Pesquisar este blog

domingo, 16 de março de 2014

EDUCAÇÃO INFANTIL: PROJETO SÍTIO DO SEU LOBATO.

EDUCAÇÃO INFANTIL: PROJETO SÍTIO DO SEU LOBATO.


PROJETO: SÍTIO DO SEU LOBATO.
Justificativa:

Diante do grande interesse das crianças pela Musica: O Sítio do Seu Lobato e pelos animais decidimos explorar o tema pautando-se em animais domésticos e animais da fazenda.

Objetivo Geral:

  • Desenvolver o tema “Animais”, com base na música Sitia do Seu Lobato.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer diversas espécies de animais e suas características principais, tais como: gênero (macho e fêmea), habitat (Zona Rural), cobertura do corpo (penas, pelos etc), sua utilidade, etc;
  • Explorar o ambiente da Zona Rural enfocando as principais características (plantações, criação de animais, transportes utilizados, etc) promovendo o respeito pelo trabalho rural e também pela cultura.
  • Desenvolver oralidade em roda de conversa e conversa informal.
  • Socializar-se por meio de brincadeiras.
  • Desenvolver prazer pelas contações de histórias.
  • Ampliar vocabulário e falar com clareza.
  • Distinguir animais domésticos e animais selvagens.
  •  

Atividades:

  1.  Contação de histórias enfocando o tema (livros, fantoches, etc);
  2. Desenhos e representações; Musicas e canções; Recorte, colagem e dobradura de papeis diversos;
  3. Pintura guache, giz, lápis de cor, etc;
  4. Roda de conversas;
  5. Exibições de vídeos; 
  6. Passeios pela comunidade;
  7. Exploração de figuras;
  8. Massa de modelar; 
  9. Construção com sucata;
  10. Jogos, brincadeiras e recreação; 
  11. Culinária;
  12.  Imitações de animais;
  13.  Brincadeiras
Conteúdos:

  1. Cores;
  2. coordenação motora ampla;
  3. animais; 
  4. zona rural;
  5.  gênero (macho e fêmea);
  6.  noção de quantidade;
  7.  noção espacial;
  8.  formas geométricas;
  9.  artes;
  10.  oralidade;
  11.  musicalização;
  12.  percepções visuais; auditivas e táteis.

Avaliação:

A avaliação será contínua, através da observação do interesse, participação e realização das atividades pelos alunos.

PLANO DE AULA: MATEMÁTICA 3º ANO



PLANO DE AULA: MATEMÁTICA 3º ANO

Aula de matemática:

Conteúdo:
- Gráficos e tabelas;
- Situações problemas;

  Objetivos:
- Interpretar diversas informações;
- Ler tabelas e gráficos;
- Desenvolver o raciocínio lógico matemático;

Procedimentos metodológicos:
            Trabalharemos nesta com uma situação problema envolvendo tabelas e gráficos sobre Bala, e a partir desta atividade desenvolveremos as aulas durante uma semana.

Recursos:
            Soares, Eduardo Sarquis. Matemática com Sarquis. 3ª série.

ATIVIDADE: 


Situação Problema:

1)Para conhecer a preferência dos compradores a pequena fábrica de bala Doce Doçura registrou durante os 4 primeiros meses do ano as suas vendas.

BALAS POR PACOTES
MESES
HORTELÂ
CEREJA
CARAMELO
JANEIRO
109
87
51
FEVEREIRO
93
94
43
MARÇO
118
114
102
ABRIL
128
123
98
           
A)   Quais os sabores de balas pesquisadas?
B)   Qual o sabor mais vendido?
C)   Quantos pacotes de balas foram vendidos no mês de fevereiro?
D)   Qual a diferença das balas do mês de março com o mês de janeiro?
E)   Quantos pacotes de bala de caramelo foram vendidos?

2)Tarefa:
            Trazer para próxima aula 1 bala de qualquer sabor.

TRABALHANDO ALFABETO E SEPARAÇÃO DE SÍLABAS

TRABALHANDO ALFABETO E SEPARAÇÃO DE SÍLABAS

OBJETIVO GERAL: Trabalhar com alfabeto e separação de sílabas.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
* Identificar vogais e consoantes.
*Separar sílabas.
* Adquirir hábitos de leitura e escrita.

CONTEÚDOS:
Alfabeto (vogais e consoantes); Separação de sílabas; Leitura e escrita.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Após o momento de rotina com os alunos, expor no quadro e oralmente o que faremos durante a tarde. Explicarei aos alunos o que são vogais e o que são consoantes, trabalharemos com exercícios.
Depois, faremos cópia e leitura de um texto e ensinarei a separar sílabas.


Vogais: a - e - i - o -u

Consoantes: b-c-d-f-g-h-j-k-l-m-n-p-q-r-s-t-v-w-x-y-z 

Exercícios:
1. Escreva 2 palavras que começam com as vogais a,e,i,o,u.

