sexta-feira, 16 de junho de 2017

PLANEJAMENTO ANUAL 2017- DISCIPLINA Educação Física



PLANEJAMENTO ANUAL 2017
DISCIPLINA Educação Física    PROFESSORA: Silvana de Oliveira Pinto     ANO: 3º 

OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
z  Desenvolver o lúdico na criança, dar oportunidade ao aluno de superar e descobrir seus limites, isto estará presente em atividades motoras, música, jogos de raciocínio, com a fim de despertar a criatividade, e recuperar danos causados por queima de etapas importantes na educação fundamental.
z  Desenvolver a coordenação motora;
z  Aprimorar noções de espaço temporal;
z  Desenvolver o equilíbrio e lateralidade;
z  Exercitar atividades motoras através da dança;
z  Apresentar noção de força, espaço e mira através de diferentes tarefas de arremessos com bolas, arcos, balões e outros elementos;
z   Coordenar movimentos de braços e pernas pulando com pequenas cordas;
z  Proporcionar a higiene física e mental;
z  Criar sua própria sequência de movimentos em atividades de respostas livres, vivenciando pensamentos e sentimentos;
z  Conhecer de forma simples o sentido de competir, vencendo ou não;
z   Participar de brincadeiras cantadas
z  Melhorar a flexibilidade e agilidade com o corpo;
z  Aumentar a amplitude de movimentos.
z  Aprimorar de formas variadas a lateralidade, através de brincadeiras com a bola;
z   Exercícios de coordenação motora dinâmica (Movimentar o braço ao mesmo tempo em que a perna, mão esquerda no ombro direito).
z    Boliche com materiais recicláveis;
z  Ginástica historiada;
z   Aulas de alongamento em dupla e individual;
z   Coelhinho sai da toca;
z   Brincadeiras de corda (corda dupla e corda grupo);
z   Bambolê;
z  Dominância lateral (esquerda, direita);
z    Brincadeira de roda;

z  Brincadeiras que estimulem o andar, correr, saltar, lançar, pegar, trepar, puxar, empurrar, chutar, pendurar, balançar, rolar, rodar, carregar, equilibrar, desequilibrar, subir, descer, velocidade, força, flexibilidade e agilidade,
z  Propor atividade de conhecimento do próprio corpo através do desenho do mesmo, ou seja, peça que outra criança contorne o corpo de outra, em seguida identifique as partes do corpo;
z  Dança Escolar,
z  Brincadeiras de roda,
z  Jogos da cultura infantil e jogos cooperativos
z  Jogos intelectivos: - raciocínio - concentração - iniciativa - regras - técnicas - táticas



OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
z  Desenvolver o lúdico na criança, dar oportunidade ao aluno de superar e descobrir seus limites, isto estará presente em atividades motoras, música, jogos de raciocínio, com a fim de despertar a criatividade, e recuperar danos causados por queima de etapas importantes na educação fundamental.
z  Desenvolver a coordenação motora;
z  Aprimorar noções de espaço temporal;
z  Desenvolver o equilíbrio e lateralidade;
z  Exercitar atividades motoras através da dança;
z  Apresentar noção de força, espaço e mira através de diferentes tarefas de arremessos com bolas, arcos, balões e outros elementos;
z   Coordenar movimentos de braços e pernas pulando com pequenas cordas;
z  Proporcionar a higiene física e mental;
z  Criar sua própria sequência de movimentos em atividades de respostas livres, vivenciando pensamentos e sentimentos;
z  Conhecer de forma simples o sentido de competir, vencendo ou não;
z   Participar de brincadeiras cantadas
z  Melhorar a flexibilidade e agilidade com o corpo;
z  Aumenta a amplitude de movimentos.
z  Pula sapo: Corrida de duplas de ida e volta;
z   Dança da cordinha;
z   Resgate de brincadeiras (Jogos de cultura familiar), fazer adaptações necessárias;
z   Contar histórias;
z   Jogar bola;
z   Caça palavras;
z   Quebra cabeça;
z   Pega Pega Variados;
z    Ciranda;
z    Jogos de corridas variadas;           
z    Relaxamento com músicas;
z    Brincadeiras variadas utilizando materiais diversos (bola, arcos, corda e cones);

z  Brincadeiras que estimulem o andar, correr, saltar, lançar, pegar, trepar, puxar, empurrar, chutar, pendurar, balançar, rolar, rodar, carregar, equilibrar, desequilibrar, subir, descer, velocidade, força, flexibilidade e agilidade,
z  Dança Escolar,
z  Brincadeiras de roda,
z  Jogos da cultura infantil e jogos cooperativos
z  Jogos intelectivos: - raciocínio - concentração - iniciativa - regras - técnicas - táticas





