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sábado, 1 de junho de 2013

PLANO DE CURSO ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO

Plano de Curso – 5º ano do Ensino Fundamental

“ Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina 

OBJETIVO GERAL

Oportunizar ao aluno um ambiente escolar que valorize o ser humano como sujeito histórico e cultural observando e respeitando as diferenças e promovendo o desenvolvimento de habilidades humanas reflexivas e questionadoras.

METAS A SEREM ATINGIDAS PELOS ALUNOS/ALUNAS DO 5º ANO

Criar nos alunos o gosto pelo estudo e principalmente à necessidade de apropriar-se dos conhecimentos para que estes possam estar preparados para viver nesta sociedade competitiva e em constantes transformações. Para que de posse do conhecimento possam lutar por uma sociedade mais justa, buscando a mudança social, com igualdade para todos.

Buscar um aluno aberto, integrado, critica criativo, consciente e participativo, que saiba o que quer, que não se deixa manipular, com condições de enfrentar dificuldades, que se aproprie do conhecimento universal, sem nunca deixar de dar o devido valor aos conhecimentos que ele já acumulou ao longo de sua caminhada, de sua história. Partindo destes conhecimentos históricos e da bagagem de cada um, com a mediação do professor ele deverá ser capaz de construir os seus próprios conhecimentos, internalizá-los e se sentir um agente no processo de transformação.

Usando uma metodologia mais renovada, combinando a aplicação do método cientifico através da observação, da experimentação, do levantamento de hipóteses de conclusões, com aulas expositivas e debates entre alunos.

Formar hábitos de responsabilidade, de estudo, de pesquisa.

Levar o aluno a situar-se dentro do espaço em que vive desenvolver a auto - estima, a capacidade de expressão, a criatividade, na busca e construção do conhecimento.

Instrumentalizar os educandos para que possam se apropriar do saber acumulado e desta forma produzir um novo sabe, capaz de transformar as relações sociais do qual ele participa.

CIÊNCIAS


OBJETIVOS

  • Reconhecer elementos bióticos e abióticos;
  • Reconhecer a higiene, a alimentação e os bons hábitos como fator fundamental à saúde;
  • Identificar e reconhecer a estrutura do corpo humano: sistemas e aparelho;
  • Compreender a célula como unidade morfológica dos seres vivos;
  • Analisar dados científicos comparando com o conhecimento comum;
  • Compreender e comparar as fases da vida do ser humano buscando uma vida saudável em cada uma dela, percebendo as mudanças que temos no corpo e mente;

1º BIMESTRE 

ALIMENTAÇÃO HUMANA:

  • Origem, fonte e função no organismo;
  • Hábitos alimentares: (povos antigos e atuais; regionais e de diferentes etnias)
  • Elaboração de cardápios;
  • Nutrição e desnutrição;
  • Conservação dos alimentos;

HIGIENE E SAÚDE

  • Higiene do corpo mente e social;
  • Higiene dos ambientes; (casa, quarto, pátio, natureza...)

CONTÁGIO POR MICROORGANISMOS

  • Tipos de vacinas;
  • Etapas do crescimento e do desenvolvimento;
  • Reconhecimento do corpo: características físicas; 
  • Reprodução humana: fecundação;
  • Sexualidade, anatomia sexual, mudanças sexuais;

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO E MASCULINO

  • Funções dos aparelhos reprodutores;
  • Higiene corporal;
  • DST: formas de contágio e prevenção;
  • Aids e abuso de drogas;

2º BIMESTRE 

ESTRUTURAS ORGANIZADAS DOS SERES VIVOS

  • Elementos bióticos;
  • Estruturas organizadas dos seres vivos; (células e tecidos)
  • Unicelulares e pluricelulares;
  • Estruturas básicas das células e tipos diferentes de células.

CORPO HUMANO

  • Órgãos dos sentidos;

SISTEMA DIGESTIVO:

  • Boca, estômago, intestinos;
  • Dentes e mastigação.

SISTEMA CARDIOVASCULAR:

  • Circulação;
  • Sangue;
  • Vasos sanguíneos;
  • Coração.

3º BIMESTRE

SISTEMA RESPIRATÓRIO

  • Pulmões;
  • Trocas gasosas;
  • Inspiração e expiração;
  • Doenças do aparelho respiratório.

SISTEMA EXCCRETOR:

  •   Rins, urina;
  •   Suor.

SISTEMA NERVOSO 

  • Cérebro e nervos.

4º BIMESTRE

ELEMENTOS ABIÓTICOS

SOLO

  • Subsolo e suas riquezas minerais;
  • O solo e a agricultura.

AR:

  • Camadas a atmosfera;
  • Camada e ozônio e efeito estufa.

COMBUSTÃO

  • O que precisa para haver combustão;
  • Domínio do fogo;
  • Onde tem combustão; ( tipos de combustão)
  • Combustão e poluição.

O UNIVERSO

  • Sistema solar;
  • Planetas, estrelas, satélites;
  • Astros luminosos e iluminados;
  • O homem e as descobertas do universo: história, tecnologias, sistema de exploração e utilidades.

OBS: Os conteúdos foram listados além da programação do plano curricular previsto para o curso devido às contribuições da iniciação a pesquisa.

