não verbais
*Exibição do filme...para...
Utilização da música...para
*               Incentiva a conhecer o modo de vida das comunidades indígenas brasileiras.
* As comunidades indígenas
*               Mostrar a relação das sociedades indígenas com a natureza.

*Os indígenas e a natureza


*               Iniciar estudos sobre a história da África, por meio da observação de algumas sociedades africanas do passado, considerando o recorte temporal escolhido ( que seria dos séculos VII a XVIII, aproximadamente).

*Nossas origens africanas
*Texto: África