Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sugestão de Plano de Aula 3º Ano

Sugestão de Plano de Aula 3º Ano

Sugestão de Atividades (GA)

Trabalhando com GA

Conteúdos Trabalhados:

Ø Leitura de Imagens;

Ø Valores ( amizade, cooperação, sinceridade);

Ø Produção Textual ( Leitura e escrita);

Ø Singular e Plural das palavras;

Desenvolvimento

ü Assistir o Filme “Gato de Botas”

Conversa dirigida sobre o filme:

Trabalhando Valores

ü Características os personagens principais;

ü Trabalhar o valor da verdadeira amizade (o gato e o ovo);

ü Como devemos proceder com nossos amigos? Devemos ajudá-los mesmo quando eles estão errados?

Atividades

Produção Textual e Leitura

ü Escreva algum comentário (explique para os alunos o que é um comentário, caso tenham dúvida), sobre O GATO  de botas...Após leia para os colegas...

Hora do Conto

Leitura Texto:GATO QUE PULAVA EM SAPATOS ( Tenho se precisar)...

Antes de fazer a leitura a Professora faz alguns questionamentos, para despertar a curiosidade dos alunos sobre o texto:

ü Será que o gato da nossa história é parecido com o gato de botas???

ü Será que o gato do texto tinha dono(a)?

ü Porque será que o gato do texto pulava nos sapatos?

A Professora registra as respostas dos alunos no quadro para fazer a comparação das respostas com o que realmente acontece na história.

Após a Professora faz a leitura e modo claro e pausado, mostrando as ilustrações para os alunos...

Após leitura a Professora faz as seguintes perguntas:

ü Como era a vida do mimi no inicio da história?

ü Como devem ser tratados os bichinhos?

Perguntas para despertar o posicionamento crítico do texto:

ü No inicio o GATO só pulava em sapatos. Onde costumam ser guardados os sapatos?

ü Porque o GATO só pulava em sapatos?

ü No final o GATO pula em telhados. Porque os GATOS preferem os telhados?

ü A dona do GATO tratava ele como um animal ou como uma criança?

Produção Textual com Imagens e Escrita

Composição de Textos: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão

Pedir que os alunos desenhem a história, observando a ordem de início,  meio e  fim.

Após solicitar que reescrevam a história. O GATO que pulava em telhados, observando os mesmos critérios do desenho.

Escrita e leitura de palavras com GA

Construção de lista, associação desenho e escrita das palavras

Que outros animais conhecemos que comecem ou terminem com GA...Espera-se que os alunos falem: GALINHA, GALO, GAFANHOTO, FORMIGA, TARTARUGA...Escreva uma lista com os nomes sugeridos...Coloca-se o a figura do animal e a escrita do nome em letra bastão e cursiva, destacando o GA do inicio e do final as palavras...

Reescreva as frases substituindo as palavras que destacadas que estão no Singular, colocando-as no Plural:

1)- O GATO usava BOTA.

2)- O GATO pulava NO TELHADO.

3)- SUA DONA CUIDAVA sempre muito bem DO SEU GATO.