sexta-feira, 16 de junho de 2017

PLANEJAMENTO ANUAL 2017 DISCIPLINA Matemática




DISCIPLINA Matemática    PROFESSORA: Silvana de Oliveira Pinto     ANO: 3º    

OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
õ  Estabelecer relações, formular hipóteses e resolver problemas diversos para compreensão dos conceitos.
õ  Identificar os conhecimentos matemáticos estimulando o interesse, a curiosidade, a investigação e a capacidade de resolver situações problemas do cotidiano.
õ  Desenvolver formas de raciocínio e processos contínuo e progressivo, fazer analogia, estimativa utilizando conceitos de procedimentos matemáticos.
õ  Descrever, representar e apresentar resultados com precisão.
õ  Relacionar temas matemáticos com outras áreas curriculares.
õ  Sentir-se seguro da própria capacidade, interagindo de forma cooperativa, respeitando o modo de pensar do colega.
õ  Relacionar a história da matemática na construção do número e sua importância no contexto social.

õ  Eu e  a Matemática
õ  História dos números

õ  Aula expositiva,
õ  Histórias e poesias sobre diversos temas: PÁSCOA, CONTOS DE FADAS.
õ  Experimentação,
õ  Dinâmica e Jogos
õ  Brincadeiras
õ  Material pedagógico
õ  Sequência Didática
õ  Alunos devem discutir em grupo, justificar escolhas e registrar as hipóteses.
õ  Vídeo para sistematizar o conteúdo

õ  Escrever, comparar e ordenar números naturais de qualquer grandeza.

Sistema de Numeração Decimal:
õ  Registro, leitura e escrita numérica de quantidades até 1000
õ  Contar até 100 ou mais de 2 em 2, de 3 em 3, de 5 em 5, de 10 em 10, de 25 em 25, de 50 em 50 e de 100 em 100.
õ  Agrupamentos e desagrupamentos até 100
õ  Valor posicional dos números (unidade, dezena, centena)
õ  Composição e decomposição de números por parcelas,
õ  Números até 999
õ  Leitura e registro de tabelas;
õ  Número par e impar
õ  Números ordinais
õ  Representação escrita por extenso dos numerais
õ  Séries numéricas em ordem crescente e decrescente
õ  Cálculo mental em situações de atividade matemática oral
õ  Relações entre os números: maior que, menor que, estar entre







PLANEJAMENTO ANUAL 2017
DISCIPLINA Matemática    PROFESSORA: Silvana de Oliveira Pinto     ANO: 3º     

OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
õ  Estabelecer relações, formular hipóteses e resolver problemas diversos para compreensão dos conceitos.
õ  Identificar os conhecimentos matemáticos estimulando o interesse, a curiosidade, a investigação e a capacidade de resolver situações problemas do cotidiano.
õ  Desenvolver formas de raciocínio e processos contínuo e progressivo, fazer analogia, estimativa utilizando conceitos de procedimentos matemáticos.
õ  Descrever, representar e apresentar resultados com precisão.
õ  Relacionar temas matemáticos com outras áreas curriculares.
õ  Sentir-se seguro da própria capacidade, interagindo de forma cooperativa, respeitando o modo de pensar do colega.
õ  Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações envolvendo números naturais.

õ  Noções de adição: juntar e acrescentar.
õ  Noções de subtração: tirar, comparar e completar.

õ  Aula expositiva,
õ  Histórias e poesias sobre diversos temas: PÁSCOA, CONTOS DE FADAS.
õ  Experimentação,
õ  Dinâmica e Jogos
õ  Brincadeiras
õ  Material pedagógico
õ  Sequência Didática
õ  Alunos devem discutir em grupo, justificar escolhas e registrar as hipóteses.
õ  Vídeo para sistematizar o conteúdo

õ  Coletar, organizar e registrar dados e informações (usando figuras, materiais concretos ou unidades de contagem).
õ  Noções de registro de dados.

õ  Ler e interpretar informações e dados apresentados de maneira organizada por meio de listas, tabelas, mapas e gráficos, e em situações-problema;

õ  Leitura e interpretação de dados em listas, tabelas, mapas, gráficos.

õ  Estimar e medir o decorrer do tempo usando “antes ou depois”;
“Ontem, hoje ou amanhã”; “dia ou noite”; “manhã, tarde ou noite”;
õ  Interpretar e resolver situações problemas com  o tema PÁSCOA.

õ  O tempo: antes ou depois; ontem, hoje ou amanhã; dia ou noite; manhã, tarde ou noite; hora ou meia hora.
õ  Situações problemas com o tema PÁSCOA.



PLANEJAMENTO ANUAL 2017
DISCIPLINA Matemática    PROFESSORA: Silvana de Oliveira Pinto     ANO: 3º     

OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
õ  Estabelecer relações, formular hipóteses e resolver problemas diversos para compreensão dos conceitos.
õ  Identificar os conhecimentos matemáticos estimulando o interesse, a curiosidade, a investigação e a capacidade de resolver situações problemas do cotidiano.
õ  Desenvolver formas de raciocínio e processos contínuo e progressivo, fazer analogia, estimativa utilizando conceitos de procedimentos matemáticos.
õ  Descrever, representar e apresentar resultados com precisão.
õ  Relacionar temas matemáticos com outras áreas curriculares.
õ  Sentir-se seguro da própria capacidade, interagindo de forma cooperativa, respeitando o modo de pensar do colega.
õ  Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações envolvendo números
naturais.