MATEMÁTICA

OBJETIVOS:

Desenvolver capacidades de construir conceitos e procedimentos matemáticos, formulando e resolvendo problemas;

Perceber que os procedimentos e conceitos matemáticos são uteis para compreender o mundo e atuar nele;

Observar a presença da matemática no dia a dia de forma sistemática: (quantidades, números, figuras geométricas, grandezas e medidas, tabelas, previsões...)

Integrar os vários eixos temáticos da matemática entre si e com as outras áreas do conhecimento;

Comunicar-se através da matemática;

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

SISTEMA DE NUMERAÇÃO

  • Números naturais; Representação dos números naturais;
  • Ordem e classe: classe dos milhares e outras classes;
  • Leitura e escrita de números;
  • Números ordinais;
  • Adição e subtração de números naturais;
  • Multiplicação e divisão de números naturais
  • Múltiplos e divisores de um número;
  • Operação inversa;
  • Tabuada.

2º BIMESTRE

ESPAÇOS E FORMAS GEOMÉTRICAS

  • Sólidos geométricos;
  • Principais polietros;
  • Sólidos geométricos;
  • Regiões planas;
  • Retas e semi-retas; retas paralelas e concorrentes.

ESTATÍSTICA

  • Interpretação e construção de tabelas e gráficos;
  • Médias.

FRAÇÕES

  • As ideias de fração;
  • Frações equivalentes;
  • Simplificação e comparação de frações;
  • Multiplicação de números naturais por frações.

3º BIMESTRE

PORCENTAGEM E PROBABILIDADES

  • Estatísticas e porcentagem;
  • Probabilidades;
  • Problemas do cotidiano envolvendo porcentagem.

NÚMEROS DECIMAIS

  • Inteiros e décimos;
  • Décimo centésimo e milésimo;
  • Comparações de números decimais;
  • Operações com números decimais;
  • Relacionando frações com números decimais.

4º BIMESTRE

GRANDEZAS E MEDIDAS

  • Medida de comprimento; 
  • Medidas de área;
  • Medidas de volume;
  • Medidas de massa;
  • Medidas de capacidade.

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

OBS. As quatro operações matemáticas serão retomadas em todos bimestres. 

PORTUGUÊS


OBJETIVOS

Empregar corretamente os sinais de pontuação na leitura e escrita;

Estruturar e reestruturar textos observando sinais de pontuação, acentuação, concordância, parágrafos e outras estruturas textuais;

Desenvolver habilidades de leitura e interpretação das diversos tipos textuais;

Identificar os diversos tipos de texto e frases;

Manusear corretamente o dicionário e utilizar na fala e escrita novo vocabulário;

CONTEÚDO

1º BIMESTRE

  • Leitura, interpretação e produção de textos;
  • Estruturação de textos: frases, parágrafos e pontuação;
  • Textos narrativos, e argumentativos;
  • Verbos – tempo presente passado e futuro;
  • Linguagem verbal e não verbal;
  • Tipos de frases: afirmativas, interrogativas e negativas;
  • Ordem alfabética e o uso da letra maiúscula e minúscula;
  • Classificação das palavras quanto o número de sílabas;
  • Acentuação: palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
  • Substantivos e suas classificações.

2º BIMESTRE

  • Leitura, interpretação e produção de textos;
  • Estruturação de textos: frases, parágrafos e pontuação;
  • Dissertação e descrição;
  • Resumo;
  • Histórias em quadrinhos, folder, diálogo, reportagem;
  • Linguagem formal e informal;
  • Adjetivos e sua classificação; Locução adjetiva;
  • Acentuação das palavras;
  • O uso do z e s; r e rr, sc, ss, ç e c...

3º BIMESTRE

  • Leitura, interpretação e produção de textos;
  • Estruturação de textos: frases, parágrafos e pontuação;
  • LENDA, reportagens, cartão - postal cordel e textos informativos;
  • Sinais de pontuação na leitura e escrita;
  • Pronomes possessivos e demostrativos;
  • Preposição;
  • Encontros consonantais e vocálicos...
  • Emprego de onde e aonde, porque, por que e por quê.

4º BIMESTRE

  • Leitura, interpretação e produção de textos;
  • Estruturação de textos: frases, parágrafos e pontuação;
  • Textos informativos, poemas, contos, prosas ouversos, paródia narrativas;
  • Variedade linguísticas: conjunção;
  • Verbos: pessoa e número. Modo imperativo e subjuntivo;
  • Emprego de, mas/mais, se não e senão.

HISTÓRIA

OBJETIVOS

Reconhecer em si e nos outros como sujeitos históricos;

Perceber no tempo como elemento importante na vida;

Estabelecer comparativos com o tempo presente e o passado e futuro;

Conhecer os grupos com os quais se relaciona;

Observar o que mudou ou não na natureza e na sociedade;

Valorizar o patrimônio cultural;

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

  • A construção de identidade individual e da família;
  • Medições de tempo: calendário cristão (ano, década e século) e tempo histórico;
  • O Brasil indígena: o Brasil antes da chegada dos colonizadores: as nações indígenas, os indígenas hoje (modos de vida, hábitos, relação com a natureza e problemática atual);
  • A chegada de outros povos na América e no Brasil.

