Pesquisar este blog

domingo, 24 de março de 2013

PLANO ANUAL DE CIÊNCIAS ENSINO FUNDAMENTAL 2






AGENDA PEDAGÓGICA
PROFESSORA: SILVANA DE OLIVEIRA PINTO



disciplina: ciÊncias
para sérieS: 5ª A E B, 6ª A E B E 7ª







escola municipal maria de lourde vieira do n. pereira
plano de curso 2013
disciplina: ciÊncias
para sérieS: 5ª A E B, 6ª A E B E 7ª
professora: silvana de oliveira pinto
coordenadora: raymunda cabral




“A ESCOLA, MEU ESPAÇO DE ATUAÇÃO: A ESCOLA É O ESPAÇO DA REALIZAÇÃO DO EDUCADOR, COMO PESSOA, COMO PROFISSIONAL, COMO EDUCADOR. A VISÃO DE SI MESMOE A VISÃO DO MUNDO QUE TEM O EDUCADOR SE REVESTEM DE CONCRETUDE E DE AUTENCIDADE, NA MEDIDA EM QUE TRANSPARECEM NA SUA ATUAÇÃO JUNTO AOS EDUCANDOS.”




CIÊNCIAS
OBJETIVOS GERAIS:
    *            Compreender  a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive e as tecnologias como meios para suprir as necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao ser humano e ao equilíbrio da natureza;
    *            Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
    *            Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    *            Reconhecer e compreender características básicas dos seres vivos, comparando-as com o ser humano;
    *            Relacionar conhecimento científico e vida cotidiana, respeitando a si mesmo e ao meio ambiente;
    *            Compreender o ser humano como um ser natural, em interação com a Natureza, com a sociedade e com o Universo;
    *            Reconhecer e compreender as especialidades dos minerais, animais e vegetais;
    *            Reconhecer e compreender a dinâmica do meio ambiente, conceituando e interpretando fenômenos ambientais;
    *            Identificar e descrever as características da Ciência e relaciona-la ao seu Criador;
    *            Relacionar o conhecimento botânico e zoológico as mais variadas situações do cotidiano;
    *            Compreender a origem e diversidade dos seres vivos, sistematizando e classificando informações científicas;
    *            Reconhecer e compreender o funcionamento dos sistemas presentes no organismo humano;
    *            Identificar e descrever as características do corpo humano e relacioná-las ao seu Criador.
    *            Ler, interpretar e analisar ideias, conceitos e procedimentos científicos.




5ª série
1ª UNIDADE

CONTEÚDOS

1.Terra forma e localização.
A forma da Terra.
Modelos cosmológicos.
O sistema solar.

2.Algumas  características do nosso planeta.
O dia e a noite.
O Sol como guia.
Fusos horários.

3. O jeito de ser  e o lugar de cada um
Ambientes naturais e ambientes construídos.
Adaptação
Hábitat
Organismos e mudanças no ambiente
Sobrevivência
Alteração nos ambientes

4. O ciclo da vida
Ciclos de vida de diversos organismos
A reprodução como manutenção da espécie e ocupação do ambiente.
Reprodução sexuada e assexuada
Desenvolvimento direto e indireto
Algumas características do crescimento dos seres vivos ( mudas)
Etapas do ciclo de vida do ser humano
Puberdade e adolescência ( introdução)
5. O pega-pega da natureza
Cadeias alimentares
Hábitos alimentares
Fatores abióticos e bióticos
Relação entre os seres vivos e o ambiente
Desequilíbrio ambiental




2ª UNIDADE

CONTEÚDOS
1.Decompositores: começa tudo outra vez
Função do decompositores
Detritívoros e necrófagos
Algumas características de fungos e bactérias
Ciclo de materiais na cadeia alimentar ( introdução)
Participação dos fungos na vida humana
2. Lixo: repensando atitudes
Lixo ( definição, quantidade e diversificação de componentes)
Reutilização e reciclagem
Reciclagem  de papel
Coleta seletiva
Destino e tratamento
Economia de recursos e preservação ambiental
3. De onde vem a água que circula no planeta?
Distribuição da água no planeta
Medidas de comprimento
Ciclo da água ( nuvem, chuva, orvalho)
Algumas características de estado físico da água ( condensação, evaporação, ebulição, solidificação)
Capacidade  térmica
Água doce e água salgada
4. O que não afunda nem se dissolve, flutua
Medidas de volume e peso
Noções de densidade
3ª UNIDADE