õ  Adição e subtração de dois ou mais algarismos sem recurso (empréstimo) e sem reagrupamento.
õ  Adição e subtração de dois ou mais algarismos com recurso (reserva) e com reagrupamento.
õ  Resolução de situações-problema com números naturais, envolvendo
diferentes significados da adição e subtração.
õ  Aula expositiva,
õ  Histórias e poesias sobre diversos temas.
õ  Experimentação,
õ  Dinâmica e Jogos
õ  Brincadeiras
õ  Material pedagógico
õ  Sequência Didática
õ  Alunos devem discutir em grupo, justificar escolhas e registrar as hipóteses.
õ  Vídeo para sistematizar o conteúdo

õ  Usar horários, calendários e calcular o tempo decorrido em intervalos de hora para solucionar problemas do cotidiano.

õ  Medidas de tempo: segundos, minutos, horas, dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano, década.
õ  Calendário.
õ  Ler e interpretar informações e dados apresentados de maneira organizada por meio de listas, tabelas, mapas e gráficos,
ilustrações, e em situações-problema.
õ  Leitura e interpretação de dados em listas, tabelas, desenhos, gráficos.
õ  Reconhecer e utilizar, em
situações-problema, modelos concretos
e pictóricos com sistema monetário.
õ  Sistema Monetário:
õ  Reconhecimento e utilização de cédulas e moedas;
õ  Leitura e escrita por extenso de valores




PLANEJAMENTO ANUAL 2017
DISCIPLINA Matemática    PROFESSORA: Silvana de Oliveira Pinto     ANO: 3º       

OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
õ  Estabelecer relações, formular hipóteses e resolver problemas diversos para compreensão dos conceitos.
õ  Identificar os conhecimentos matemáticos estimulando o interesse, a curiosidade, a investigação e a capacidade de resolver situações problemas do cotidiano.
õ  Desenvolver formas de raciocínio e processos contínuo e progressivo, fazer analogia, estimativa utilizando conceitos de procedimentos matemáticos.
õ  Descrever, representar e apresentar resultados com precisão.
õ  Relacionar temas matemáticos com outras áreas curriculares.
õ  Sentir-se seguro da própria capacidade, interagindo de forma cooperativa, respeitando o modo de pensar do colega.
õ  Interpretar e resolver situações-
problemas, que envolvam diferentes significados da multiplicação.
õ  Dobro, triplo, quádruplo, dúzia, meia dúzia
õ  Noções de multiplicação: possibilidades.

õ  Aula expositiva,
õ  Histórias e poesias sobre diversos temas.
õ  Experimentação,
õ  Dinâmica e Jogos
õ  Brincadeiras
õ  Material pedagógico
õ  Sequência Didática
õ  Alunos devem discutir em grupo, justificar escolhas e registrar as hipóteses.
õ  Vídeo para sistematizar o conteúdo

õ  Efetuar 2 vezes, 3 vezes, 4 vezes, 5 vezes, 6 vezes, 7 vezes, 8 vezes, 9 vezes e 10 vezes.

õ  Multiplicação por 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

õ  Utilizar o algoritmo convencional da multiplicação com e sem reagrupamento para efetuar as multiplicações.
õ  Multiplicação sem reagrupamento
õ  Multiplicação com reagrupamento
õ  Reconhecer figuras geométricas planas em elementos naturais e criados pelo homem.
õ  Figuras geométrica planas:
Quadrado, retângulo, triângulo e círculo .
õ  Ler  e interpretar dados apresentados em uma tabela.
õ  Construir gráficos de colunas a partir de dados apresentados em outro gráfico.














õ  Tabelas
õ  Gráficos


PLANEJAMENTO ANUAL 2017
DISCIPLINA Matemática    PROFESSORA: Silvana de Oliveira Pinto     ANO: 3º       

OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
õ  Estabelecer relações, formular hipóteses e resolver problemas diversos para compreensão dos conceitos.
õ  Identificar os conhecimentos matemáticos estimulando o interesse, a curiosidade, a investigação e a capacidade de resolver situações problemas do cotidiano.
õ  Desenvolver formas de raciocínio e processos contínuo e progressivo, fazer analogia, estimativa utilizando conceitos de procedimentos matemáticos.
õ  Descrever, representar e apresentar resultados com precisão.
õ  Relacionar temas matemáticos com outras áreas curriculares.
õ  Sentir-se seguro da própria capacidade, interagindo de forma cooperativa, respeitando o modo de pensar do colega.
õ  Resolver problemas que envolvam a ideia de repartir em partes iguais e quantos cabem.
õ  Noção de divisão: ideia de repartir
õ  Aula expositiva,
õ  Histórias e poesias sobre diversos temas.
õ  Experimentação,
õ  Dinâmica e Jogos
õ  Brincadeiras
õ  Material pedagógico
õ  Sequência Didática
õ  Alunos devem discutir em grupo, justificar escolhas e registrar as hipóteses.
õ  Vídeo para sistematizar o conteúdo

õ  Efetuar divisões exatas e com resto.
õ  Divisão exata por um número
õ  Divisão não exata por um número
õ  Resolver problemas que envolvam a divisão exata e não exata.
õ  Situações- problemas com divisão
õ  Utilizar unidades de medida: metro e centímetro.
õ  Unidade de comprimento: o metro e o centímetro
õ  Utilizar unidades de massa: quilo e quilograma.
õ  Unidade de massa: o quilo e quilograma
õ  Utilizar unidades de capacidade: o litro e mililitro.
õ  Unidade de capacidade: o litro e o mililitro.
õ  Identificar  medidas de temperaturas em termômetros.
õ  Medidas de temperatura.
õ  Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese.
õ  Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria.
õ  Mostrar que a Matemática pode ser divertida.
õ  TANGRAM