2º BIMESTRE

  • Os colonizadores: viagens marítimas, encontro de culturas (a dos portugueses e a dos nativos);
  • A colonização no Brasil/região Sul: extração e produção de riquezas, organização social e político/administrativa, estrutura fundiária, conflitos...;
  • A importância da África na formação do povo brasileiro e Região Sul/aspectos culturais;
  • A África e o Brasil: a escravidão negra ( o tráfico de escravos para o Brasil e a exploração da mão-de- obra;
  • Ser escravo no Brasil: resistência negra: quilombos e líderes negros;
  • O negro na sociedade atual: a desigualdade;
  • Vivenciada pela população negra e outros setores.

3º BIMESTRE

  • Transformações econômicas, culturais, sociais e políticas com a vinda da família real portuguesa para o Brasil/ a independência do Brasil.
  • A expansão cafeeira: urbanização, transporte... 
  • O Brasil Imperial;
  • O movimento abolicionista e republicano;
  • O trabalho: a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado;

4º BIMESTRE

  • Os imigrantes: influência na história do Brasil e Região Sul.
  • Brasil República ontem e hoje ( síntese do geral);
  • A organização político-administrativa (Poderes Executivo Legislativo e Judiciário).
  • O desenvolvimento da indústria: condições de vida dos operários, as fábricas e o movimento operário.
  • Os direitos dos trabalhadores: leis trabalhistas;
  • Regime democrático X regime ditatorial Assembléia Constituinte, Constituição, eleição, voto etc.
  • Direitos e deveres do cidadão na atualidade. Principais acontecimentos políticos e sociais na atualidade.

GEOGRAFIA

OBJETIVOS

Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza na construção de diferentes paisagens urbanas e rurais no Brasil;

Reconhecer os diferentes modos de vida;

Reconhecer as relações existentes entre o mundo urbano e rural;

Valorizar o uso das técnicas e tecnologias em prol do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida;

Compreender e utilizar as linguagens cartográficas;

Valorizar o patrimônio cultural e respeitar a diversidade social;

Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisas da geografia para compreender os espaços, a paisagem, o território e o lugar, os processos de construção, as relações, problemas e contradições;

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

  • Representação da terra: globo e planisfério;
  • Diferente tipo de mapas observando título escala símbolo cartográfico, legenda, pontos cardeais (destacar mapas que retratam a região sul e país);
  • O Brasil na América e no mundo; Continentes e Oceanos;
  • A construção do território brasileiro;
  • As duas regionalizações do espaço brasileiro: do IBGE e Sócio-econômico, com as devidas funções;
  • Ocupação do espaço físico da Região Sul e do Brasil, reconhecendo as semelhanças e diferenças físicas e sociais das zonas rurais e urbanas, identificando a relação de complementaridade e interdependência existente entre ambas (noções gerais)

2º BIMESTRE

BRASIL: PAISAGENS NATURAIS E AÇÃO HUMANA

  • Ocupação do espaço físico da Região Sul e do Brasil, reconhecendo as semelhanças e diferenças físicas e sociais das zonas rurais e urbanas, identificando a relação de complementaridade e interdependência existente entre ambas (noções gerais);
  • Aspectos físicos da Região Sul e país: relevo, clima, hidrografia e recursos naturais;
  • Representação cartográfica e topográfica;
  • Relação homem-natureza, reconhecendo as intervenções humanas no ambiente natural de acordo com suas necessidades: canalização de rios, construção de pontes, aplainamento de encostas, áreas populacionais, preservação ambiental e outros.

3º BIMESTRE

  • Relação homem-natureza, reconhecendo as intervenções humanas no ambiente natural de acordo com suas necessidades: canalização de rios, construção de pontes, aplainamento de encostas, áreas populacionais, preservação ambiental e outros.
  • O papel do trabalho e da tecnologia na transformação dos espaços;
  • Características da urbanização do Brasil, observando a influência da colonização, agricultura e comercialização, percebendo-os a partir do próprio convívio;
  • Modernização da economia rural para atender a indústria e revolução digital, compreendendo-as a partir de situações reais como uso de máquinas e computadores na elaboração de produtos utilizados no dia-a-dia;
  • Movimento de migração e imigração e seus motivos, tais como: mão-de-obra para a indústria, ocupação do espaço, desemprego e influências na cultura do país;
  • Divisões do trabalho: por tarefas (um planta, outro transporta, outro embala e outras); social (patrão, empregado); por setor (primário, secundário, terciário); espacial (cidade e campo), tendo como foco a dinâmica da economia brasileira;
  • Modos de vida dos diferentes grupos sociais, comparando a nossa região a outras áreas do país;

4º BIMESTRE

  • Coexistência de grupos que vivem de maneiras diferentes em uma mesma cidade/estado/país;
  • Processo de urbanização e modernização do país promovido pela industrialização, influenciando: concentração maior de pessoas, transporte, moradia, saneamento básico, energia elétrica, lazer, programas assistenciais, movimentos populares e organização político-administrativa. 
  • Consequências da transformação da natureza pelo homem: desmatamento, poluição, e outros, compreendendo problemas característicos do nosso país, distinguindo-os de acordo com as regiões.

ENSINO RELIGIOSO

OBJETIVO

Refletir o sentido da atitude ética e moral, como consequência do fenômeno religioso e expressão da consciência através da responsabilidade ética, pessoal e comunitária. 

Ser humano 

Eu e o outro ( convivência) 

Amizade 

Campanha da fraternidade 

Eu e as pessoas de outra religião 

Respeito às diferenças 

Respeito eco pedagógico família, escola, comunidade...

Construção pessoal 

A alegria de servir 

O respeito pelo semelhante

Acontecimentos marcantes 

A beleza da criação 

Nascimento de um momento importante

Vida construção da história com Deus. 

Nossa amizade com Deus. 

A natureza manifesta a beleza com Deus.

Virtudes (respeito, confiança, honestidade, responsabilidade, amor, ética, solidariedade, fraternidade amizade, justiça). 

Historia das narrativas sagradas orais e escritas

TEMAS TRANSVERSAIS

Objetivo: conhecer fatos e situações marcantes da realidade brasileira, informações e praticas que possibilitem ao aluno participar ativa e construtivamente da sociedade elegendo critérios pautados na justiça e na melhoria de vida. 

CONTEÚDOS 

  • Ética; 
  • Pluralidade cultura;
  • Meio ambiente;
  • Saúde; 
  • Sexualidade; 
  • Trabalho e consumo.

RECUPERAÇÃO PARALELA

OBJETIVO:

Revisar conteúdos, conceitos e procedimentos oportunizando novas maneiras de apropriação do conhecimento. 

CONTEÚDOS: 

  • Produção e reestruturação de textos;
  • Jogos;
  • Leitura; 
  • Ilustração; 
  • Pesquisas;
  • Trabalhos em grupo.

AVALIAÇÃO

Processo contínuo, que envolve não só os conhecimentos adquiridos, mas também o desenvolvimento de habilidades necessárias à formação de hábitos, atitudes, conforme os objetivos propostos. Através de a avaliação detectar os pontos que necessitam ser novamente trabalhado, fazendo assim uma auto – avaliação do trabalho da professora como dos alunos e alunas.

Através da observação diária, avaliar cada aluno/aluna na sua participação, interesse, ideias apresentadas, cooperação e também pela sua capacidade de resolver exercícios, relacionar conteúdos, realizar pesquisas, produzir textos, experienciar, bem como na realização das tarefas de casa, etc.

METODOLOGIA

  • Diálogo;
  • Leitura individual, coletiva, silenciosa e oral;
  • Música e dança;
  • Teatro e dramatizações;
  • Fitas de vídeos, DVDs, CDs, etc;
  • Aulas expositivas;
  • Construção de tabelas e gráficos;
  • Apresentação de trabalhos;
  • Leitura de diversos textos e interpretações;
  • Pesquisas.

PLANO DE CURSO ENSINO FUNDAMENTAL I 3º ANO

DESENVOLVIMENTO
DA ORALIDADE /
LEITURA
• Linguagem oral e escrita: diferentes modelos textuais:
• cantigas de roda, imagens, parlendas, histórias mudas, documentos, piadas, diálogos, listas de nomes/tarefas,
• poemas, agenda telefônica, quadrinhas, bilhetes.
• Discussão oral sobre o texto.
• Rimas
• Alfabeto (Maiúsculo e minúsculo)
• Uso letras maiúsculas e minúsculas
• Encontro consonantal
• Ordem alfabética;
• Silaba (classificação quanto ao número)
• Silaba tônica.
• Sinônimo e antônimo
• Acentuação
• Sinais de pontuação ( : e ___ )
• Tipos de frases;
• Participar das interações em sala: escutando com atenção e compreensão; respondendo às questões propostas; expondo opiniões nos debates; respeitando a diversidade de expressão das outras pessoas; usar a linguagem em diferentes situações; planejar a fala em situações formais; realizar tarefas que dependem de escuta atenta e compreensão.
• Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura;
• Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras;
• Compreender textos;
• Identificar o alfabeto maiúsculo e minúsculo.
• Usar corretamente letras iniciais maiúsculas e minúsculas.
• Classificar palavras quanto o número de silabas.
• Identificar a silaba tônica nas palavras
• Compreender e construir o conceito de substantivo comum e substantivo próprio.
• Acentuar corretamente palavras com acento
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA/
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
• Sugestão dos grupos de dificuldades ortográficos.
• F/V
• T/D
• P/B
• C/G

• Concordância do verbo com o sujeito em número de pessoa.
• Uso do dicionário.
• Refletir sobre o uso de cada uma das dificuldades.
• Ler e grafar corretamente as palavras com as dificuldades apresentadas.
• Substituir palavras por antônimos em frases.
• Fazer uso do dicionário.
• Refletir sobre a importância da concordância de todas as palavras da frase – numero e pessoa/verbo.
PRODUÇÃO DE TEXTOS
• Trabalhar com frases.
• Criação de frases.
• Rimas
• Criação de textos a partir de rótulos, propagandas, histórias em quadrinhos, enumeração de fatos.
• Leitura / interpretação / produção de textos;
• Registrar textos espontâneos.
• Avaliar sua produção reestruturando o texto.
• Demonstrar suas percepções em relação ao mundo que vive de forma critica.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE PORTUGUÊS – 3º ANO 2º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências
DESENVOLVIMENTO
DA ORALIDADE /
LEITURA
• Discussão oral dos textos apresentados
• Leitura oral e silenciosa.
• Identificação de sinônimos através de gravuras.
• Elaboração de frases:
• Completar frases em substituição de palavras,
• Identificar personagens do texto através de ilustrações ou questões escritas.
• Conceito: substantivos e adjetivos. (próprio, comum, artigo e coletivo)
• Dígrafo
• Frases ( interrogativa, exclamativa, afirmativa e negativa)
• Aumentativo/ diminutivo;
• Encontro vocálico: ditongo/ tritongo, hiato);
• Construir o conceito de ditongo, tritongo e hiato.
• Identificar o encontro consonantal nas palavras;
• Perceber a diferença de aumentativo e diminutivo;
• Classificar encontros vocálicos em ditongo, tritongo e hiato.
• Reconhecer e escrever frases (interrogativa, exclamativa, afirmativa e negativa).
• Ler com entonação adequada, respeitando as vírgulas.
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA/
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
• M antes de P e B
• Li, LH
• Ao, AM
• R,RR
• S, SS
• Ç/X
• U/L
• QU, GU
• Ler e grafar corretamente palavra com as dificuldades;
• Formar frases usando as palavras com as dificuldades apresentadas;
• Construir frases com as palavras com dificuldades;
• Rever separação de silabas dos dígrafos
PRODUÇÃO DE TEXTOS
• Produção de textos: balões de fala, produção de final de história, produção de inicio de história.
• Poemas. Parlendas, quadrinhas, reportagens, textos, informativos.
• Criar personagens
• Criar dialogo em balões
• Produzir textos em seqüência lógica
• Utilizar corretamente os dois pontos e travessão.
• Ler e reler o texto depois da produção, quantas vezes forem necessário para analisar a coerência;

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE PORTUGUÊS – 3º ANO 3º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências
DESENVOLVIMENTO
DA ORALIDADE /
LEITURA
• Adjetivos;
• Divisão silábica e classificação quanto a silaba tônica
• Acentos
• Prenomes pessoais;
• Conceito de verbos/ tempos verbais
• Pontuação (, / ; /...)
• Reticências
• Dois pontos e travessão
• Compreender conceito de adjetivos
• Reconhecer a silaba como unidade sonora das palavras
• Classificar as palavras segundo a posição da silaba tônica
• Compreender o conceito de substantivo;
• Diferenciar substantivo primitivo e derivado;
• Identificar adjetivos em frases;
• Formar adjetivos;
• .
• Reconhecer os sinais de ponto e vírgula e reticências em um texto;
• Reconhecer a importância os sinais de pontuação.
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA/
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
• Uso do H/S e Z na formação do diminutivo / uso CH/sons do X/R, RR, R depois de consoantes,
• S, SS, S depois de consoante;
• Uso do Ç;
• Escrever corretamente palavras grafadas com as dificuldades trabalhadas;
• Representar corretamente as palavras que fazem parte do vocabulário de uso.
Produção de textos
• Produção de textos através de seqüências lógica, com roteiro.
• Complementação e escrita de recado.
• Escrita de um bilhete a partir de um modelo.
• Desenho final da história e produção de texto e titulo
• Pesquisa e criação de anúncio.
• Produção de texto a partir de um roteiro com ilustração do aluno.
• Produzir textos com seqüência lógica
• Criar recados.
• Redigir bilhetes.
• Escolher um final para a história e produzir um texto.
• Identificar e criar anuncio.
• Ler e reler o texto depois da produção, quantas vezes forem necessário para analisar a coerência;
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE PORTUGUÊS – 3º ANO 4º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Habilidades / competências
DESENVOLVIMENTO
DA ORALIDADE /
LEITURA
• Identificação oral sobre o texto.
• Identificação de sinônimo através de gravuras, palavras ou expressões destacadas por sinônimos.
• Completação de frases sobre acontecimento do texto.
• Ordenação de frases, ou de ilustrações, reproduzindo a seqüência do texto.
• Substantivo coletivo, singular e plural.
• Gênero do substantivo (feminino e masculino).
• Revisar: pontuação divisão silábica;
• Concordância verbal/ tempos verbais; (presente/ passado/futuro).
• Identificar titulo, tema, personagens e ações do texto.
• Ler texto com ritmo, entonação e pontuação corretos.
• Ampliar o vocabulário.
• Expressar-se oralmente com desenvoltura e clareza.
• Pontuar frases e pequenos textos corretamente.
• Identificar substantivo coletivo.
• Distinguir o substantivo masculino e feminino.
• Flexionar palavras do singular para o plural e vice e vice-versa.
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA/
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
• Conforto entre GE, GI/JE, JI
• Uso de M antes de P e B e no final
• Uso de N antes de consoantes;
• Uso de Há e A;
• Uso do porque/ por que
• Interpretação/ produção textuais. l
• Empregar corretamente as silabas trabalhadas;
• Revisar o emprego do m antes do P e B;
• Diferenciar e empregar corretamente Há / A em frases simples.
• Construir regras para uso do porque;
• Usar corretamente os vários tipos de porque;
Planejamento
de
matemática
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA – 3º ANO 1º BIMESTRE
Eixo – temático
Tópicos
Habilidades / competências
SISTEMA DE NÚMERAÇÃO
• Revisão das ordens estudadas no 2º ano;
• Contando de 5 em 5 e de 10 em 10.
• Número que indica ordem (dias da semana, mês do ano, dias do mês, horas.).
• Introdução da centena até 200;
• Valor posicional do algarismo;
• Arredondamento para dezena mais próxima;
• Escrita e leitura dos números ordinais até 50º;
• Antecessor e sucessor
• Números pares e impares
• Maior que, menor que; • Fazer observações sistemáticas dos aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles.
• Reconhecer a base e valor posicional dos números decimais;
• Formular hipóteses sobre a posição ocupada pelos algarismos dos números;
• Determinar o valor posicional do algarismo;
• Identificar antecessor e sucessor de um número, usar os números ordinais em questões que envolvem ordem ou posição;
OPERAÇÕES, CÁLCULOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
• Trabalhar os fatos fundamentais da adição e subtração
• Adição com ou sem reserva
• Adição com varias parcelas (iguais ou diferentes)
• Cálculos mentais envolvendo o conteúdo;
• Pesquisa de preço, elaboração de problemas.
Operação envolvendo o real
• Desenvolver a capacidade de realizar cálculos mental, escrito;
• Resolver situações problemas e construir a partir delas, significados da adição e da subtração, buscando reconhecer que um mesmo problema pode ser resolvido pelo uso de diferentes operações.
CONJUNTOS
• Características definidoras de conjuntos
• Conjuntos (com muitos e poucos elementos);
• Conjunto unitário
• subconjuntos
• Levar o aluno a adquirir a linguagem formal, reconhecer e identificar os tipos de conjuntos;
GEOMETRIA
E MEDIÇÃO
• Triângulos e quadriláteros do tangram.
• Linhas abertas e fechadas (simples e não interior e exterior)
• Sólidos geométricos (paralelepípedo, cubo, cilindro, cone, esfera, pirâmide e prisma).
• Números na régua: centímetro
• Escrita literal e simbólica das quantias •
• reconhecer linhas abertas, linhas retas e curvas em situações do cotidiano. Perceber a forma como um dos atributos dos sólidos geométricos. Classificar os sólidos, comparando-os e agrupando pelas semelhanças e diferenças. Reconhecer as faces dos sólidos.
* Conhecer um pouco a história do dinheiro
• Resolver situações problemas e construir a partir delas, procedimentos necessários para lidar com dinheiro no cotidiano.



ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA – 3º ANO 2º BIMESTRE
Eixo temático
Tópicos
Competências/ habilidades
SISTEMA DE NÚMERAÇÃO
• Compondo e decompondo
• Estudo da centena até 500
• Contagem de 50 em 50 e de 100 em 100;
• Leitura e escrita de numerais com 3 algarismos
• Comparar e ordenar os números naturais menores que 500
• Proporcionar condições para fixação da seqüência dos números naturais, com ênfase no antecessor e sucessor, contagem de 50 e 100, arredondamento e etc...
OPERAÇÕES E
CÁLCULOS
• Introdução dos fatos fundamentais da multiplicação e divisão (2, 3 e 4).
• Problemas com as quatros operações
• gráficos
• Problemas envolvendo o conteúdo
• Reforçar e ampliar as idéias associadas á multiplicação e divisão
• Analisar e resolver problemas envolvendo a multiplicação e a divisão
• Analisar e interpretar e resolver uma situação problema compreendendo a idéia da adição (juntar e acrescentar), subtração (retirar, comparar e completar).
• Interpretar tabelas e gráficos para resolver uma situação-problema;
SISTEMA DE MEDIDAS
GEOMETRIA

• Medidas de massas
• Medida do tempo (hora e minuto).
• Revisão de sólidos geométricos
• simetria
• Figuras planas
Características e semelhanças entre figuras
• Realizar medições de massas em situações do cotidiano;
• Conhecer um pouco da história do relógio
• Ler e escrever às horas indicada no relógio (digitais e de ponteiro).
• Identificar os sólidos geométricos
• Identificar simetria
• Nomear sólidos geométricos
• Identificar as características e semelhanças entre as figuras
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA – 3º ANO 3º BIMESTRE
Eixo temático
Tópicos
Competências/ habilidades
SISTEMA DE NUMERAÇÃO
• Introdução da 4º ordem (unidade de milhar)
• Leitura e escrita de numerais com até 4 algarismos;
• Compor e decompor números com 4 algarismos
• Números pares e impares
• Antecessor e sucessor envolvendo numerais com 4 ordens;
• Arredondamento para centenas mais próximas
• Leitura e escrita de números ordinais até 60º
• Introduzir a 4º ordem
• Ler e escrever numerais com até 4 algarismos
• Identificar números pares e impares na 4º ordem
• Ler e escrever os numerais ordinais ate o 60º
NUMERAIS RACIONAIS
• Introdução idéia de fração
• Metade, terça parte, quarta parte;
• Frações: forma simbólica – numerador e denominador
• Leitura e representação de frações• • Introduzir idéia de fração
• Identificar metade, terça parte, quarta parte.
• Construir o significado do numero racional e de suas representação (fracionaria) a partir de seus diferentes usos no contexto social.
OPERAÇÕES E CÁLCULOS
• Adição e subtração com numerais de 3 e 4 algarismos
• Multiplicação de números naturais com 2 e 3 algarismos
• Introdução dos fatos fundamentais da multiplicação e divisão (fatos 5,6 e 7)
• Dobro e triplo de uma quantidade • Resolver operações no QP, com reserva e reagrupamento.
• Resolver problemas de multiplicação
• Identificar o dobro e triplo de um numeral
• Resolver pequenos problemas mentalmente•
MEDIDAS
• Medidas de capacidade (litro, ½ litro, ¼ litro, etc.).
Problemas envolvendo as medidas • Reconhecer grandezas mensuráveis de capacidade (litro, ½ litro, ¼ litro, etc.).
• Resolver problemas envolvendo medida de capacidade
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE MATMÁTICA – 3º ANO 4º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Competências/ habilidades
SISTEMA DE NUMERAÇÃO
• Revisão das ordens estudadas, revisão do valor posicional (absoluto e relativo).
• Compor e decompor numerais
• Sucessor e antecessor
• Quádruplo, quíntuplo, e sêxtuplo de uma quantidade. • Rever as ordens (U/D/C/UM)
• Identificar quádruplo, quíntuplo, e sêxtuplo de uma quantidade;
• Rever e fixar decomposição, sucessor e antecessor dos numerais.
• Utilizar as regras do sistema para leitura e registro de numerais, composição e arredondamento de números, em relação a qualquer ordem de grandeza.
OPERAÇÕES
• Multiplicação com reserva e sem reserva
• Divisão aproximada
• Divisão com resto diferente de zero
• Propriedade da adição e da subtração
• Introdução dos fatos fundamentais da multiplicação e divisão (fatos 8 e 9)
• Problemas e cálculos envolvendo todas as operações • Compreender a multiplicação com ou sem reserva
• Compreender a divisão aproximada e com resto diferente de zero
• Identificar as propriedades da adição e subtração
• Resolver problemas escritos e orais envolvendo todas as operações
• Resolver sentenças matemáticas envolvendo multiplicação e divisão
SISTEMAS DE MEDIDAS
• Medida de comprimento (metro, centímetro e meio metro).
• Medida de tempo (revisão de calendário, horas, minutos e segundo).
• Medida de massa (quilograma, ½ meio quilo). • Rever e fixar medidas de massa e tempo
• Introduzir medidas de comprimento
• Resolver problemas envolvendo massa, tempo e comprimento.
Planejamento
de
ciências
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS – 3º ANO 1º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Competências / habilidades
A VIDA NO
PLANETA
• Seres vivos e elementos não-vivos
• O solo abriga muitos seres vivos • Perceber relações entre os seres vivos e os elementos não vivos do ambiente
• Compreender que os seres vivos apresentam um ciclo vital.
• Perceber a importância do solo para a vida de diversos seres vivos.
A ÁGUA
E O AR
• Os seres vivos precisam de água e ar
• Identificar lugares onde o ar e água estão presentes;
• Reconhecer a importância da manutenção da qualidade da água e do ar, bem como adquirir noções do uso racional e parcimonioso desses recursos.
A LUZ E O
CALOR
• A luz e os seres vivos
• O calor e os seres vivos
• Identificar o sol como principal fonte de luz e calor da terra;
• Perceber a necessidade de luz e calor para os seres vivos.
• Realizar atividades práticas para entender a conservação do calor e a composição da luz.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS – 3º ANO 2º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Competências / habilidades
OS SERES VIVOS E O AMBIENTE
• Os diferentes tipos de seres vivos
• Ambientes aquáticos e ambientes terrestres
• Adaptação ao ambiente
• Reconhecer que existem diferentes formas, tamanhos e tipos de plantas e animais.
• Identificar diferenças básicas entre os ambientes aquáticos e terrestres, bem como entre os seres vivos que os habitam.
• Identificar fatores que interferem ou limitam a vida, como a disponibilidade de água, a presença dos predadores, a escassez de alimento.
CONHECENDO AS PLANTAS
• O ciclo de vida das plantas
• As partes do corpo da planta
• Reprodução dos vegetais
• Compreender que as plantas apresentam ciclo vital.
• Reconhecer que as sementes necessitam de condições especificas para germinar.
• Identificar as principais partes do corpo de uma planta com flores
• Identificar a função da planta para o ambiente