CONTEÚDOS
1. Há água por perto
Identificação das características da água que entra  e saí de nossa casa
Consumo e desperdício
Circulação da água em plantas e animais
A água como solvente
Distribuição da água nos alimentos
2. Água: usar bem para ter sempre
Bom e mau uso da água
Concentração de poluentes
Poluentes biodegradáveis e não biodegradáveis
Poluição e contaminação biológica
Tratamento do esgoto
Purificação da água ( método simples)
Algumas doenças causadas por água contaminada
3. O uso da terra pelos seres humanos
Agricultura: noções da história da ocupação da tarra
A domesticação de animais
Algumas técnicas agrícolas ( rotação de culturas, monoculturas, arado)
Adubação natural e agroquímicos ( fertilizantes sintéticos e praguicidas ou agrotóxicos)
Alimentos orgânicos

4ª UNIDADE

CONTEÚDOS
1.Usando o solo e abusando dele
Solo: formação e estrutura
Erosão
Combate a erosão
Assoreamento
Queimadas
2. Solo, o sustento da vida
Solo: constituintes principais
Água no solo
Capilaridade
Vida no solo
3. Outras formas de obtenção de alimentos
Alimentos naturais x industrializados
Aquicultura, extrativismo e pesca predatória
Hidroponia e novas tecnologias
Produção de alimentos x crescimento populacional
4. As buscas da humanidade
O ser humano e a descoberta de materiais
Relação ser humano/ ciências e tecnologia
Algumas propriedades dos materiais
Recursos renováveis e não renováveis











6ª série

1ª UNIDADE

CONTEÚDOS
1.A energia que vem de longe
Fotossíntese
Funções da clorofila
Absorção de água pelas raízes
Sistema condutor
Respiração
Troca de gases nas plantas
Órgãos de reserva dos vegetais
Outros produtos da fotossíntese
Produção de amido pelas plantas
2. A teia da vida
Inter-relações entre os seres vivos
Hábitos alimentares
Biosfera
Teia alimentar ( urbanas e em outros ambientes)
Animais silvestres e domésticos
Manutenção de áreas naturais
População
Desequilíbrio nas cadeias alimentares
Controle biológico
3. A diversidade biológica
Classificação de animais e de vegetais
Grandes grupos
Identificação de algumas estruturas em animais e vegetais
Uso de chaves de classificação
Conceito de espécie
Biodiversidade
4. Associações entre os seres vivos
Relações ecológicas: interespecíficas ( predação, herboviria, parasitismo, mutualismo, comensalismo, inquilismo, protocooperação, competição) e intra-específicas ( sociedades e colônias)
Adaptações à predação e à defesa ( garras, dentes, venenos, mimetismo)




2ª UNIDADE

CONTEÚDOS
1.Visitantes e moradores do corpo humano
Alguns parasitas humanos: piolhos, fungos, pulga, herpes, verminoses
Outros habitantes do corpo humano, não parasitas
Relação verminoses x saneamento básico
Prevenção
Higiene pessoal
2. O incrível mundo dos micróbios
Micróbios: fungos, bactérias, protozoários, vírus e algas microscópicas
Fermentação
Fabricação de pães
Fabricação de iogurtes
Transformações químicas, biológicas ou não
3. Reprodução e ocupação de novos ambientes
Ocupação do meio por plantas e animais
Reprodução sexuada e assexuada em plantas a algas macroscópicas
Reprodução sexuada em animais
Animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos
4. Reprodução humana
Crescimento e desenvolvimento
Sexualidade e adolescência
Caracteres sexuais primários e secundários
Sistema genital feminino e masculino

Fecundação
Gravidez
Desenvolvimento do embrião
Cuidados com o corpo: anticoncepção, higiene corporal, DST

3ª UNIDADE

CONTEÚDOS
1. Calor e temperatura
Calor e temperatura
Natureza do calor
Equilíbrio térmico ( animais poiquilotérmicos e pecilotérmico)
Manutenção da temperatura corporal em ambientes frios

2. Calor: fontes e meios de transmissão
Condutores e isolantes térmicos
Isolamento térmico em animais
3. O calor e as características das substâncias
Mudanças de estado da matéria: fusão, solidificação, ebulição, vaporização, sublimação e liquefação
Estrutura da pele
4. Alguns fenômenos atmosféricos
Orvalho
Geada
Neve
Granizo

4ª UNIDADE

CONTEÚDOS
1. Conhecendo os alimentos
Conceito de alimento
Nutrientes e sua função
Aleitamento materno
Grupos de alimentos
2. Escolhendo o que comer
A pirâmide de alimentos
Dietas alimentares
Tabela de composição dos alimentos
Valor calórico das refeições
Distribuição das refeições ao longo do dia
Importância de uma alimentação equilibrada
Vitaminas e minerais
Necessidades calóricas e nutricionais
3. Hábitos alimentares: causas e consequências
Obesidade e saúde
Alimentação e atividade física
Necessidades alimentares ao longo da vida
Carências alimentares
Qual a origem da comida?
4.Cuidando dos alimentos
Conservando alimentos
Defumação
Desidratação
O ar muda a aparência dos alimentos
Fermentação
Especiarias
Refrigeração, congelamento e calor
Quando a comida faz mal


7ª série

1ª UNIDADE

CONTEÚDOS

Origem da vida segundo teorias científicas
· Formação do corpo na fase embrionária
· Fases do desenvolvimento: pré-natal e ciclo vital
· Divisão geral do corpo humano
· Constituição anatômica do nosso organismo
· As células e os tecidos
· Célula, sua constituição e funções vitais
· Estruturas celulares (citoplasmáticas e nucleares), suas características e funções
· O microscópio
· Importância dos alimentos


2ª UNIDADE

CONTEÚDOS

Digestão e sua fisiologia: produção de sucos digestivos e movimentos peristálticos;
· Os dentes: dentições, tipos de dentes, cuidados e estruturas
· Aparelho respiratório: esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
· Órgãos anexos: glândulas salivares, fígado e pâncreas
· Hepatite, pancreatite, gastroenterite, úlcera gástrica, etc.
· Aparelho circulatório: coração, veias e artérias.
· Sangue: funções e características das hemácias, leucócitos, plasma e plaquetas
· Doenças do sistema circulatório
· Defesas do nosso organismo: sistema imunológico, AIDS
· Aparelho excretor: mecanismos de funcionamento da retirada dos diferentes tipos de impurezas do nosso corpo.



3ª UNIDADE

CONTEÚDOS


Funções de relação com o ambiente
· Os principais mecanismos de relação entre o ser humano com o meio ambiente
· Locomoções e ossos: estruturas químicas e mecanismos estruturais para a locomoção.
· Sistema muscular e seu papel na locomoção.
· Órgãos dos sentidos: órgãos e funcionamento da visão, audição, tato, paladar e olfato.
· O sistema nervoso e seus componentes: sistema nervoso central, sistema nervoso periféricos.
· Funções do cérebro, cerebelo e bulbo.
· Medula espinhal, nervos e receptores dos sentidos.
· O sistema hormonal: composição de glândulas e hormônios produzidos.
· Ação hormonal no desenvolvimento do corpo humano.
· Hereditariedade: transmissão de caracteres hereditários.



4ª UNIDADE

CONTEÚDOS
Reprodução como fator de perpetuação da espécie
· Mecanismos naturais inerentes ao processo reprodutivo
· O sistema reprodutor: características, estruturas e sistema de funcionamento
· Fecundação e desenvolvimento embrionário
· Desenvolvimento do ser humano como ser em necessidade de se perpetuar
· Fases da vida humana e sua associação aos fenômenos naturais
· Doenças sexualmente transmissíveis
· Métodos contraceptivos
· Síndromes associadas à problemas correlatos à fecundação
· Doenças geneticamente transmissíveis como diabetes, câncer e outras doenças.




METODOLOGIA

Leitura oral compartilhada e grupal.
Provas escritas.
Elaboração de esquemas-resumo e gráficos representativos.
Leitura silenciosa.
Leitura de textos visuais.
Leitura do livro didático, paradidáticos, periódicos.
Promover debates e palestras.
Aula expositiva.
Desenho.
 Atividades em grupo.
 Atividades individuais.
Usar data show e TV.
Construção de mapas.
Confecção de cartazes e trabalhos manuais.
Desenvolvimento de técnicas, dinâmicas.
Trabalhos individuais.
Trabalho em grupo.
Atividades do livro didático.
Apostila xerocada.
Utilização de jornais, revistas e cartazes.
Caça palavras
Cruzadinhas


AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua no aprendizado do aluno através da verificação de aprendizagem, participação em sala, desempenho nas atividades, trabalhos, vistos no caderno, atividades avaliativas e provas bimestrais.