sexta-feira, 19 de abril de 2013

Por dentro das cadeias alimentares - Atividades


Por dentro das cadeias alimentares (Leia o texto e responda as questões)
Todos os animais, independentemente do seu estilo de vida, servem como fonte de alimento para outros seres vivos. Eles estão conectados por um sistema cadeia alimentar ou cadeia trófica, composta por organismos produtores (vegetais), consumidores (animais) e decompositores (bactérias e fungos).
As plantas são a base da cadeia alimentar, uma vez que produzem o próprio alimento por meio da fotossíntese. Na sequência aparecem os animais herbívoros e em seguida, os carnívoros, que se alimentam dos herbívoros.
No final da cadeia atuam os decompositores, que ingerem matéria orgânica em decomposição e devolvem aos solos nutrientes que serão utilizados pelos vegetais.
Em uma comunidade, o conjunto de cadeias alimentares interligadas forma uma teia alimentar, que se completa com os decompositores quebrando e oxidando matéria orgânica para obter energia e devolvendo ao ambiente sais minerais que serão reaproveitados pelos vegetais.
O manguezal é um ecossistema situado em áreas litorâneas, estuários e deltas de rios e é um dos ecossistemas mais importantes para o equilíbrio ecológico. O solo pastoso, alagadiço ou arenoso, rico em matéria orgânica, favorece o desenvolvimento de uma vegetação especial: os mangues. Os mangues são plantas com raízes grossas em forma de feixe, que ficam expostas quando a maré está baixa. É o berçário de inúmeras formas de vida e a fonte de alimento para boa parte da fauna marinha.
a) O que significa dizer que as plantas é a base da cadeia alimentar?
b) O que são decompositores?
c) Cite três características do MANGUEZAL, um ecossistema muito importante para a vida.


 Complete com setas, formando assim, uma cadeia alimentar  e responda: 
a)      Na cadeia alimentar acima, o produtor está representado por qual ser vivo? 
       b)      Nessa cadeia, o sapo é um consumidor primário, secundário ou terciário?
      c)      O gavião para conseguir energia precisa comer muito ou pouco? Por quê?
      d)   Quantos seres vivos estão representados nessa cadeia alimentar?
OBSERVAÇÃO: Responda as atividades propostas e depois cole este material no caderno.