DISCIPLINA Educação Física    PROFESSORA: Silvana de Oliveira Pinto     ANO: 3º 

OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
z  Desenvolver o lúdico na criança, dar oportunidade ao aluno de superar e descobrir seus limites, isto estará presente em atividades motoras, música, jogos de raciocínio, com a fim de despertar a criatividade, e recuperar danos causados por queima de etapas importantes na educação fundamental.
z  Desenvolver a coordenação motora;
z  Aprimorar noções de espaço temporal;
z  Desenvolver o equilíbrio e lateralidade;
z  Exercitar atividades motoras através da dança;
z  Apresentar noção de força, espaço e mira através de diferentes tarefas de arremessos com bolas, arcos, balões e outros elementos;
z   Coordenar movimentos de braços e pernas pulando com pequenas cordas;
z  Proporcionar a higiene física e mental;
z  Criar sua própria sequência de movimentos em atividades de respostas livres, vivenciando pensamentos e sentimentos;
z  Conhecer de forma simples o sentido de competir, vencendo ou não;
z   Participar de brincadeiras cantadas
z  Melhorar a flexibilidade e agilidade com o corpo;
z  Aumenta a amplitude de movimentos.
z  Corrida ao contrário;
z  Noções básicas de higiene corporal;
z  Pega-pega;
z    Brincadeiras com garrafa pet;
z  Arremesso de lenços no bambolê;
z  Dança criativa;
z  Jogos Matemáticos;
z  Dança da cadeira;
z  Amarelinha;
z  Jogo da memória;
z  Futebol com as mãos;
z  Pega-pega variação congelado;
z  Jogo Soletrando.

z  Brincadeiras que estimulem o andar, correr, saltar, lançar, pegar, trepar, puxar, empurrar, chutar, pendurar, balançar, rolar, rodar, carregar, equilibrar, desequilibrar, subir, descer, velocidade, força, flexibilidade e agilidade,
z  Dança Escolar,
z  Brincadeiras de roda,
z  Jogos da cultura infantil e jogos cooperativos
z  Jogos intelectivos: - raciocínio - concentração - iniciativa - regras - técnicas - táticas




PLANEJAMENTO ANUAL 2017
DISCIPLINA Educação Física    PROFESSORA: Silvana de Oliveira Pinto     ANO: 3º 

OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
z  Desenvolver o lúdico na criança, dar oportunidade ao aluno de superar e descobrir seus limites, isto estará presente em atividades motoras, música, jogos de raciocínio, com a fim de despertar a criatividade, e recuperar danos causados por queima de etapas importantes na educação fundamental.
z  Desenvolver a coordenação motora;
z  Aprimorar noções de espaço temporal;
z  Desenvolver o equilíbrio e lateralidade;
z  Exercitar atividades motoras através da dança;
z  Apresentar noção de força, espaço e mira através de diferentes tarefas de arremessos com bolas, arcos, balões e outros elementos;
z   Coordenar movimentos de braços e pernas pulando com pequenas cordas;
z  Proporcionar a higiene física e mental;
z  Criar sua própria sequência de movimentos em atividades de respostas livres, vivenciando pensamentos e sentimentos;
z  Conhecer de forma simples o sentido de competir, vencendo ou não;
z   Participar de brincadeiras cantadas
z  Melhorar a flexibilidade e agilidade com o corpo;
z  Aumenta a amplitude de movimentos.
z  Jogo da forca:
z  Corrida de um pé só:
z  Corrida de três pernas ( com dois alunos lado a lado, amarrar uma fita nas pernas do meio, de modo que fiquem parecendo com três pernas.);
z  Corrida sentado;
z  Morto-vivo;
z    Brincadeiras de corda (corda dupla e corda grupo);
z  Jogos Matemáticos;
z  Futebol;
z  Jogos de raciocínio;
z  Cabra cega;
z  Ligue pontos;
z  Acerte o alvo ou boliche com garrafa pet;
z  Corrida com a bola;
z  Jogos com bola.

z  Brincadeiras que estimulem o andar, correr, saltar, lançar, pegar, trepar, puxar, empurrar, chutar, pendurar, balançar, rolar, rodar, carregar, equilibrar, desequilibrar, subir, descer, velocidade, força, flexibilidade e agilidade,
z  Dança Escolar,
z  Brincadeiras de roda,
z  Jogos da cultura infantil e jogos cooperativos
z  Jogos intelectivos: - raciocínio - concentração - iniciativa - regras - técnicas - táticas