2. escreva o nome dos colegas que começas com as consoantes l, g, s, v.

3. Escreva seu nome completo.

4. Copie e leia com atenção:
Palma, palma, palma
pé, pé, pé
roda, roda, roda,
carangueijo peixe é!

5. Quantas vezes você abre a boca para falar as palavras abaixo?
pé:
roda:
carangueijo:
6. Ditado: Torneira, alfinete, casa, uva, igreja, galinha, abacaxi, abacate. 

EDUCAÇÃO INFANTIL: PROJETO IDENTIDADE

Projeto Identidade
Quem sou eu? E quem está ao meu redor?

Turma: EI 3
  
Justificativa:
A identidade é um dos primeiros conceitos que deve ser trabalhado com criança, pois é a principal forma de distinção entre as pessoas. Quem sou eu? Com quem eu vivo? Qual meu nome? Quantos anos eu tenho? Uma das formas de construção da identidade é a partir das interações com seu meio social, que são possibilitadas pelo CMEI, sendo o mesmo um espaço social diferente do familiar, que propiciará á criança novas interações, ampliando seus conhecimentos em relação a si próprios e aos outros.

Objetivo geral:
Possibilitar a construção da identidade  de forma lúdica.

          Objetivos específicos:
Ampliar o vocabulário.
Desenvolver linguagem oral.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Identificar e nomear os órgãos dos sentidos e as principais partes do mesmo;
Identificar e nomear (oralmente) os membros de sua família;
Desenvolver a autonomia, a autoconfiança e a autoestima;
Interessar-se pelo zelo do próprio corpo.
Realizar ações relacionadas à saúde e higiene;
Desenvolver o lado artístico com desenhos e pinturas.
Reconhecer seu nome nos crachás e objetos pessoais;
Nomear e diferenciar peças de vestuário.
Compreender o esquema corporal.

Metodologia:
Brincadeiras em grupo e roda de conversa;
Atividades com o nome (identificação da primeira letra)
Contação de histórias.
Pinturas (giz de cera, tinta);
Brincadeiras.
Recorte e colagem;
Caixas de figuras;
Objetos pessoais das crianças.
Noções de quantidade;
Lateralidade e socialização.
            Conteúdos:
Identidade, partes do corpo, higiene, valores e regras, família, vestuário, musicalização, autonomia, órgãos dos sentidos, coordenação motora fina e ampla, percepções e expressões corporais, noções matemáticas.


Avaliação: Será diária, por meio da observação e participação do aluno nas atividadese compreensão das aulas propostas.

PROJETO EU SOU ASSIM (EDUCAÇÃO INFANTIL)

PROJETO EU SOU ASSIM (EDUCAÇÃO INFANTIL)

Boa tarde amigos e amigas, estamos postando este projeto que foi trabalhado por mim na turma de 04 anos (E.I 4) da Educação Infantil. Trata-se de um projeto que trabalha o desenvolvimento das crianças sobre autonomia, conhecimento de si mesmo, seu modo de agir, pensar, suas características, levando em conta descobrir-se, terem conhecimento de seu nome, sua identidade, adquirir noção de convívio em grupo, famíla e vivência no CMEI.

* OBJETIVO GERAL: Possibilitar o autoconhecimento, a construção de uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades agindo de acordo com elas.

* OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Reconhecer o próprio nome e dos colegas.
- Identificar suas preferências e comportamentos diante do mundo em que vive.
- Familiarizar-se com a imagem do proprio corpo, identificando e nomeando as partes.
- Explorar os órgãos dos sentidos.
- Adotar hábitos de cuidado, valorizando as atitudes relacionadas com higiene.
- Identificar membros da família.
- Desenvolver a independência, confiança e autoestima.
- Participar da organização darotina diária.
- Explorar movimentos corporais.
- Produzir arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
- Desenvolver habilidades e competências através de atividades lúdicas que explorem o tema.
- Ampliar a linguagem oral e o vocabulario de forma a expressar-se com mais clareza, expondo idéias, pensamentos e indagações.

* CONTEÚDOS:
 - Oralidade
- Identidade
- Partes do corpo humano.
- Valores
- Vestuário
- Família
- Musicalização
- Autonomia
- Sentidos
- Regras
- Coordenação motora fina e ampla.
- Expressões corporais.

* DESENVOLVIMENTO:
 - Música
- Contação de História
- Jogos e brincadeiras envolvendo o tema.
- Pintura
Recorte e colagem.
- Confecção de cartazes
- Caixa de figuras
- Foto das crianças

* RECURSOS:
- dvd DE MÚSICAS
- Rádio, cds.
- Papéis variados (kraft, E.V.A, cartolina)
- Cola, tesoura, pincel
- Tinta guache
- Fantoches
- Espelhos
- Livros de historinhas
- Figuras variadas
- Fotos
- Palitos de sorvete e churrasco
- Brinquedos variados
- Massinha de modelar.