• Diferenciar a reprodução por sementes da propagação vegetativa dos vegetais.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS – 3º ANO 3º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Competências / habilidades
CONHECENDO OS
ANIMAIS
• As características dos animais
• Locomoção e alimentação dos animais
• Nascimento dos animais
• Adquirir noções de classificação dos seres vivos por suas características comuns.
• Compreender que a ciências classifica os seres para facilitar o entendimento de sua diversidade
• Familiarizar-se com dois critérios de classificação dos animais e meio de locomoção e o modo de nascimento
• Compreender a metamorfose como um processo de desenvolvimento e transformação no corpo de muitos animais
• Reconhecer e valorizar a vida em toda a sua diversidade;
ANIMAIS VERTEBRADOS E
ANIMAIS INVERTEBRADOS
• Os animais vertebrados
• Os animais invertebrados
• Distinguir animais vertebrados e invertebrados, reconhecendo a presença da coluna vertebral como elemento de diferenciação entre esses dois grupos.
• Classificar vertebrados em peixe, anfíbios, repeteis, aves e mamíferos;
• Conscientizar-se sobre a prevenção de acidentes envolvendo animais peçonhentos, como serpentes, aranhas e escorpiões.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS – 3º ANO 4º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Competências / habilidades
COMO SÃO OS SERES
HUMANOS
• As características dos seres humanos;
• O corpo humano
• Os ossos do corpo humano
• Órgãos dos sentidos
• Reconhecer que os bebês humanos são gerados no interior do corpo das mães, durante um período de aproximadamente nove meses.
• Respeitar e valorizar as diferenças de idade das pessoas;
• Compreender que os ossos, os músculos e as articulações atuam em conjunto nos movimentos.
• Valorizar a pratica de esporte para manutenção da saúde
• Conhecer a importância das atividades físicas e da higiene na prevenção de diversas doenças.
OS SERES HUMANOS
DESCOBREM E INVENTAM
• As descobertas
• As invenções
• Os meios de transportes
• Perceber que muitas criações da vida moderna são frutos da utilização do conhecimento pelo ser humano.
• Compreender que a ciências e suas criações são dinâmicas, são modificadas e renovadas de acordo com os avanços no conhecimento e as demandas sociais.
• Conscientizar-se sobre o valor da educação no transito
Planejamento
de
História
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA – 3º ANO 1º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Competências/ habilidades
HISTÓRIAS DE PESSOAS E DE FAMÍLIAS
• Relações familiares
• História da família
• Arvore genealógica
• Relações de parentesco
• Dividindo responsabilidades na família
• Identificar diversos tipos de formação familiar
• Identificar relações de parentesco
• Identificar que as famílias são diferentes entre os povos de culturas diferentes e que os modelos de formação familiar também variam numa mesma cultura e ao longo do tempo.
2º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Competências / habilidades
O TEMPO E SUAS MEDIDAS
• O que é o tempo?
• Dia, semana, mês e ano.
• Instrumentos para medir o tempo
• Diferentes formas de marcar o tempo
• Refletir sobre a passagem do tempo
• Compreender a passagem do tempo marcada pela natureza
• Compreender o tempo cotidiano, os hábitos diários e a rotina, noções necessárias como instrumentos didáticos.
• Compreender o tempo da História (acontecimentos importantes na vida pessoal e na sociedade) como forma de marcar o tempo.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA – 3º ANO
3º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Competências / habilidades
OS DOCUMENTOS E A HISTÓRIA
• Os diferentes registros
• Documentos históricos
• Os museus
• Compreender a importância de diferentes tipos de registro de época passadas e presentes como fontes de informação ( documentos históricos)
• Reconhecer as diversidades culturais da sociedade.
• Apreender a noção de patrimônio histórico e cultural e a importância da sua preservação;
4º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Competências / habilidades
HISTÓRIA DE LUGARES
• A convivência na rua e no bairro;
• O que são ruas;
• Como as ruas são utilizadas?
• Ruas de ontem e de hoje
• Bairros e sua história
• Reconhecer a rua e o bairro como espaços de convívio da comunidade;
• Refletir sobre a necessidade de seguir normas para o bom convívio, bem como avaliar seu próprio comportamento em relação à comunidade.
• Conhecer a história do bairro onde se localiza a escola, buscando sua origem e transformações.
Planejamento
de
Geografia
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA YOLANDA MARTINS
PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA– 3º ANO 1º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Competências / habilidades
Construção da identidade de pessoal
• Sozinho ou em grupo
• Família: o primeiro grupo
• Escola: outro grupo de convivência.
• Reconhecer que os seres humanos são gregários, isto, é vivem em grupos;
• Compreender que as pessoas precisam uma das outras;
• Perceber a importância da família como primeiro grupo social e compreender que é nela que se aprendem as primeiras regras de convivência.
• Consientizar-se do modo como se organiza a estrutura da comunidade escolar, por meio da dramatização de situação de conflito;
• Desenvolver noções de ampliações e redução.
2º BIMESTRE
CONVIVÊNCIA E TRABALHO NAS RUAS
• Ruas: via de circulação
• Rua: outras funções.
• Ruas e os serviços públicos
• Meio de transporte
• Sinais de transito
• Gente que vai e gente que vem
• Reconhecer a rua como espaço de convívio da comunidade;
• Identificar as principais características de diferentes tipos de rua;
• Conhecer as diferentes formas de utilização das ruas e as atividades que nelas acontecem.
• Identificar os diferentes meios de transporte
• Identificar sinais de transito
• Reconhecer a necessidade de organização do transito;
• Conhecer algumas leis de transito;
3º BIMESTRE
Eixo temático Tópicos Competências / habilidades
OS BAIRROS
• Bairro (pontos de referencia)
• Espaços públicos
• Propriedades particulares
• Compreender que o bairro é um espaço das relações sociais e que está inserido numa totalidade espacial mais ampla.
• Distinguir espaço público de espaço de vivência;
• Discutir a problemática da construção de moradias em espaços públicos;
• Perceber que a conservação dos espaços públicos requer uma responsabilidade compartilhada;
• Compreender o conceito de propriedade e seus diversos usos;
• Perceber a importância da legenda para compreensão de plantas.
4º BIMESTRE
AS PAISAGENS E O MEIO AMBIENTE
• As paisagens
• O meio ambiente
• Desperdício
• Identificar e diferenciar paisagens
• Reconhecer a ação tanto de fatores naturais como de fatores na paisagem e perceber seus efeitos;
• Identificar elementos que diferencia bairros
• Refletir sobre as desigualdades sociais observadas nas paisagens;
• Identificar formas de agressão ao meio ambiente e saber evita-las