Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de maio de 2013

COMPLETE COM S OU Z

completando com S ou Z

ATIVIDADES DE REVISÃO GRAMATICAL

clip_image002clip_image004
Escola Municipal _________________________
Data,___ de ____________de________.
Professora: __________________________
Aluno (a):_________________________Série: 5º ANO
PORTUGUÊS

01)Descubra qual dos adjetivos do quadro poderia completar os espaços:
FRUTÍFERAS –CUIDADA – VERDES – PERFUMADAS
VERMELHAS – VIÇOSAS – HOLANDESAS –
VERDES – BONITA – GORDAS


Em sua ___________e bem _____________fazenda, vovô Antônio tem árvores _____________, ___________vacas ______________, pastos __________, hortaliças ______________e uma variedade de folhagens ____________, rosas vermelhas e perfumadas.
03)Copie e dê o antônimo dos adjetivos:
a)café amargo:___________________________
b)braço direito:___________________________
c)roupa seca:_____________________________
d)amigo legal:_____________________________
e)jovem pobre:____________________________
f)caixa vazia:_____________________________
g)cachorro manso:_________________________

04)Escreva frases, sendo que para cada uma você deverá utilizar as palavras que estão no quadro:
FIEL – LUCAS – BOSQUE – REX – PASSEAR - TARDES
SÃO PAULO – ROUPAS - FAMÍLIA – VIAGEM – PRAIAS – SOL – GOSTOSO – SORVETE

















Escolha alguns adjetivos do quadro abaixo para completar o texto "Amazônia”.

Adjetivo / Artigo
1) Você já sabe que os adjetivos concordam com o substantivo em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural). Escolhe alguns adjetivos do quadro abaixo para completar o texto "Amazônia”.
clip_image001tropical - pequeno - grande - enorme - preto – pequenas - ­imenso - grandes - úmidos - pretos - úmido – indígenas - ­coloridas - vermelho - amazônica - brasileiras – amazônicos - ­ brancas - largo - maior - vermelhas - estrangeiras
Amazônia
A Amazônia é coberta por uma floresta _________________________ , que
abriga uma variedade de plantas e animais. Os
habitantes, as plantas e os animais dessa floresta estão em perigo porque
muitas árvores estão sendo derrubadas por empresas ____________________________________
e ou estão sendo incendiadas para abrir espaço para
fazendas, minas ou estradas.
Na floresta _______________________ há o ______________________ rio
Amazonas, o rio do mundo. Ele nasce no Peru e
cruza toda a América, de oeste a leste e deságua no mar, onde se torna muito
_________________________ .
Muitas tribos __________________________ ainda vivem na floresta tropical.
Algumas constroem cabanas, enquanto outros
dividem ocas com os parentes. Os índios amazônicos
se enfeitam pintando o rosto com tinturas ___________________________________________ ,
___________________ e _______________________ , feitas com plantas
extraídas da mata.
(Texto elaborado pela autora especialmente para esta obra.)
2) Complete o texto com 29 artigos definidos e 2 artigos indefinidos, de maneira adequada ao sentido do texto.
Ao meio-dia a meia-lua
Àquela hora, centenas de estrelas brilhavam no céu. Brilhavam feito ___olhos curiosos do menino. Toda noite, de cotovelos sobre _____ janela e _____ mãos apoiadas no queixo, ____ cabeça ia longe. Para ____ alto, junto das estrelas. Tinham dito para ele que ____ céu é infinito. E quanta coisa dava para imaginar. Entre uma estrela e outra, espaços absurdos. E ____ meia-lua, lá incompleta e serena. ____ sensação gostosa, de aconchego. ____ olhos piscando de sono e _____ preguiça do tamanho do mundo. Recebeu _____ sono com um sorriso no rosto.
___ Sol apareceu. Suas cores mudando do vermelho para ___ laranja, do laranja para ____ amarelo, até que chegou ao vermelho de novo. Que lindo ... Esticou dois longos raios para ____ merecida espreguiçada. ____ céu azul, com poucas nuvens, estava inspirador - Outro dia para iluminar- animou-se ___ Sol. Começou a secar ____ orvalho da manhã, contemplar ___ árvores, ___ pássaros, em revoada passando pela cidade, pela Meia-Lua ... O quê?!!! - O que ____ Meia-Lua está fazendo aqui? Estava Dormindo ___ Meia-Lua. - E isso são horas de ____ Lua estar dormindo? Acorda! ____ pessoas que estavam acordando perceberam ____ alvoroço do céu.

OBS.: Exercícios 1 e 2 foram tirados do livro “Gramática para crianças”, de Maria Fernandes.