* AVALIAÇÃO:
As crianças serão avaliadas no desempenho das habilidades e competências utilizadas durante a realização das atividades, sempre com intervenção do educador quando necessário respeitando o limite e desenvolvimento de cada um.

EDUCAÇÃO INFANTIL: PROJETO ANIMAIS

Turma: E. I 3 (03 ANOS)

Justificativa:  

O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária, levando em conta que geralmente já possuem determinado contato com algum animal, principalmente os de estimação, uma vez que, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. Consideramos também a elaboração deste projeto, por sempre ouvir nomes de animais durante as aulas, possibilitando assim trabalhar com o interesse e curiosidade dos pequenos.

Objetivo Geral:
  • Conhecer e identificar diversos animais.  

 Objetivos Específicos:
  • Reconhecer os animais.
  •  Identificar animais domésticos.
  • Respeitar e valorizar os animais.
  • Desenvolver linguagem oral.
  • Apreciar músicas infantis.
  • Apreciar ouvir as contações de histórias.
  • Estimular percepção visual.
  • Socializar-se por meio de brincadeiras. 
  • Explorar noção espacial e lateralidade: maior/menor - pequeno/grande.
  • Desenvolver criatividade.  
Recursos:
Livros de histórias
- DVD
- Massinha de modelar
- Giz de cera
- Papéis diversos
- Fantoches
- Cola
- Tinta guache
- Cola colorida
- Tesoura
- TV

Avaliação:

As crianças serão avaliadas continuamente por meio do desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades.

SUGESTÃO DE MÚSICA PARA DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

Sítio do Seu Lobato ( pode mudar em vez de Lobato, o nome de cada criança, com diversos animais e seus sons).

EDUCAÇÃO INFANTIL: PROJETO MUNDO COLORIDO

PROJETO: MUNDO COLORIDO
 
JUSTIFICATIVA: 
Sabemos que hoje a criança na tentativa de compreender o mundo, usa sua curiosidade para elaborar hipóteses e teorias que busquem responder as suas indagações. Partindo desta curiosidade desenvolvemos o projeto “Mundo Colorido” no qual será ofereceremos atividades com o propósito de experimentarem e explorarem as cores de maneira significativa para eles.

OBJETIVO GERAL 
Garantir aos alunos o aprendizado e reconhecimento das cores, de forma que eles possam identificá-las no seu meio, proporcionando atividades significativas para a criança através da utilização de recursos variados;

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
  1. Reconhecer, identificar, classificar e nomear as cores;
  2. Produzir Arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção;
  3. Desenvolver habilidades e competências através de atividades lúdicas que explorem o tema;
  4. Proporcionar momentos de descoberta e a exploração da criatividade, da imaginação e fantasia;
  5. Ampliar a linguagem oral e o vocabulário de forma a expressar-se com mais clareza, expondo ideias;
  6. Possibilitar a experimentação de diversos sabores;
  7. Explorar a criatividade utilizando materiais recicláveis
  8. Desenvolver a percepção visual através do uso das diferentes cores;
  9.  Explorar formas geométricas.
CONTEÚDOS:
·         Coordenação motora;
·         Motricidade;
·         Linguagem oral;
·         Cores;
·         Percepções corporais (tato, audição, paladar, visão e olfato)
·         Expressão corporal;
·         Noções matemáticas (temporal, espacial, quantidade, etc.);
·         Consistências (duro, mole e liquido) e temperaturas (quente e frio);
·         Musicalização e ritmo;

DESENVOLVIMENTO:
·         Massinha;
·         Músicas diversas envolvendo o tema;
·         Contação de histórias;
·         Culinária e experimentação de alimentos;
·        Jogos e brincadeiras envolvendo o tema (Boliche da cores, lenço-atrás, cobra-cega);
·         Pintura (giz, lápis de cor, tinta guache);
·         Recorte e colagem;
·         Mistura de tintas;
·         Enfeite da sala com a cor trabalhada (bexigas, tecidos, papeis, etc.);
·         Classificação de objetos pelas cores (brinquedos, objetos de higiene, etc.);
·         Confecção de cartazes, painel, etc.;

RECURSOS:
·         DVDS
·         CDs com músicas variadas
·         Papeis variados (cartolina, crepom, sulfite, E.V.A);
·         Tinta guache;
·         Giz de cera, lápis de cor;
·         Revistas;
·         Livros de histórias: Chapeuzinho Vermelho, Chapeuzinho  Amarelo entre outras;
·         Brinquedos diversos;
·         Minhocão, piscina de bolinhas;
·         Massinha de modelar;
·         Anilinas coloridas;
·         TNT colorido;
·         Palitos de sorvete e churrasco;
·         Frutas variadas;
·         Figuras de obras de arte;
·         Bexigas coloridas;
·         Sucata;

AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades.