Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de março de 2014

avaliação diagnóstica do 3º ano

Escola ..............................................................................................................

Data .................................................................................................................

Professora: ......................................................................................................

Avaliação Diagnóstica Inicial de Português

clip_image002

Análise linguística – apropriação do sistema de escrita alfabética

LP 1 Escrever o próprio nome; LP2 reconhecer e nomear as letras do alfabeto; LP3 Diferenciar letras de números e outros símbolos; LP4 Conhecer a ordem alfabética...; LP5 Reconhecer diferentes tipos de letras...;LP6 Usar diferentes tipos de letras em situações de escrita de palavras e textos.

1) Leia para sua professora.

clip_image004

Autor desconhecido

a) O que aconteceu de diferente em uma Copa do Mundo, segundo o texto?

_________________________________________________________________________

b) Em que ano essa Copa aconteceu? __________________________________________

c) Contra quem o Brasil jogava quando o fato diferente aconteceu?

________________________________________________________________________

d) Por que o jogador fez o gol descalço?

_________________________________________________________________________

e) Qual o nome do calçado que os jogadores usam para jogar futebol?

_________________________________________________________________________

Leitura: LP2:Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia./ LP8: Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas./ LP6: Interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia.

6- Marque com X a palavra que possui seis letras:

clip_image005clip_image006

clip_image007

7- Escreva as letras que a professora ditar:

clip_image008
clip_image009
clip_image010
clip_image011
clip_image012
clip_image013
clip_image014
clip_image015
clip_image016

Análise Linguística: LP2: Reconhecer e nomear as letras do alfabeto; LP3 Diferenciar letras de números e outros símbolos; LP5 Reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.

8) Maicon precisava comprar os seguintes ítens para jogar futebol:

clip_image018clip_image020clip_image022clip_image024clip_image026

Liste os ítens acima em ordem alfabética e ajude-o nas compras.

_________________________________________________________________________

LP4: Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.

9) Leandro e João Luís também haviam combinado de jogar de futebol, mas o Leandro precisou desmarcar. Só que o bilhete que ele escreveu tinha muitas palavras juntas. Que confusão! Reescreva o texto a seguir, organizando-o de maneira adequada.

clip_image028

clip_image030

10) Alguns dias depois, João Luís e Leandro se encontraram para jogar futebol. Escreva um texto contando como foi esse jogo.

_________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Análise Linguística – discursividade, textualidade, normatividade: LP6:Usar adequadamente a concordância e reconhecer violações de concordância nominal e verbal; LP7: Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P,B,T,D,F,V); LP12: Identificar e fazer uso de letra maiúscula e minúscula nos textos produzidos, segundo convenções; LP15: Segmentar palavras em textos. Produção de Textos Escritos: LP4: Produzir textos de diferentes gêneros; LP8: Utilizar vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas; LP10: Revisar autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes.