sexta-feira, 21 de março de 2014

avaliação diagnóstica do 3º ano

Escola ..............................................................................................................

Data .................................................................................................................

Professora: ......................................................................................................

Avaliação Diagnóstica Inicial de Português

clip_image002

Análise linguística – apropriação do sistema de escrita alfabética

LP 1 Escrever o próprio nome; LP2 reconhecer e nomear as letras do alfabeto; LP3 Diferenciar letras de números e outros símbolos; LP4 Conhecer a ordem alfabética...; LP5 Reconhecer diferentes tipos de letras...;LP6 Usar diferentes tipos de letras em situações de escrita de palavras e textos.

1) Leia para sua professora.

clip_image004

Autor desconhecido

a) O que aconteceu de diferente em uma Copa do Mundo, segundo o texto?

_________________________________________________________________________

b) Em que ano essa Copa aconteceu? __________________________________________

c) Contra quem o Brasil jogava quando o fato diferente aconteceu?

________________________________________________________________________

d) Por que o jogador fez o gol descalço?

_________________________________________________________________________

e) Qual o nome do calçado que os jogadores usam para jogar futebol?

_________________________________________________________________________

Leitura: LP2:Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia./ LP8: Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas./ LP6: Interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia.

6- Marque com X a palavra que possui seis letras:

clip_image005clip_image006

clip_image007

7- Escreva as letras que a professora ditar:

clip_image008
clip_image009
clip_image010
clip_image011
clip_image012
clip_image013
clip_image014
clip_image015
clip_image016

Análise Linguística: LP2: Reconhecer e nomear as letras do alfabeto; LP3 Diferenciar letras de números e outros símbolos; LP5 Reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.

8) Maicon precisava comprar os seguintes ítens para jogar futebol:

clip_image018clip_image020clip_image022clip_image024clip_image026

Liste os ítens acima em ordem alfabética e ajude-o nas compras.

_________________________________________________________________________

LP4: Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.

9) Leandro e João Luís também haviam combinado de jogar de futebol, mas o Leandro precisou desmarcar. Só que o bilhete que ele escreveu tinha muitas palavras juntas. Que confusão! Reescreva o texto a seguir, organizando-o de maneira adequada.

clip_image028

clip_image030

10) Alguns dias depois, João Luís e Leandro se encontraram para jogar futebol. Escreva um texto contando como foi esse jogo.

_________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Análise Linguística – discursividade, textualidade, normatividade: LP6:Usar adequadamente a concordância e reconhecer violações de concordância nominal e verbal; LP7: Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P,B,T,D,F,V); LP12: Identificar e fazer uso de letra maiúscula e minúscula nos textos produzidos, segundo convenções; LP15: Segmentar palavras em textos. Produção de Textos Escritos: LP4: Produzir textos de diferentes gêneros; LP8: Utilizar vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas; LP10: Revisar autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes.

Qual é a história?



Pense em um número

Pense em um número de 1 a 10.
2. Multiplique por 9.
3. Agora, some seus algarismos e subtraia 5.
4. Veja a letra do alfabeto correspondente a esse número (ex: a=1, b=2, c=3 ...).
5. Pense no nome de um país que comece com essa letra.

Pense no número 1000. Soma-lhe 40.
Acrescenta outros 1000.
Soma 30.
Mais 1000.
Agora 20.
Agora soma outros 1000.
Agora 10.
Qual é o total?
1 - Pense em um número de 1 a 9.
2 - Multiplique por 2.
3 - Some 10.
4 - Divida o resultado por 2.
5 - Subtraia esse resultado pelo número que você pensou no passo 1.
Quer que eu adivinhe?
Se eu acertar você irá estudar Matemática, lembra?

Pense em um número

Jogo de stop de operações com calculadora simples

Proponha um jogo de stop de operações, semelhante ao conhecido stop de palavras, com cálculos que estejam sendo trabalhados nas aulas. Por exemplo, o cálculo de porcentagens. Nesse jogo, cada aluno receberá uma tabela como a do exemplo abaixo e deverá calcular as várias porcentagens indicadas do número ditado por você. A utilização da calculadora será livre. Aquele que mais rapidamente preencher toda a linha de cálculos com o número ditado diz stop e todos os outros devem parar. Conferem-se os resultados e todos recebem 10 pontos por cálculo feito corretamente.

Número ditado pelo professor50%25%10%5%1%20%Pontos
        
        
        
Nessa atividade, muito provavelmente os alunos perceberão que aqueles que a realizam por cálculo mental são mais rápidos e acabam falando stop sempre antes dos que recorrem à calculadora. Essa constatação ajuda a desmitificar a calculadora como a solucionadora de todos os problemas relativos a cálculos, destacando o cálculo mental como um procedimento mais rápido e tão bom quanto a calculadora (ou melhor)! 

O uso da calculadora simples para resolver a fórmula de Báskara ou equação de 2o grau

Aqui deve se ter em mente a fórmula resolutiva da equação de 2o
grau, que
no Brasil chamamos de fórmula de Báskara,


Vamos calcular o valor do discriminante, △ = b
2 − 4ac, onde a=1, b=-7, c=10.
Ao digitar 7[×][=][M+] neste momento o valor de 7
2 = 49 é guardado na memória
da calculadora (resultado parcial 1).
Digita-se 4[×]1[×]10[M−] neste momento o valor -40 é guardado na memória da
calculadora (resultado parcial 2).
Operando os resultados parciais obtém-se [MR][MR] = 9, e √
9 = 3 e deste ponto
em diante os cálculos são realizados sem o uso da calculadora, o resultado final é dado
operando as expressões
x′ =7 + 3 = 5
2



x′ =7 - 3=2
2


Caça Palavras Para Imprimir Com Vários Nomes de Frutas Comestíveis.

Caça Palavras Para Imprimir Com Vários Nomes de Frutas Comestíveis.

Caça Palavras Para Imprimir Com Vários Nomes de Frutas Comestíveis.
Caça Palavras Completar Com Nomes de Frutas.


16. Escreva os Nomes das Imagens de Forma Correta: . . . . . . .

Escreva os Nomes das Imagens de Forma Correta:
.
...
...

15. Escreva os Nomes das Imagens de Forma Correta: . . . . . . .

Escreva os Nomes das Imagens de Forma Correta:
.
...
...

14. Escreva os Nomes das Imagens de Forma Correta: . . . . . . .

Escreva os Nomes das Imagens de Forma Correta:
.
...
...