Pesquisar este blog

domingo, 17 de março de 2013

PLANO DE CURSO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Escola Municipal Maria de Lourdes Vieira do N. Pereira
Plano de curso 2013
Disciplinas: Português, Matemática, Ciências e Geografia
Para série: 3º ano B
Professora: Silvana de Oliveira Pinto

“A ESCOLA, MEU ESPAÇO DE ATUAÇÃO: A ESCOLA É O ESPAÇO DA REALIZAÇÃO DO EDUCADOR, COMO PESSOA, COMO PROFISSIONAL, COMO EDUCADOR. A VISÃO DE SI MESMO A VISÃO DO MUNDO QUE TEM O EDUCADOR SE REVESTEM DE CONCRETUDE E DE AUTENCIDADE, NA MEDIDA EM QUE TRANSPARECEM NA SUA ATUAÇÃO JUNTO AOS EDUCANDOS.”

EUNÁPOLIS, 14 DE março de 2013

PORTUGUÊS
OBJETIVOS GERAIS:
- Letramento (através do trabalho com os quatro papéis linguísticos: ler, escrever, ouvir e falar)
- Prazer pela leitura através do contato com textos de diferentes portadores
- Desenvolvimento do vocabulário e seu uso em atividades orais e escritas; percebendo, valorizando e identificando as funções sociais da língua.
- Aquisição da base alfabética (silabação simples).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1ª UNIDADE:
- Escrita do nome, nome dos colegas e familiares.
- Listas
- Palavras estáveis trabalhadas através da apresentação de objetos ou personagens
- Famílias silábicas: B,C, D, F
- Histórias em quadrinhos
-Separação e junção de sílabas
- Alfabeto
- Ordem alfabética
- Escrita espontânea
- Roda de conversas
- Recados (falados)
- Ditado de palavras
- Exposição oral sobre os trabalhos (explicar, argumentar)
- Ordenar figuras numa sequência (oral e escrita)
- Reconto de histórias
- Pseudo-leitura
- Produção coletiva de texto oral e escrita
- Rotina do dia (escrita na lousa)
- Chamada (todos os dias)
- Coordenação motora
- Palavras estáveis trabalhadas através de textos
- História em quadrinhos ( 3 quadrinhos)
- Caça - palavras; palavras cruzadas
- Textos instrucionais
- Listas e títulos
- Reconto e reescrita de textos narrativos
- Expressão Oral – (descrição)
- Escrita de nomes de personagens
- Cartaz
- Uso da agenda todos os dias (feito pelos alunos)
- Data Comemorativa - Páscoa
2ª UNIDADE:
- Famílias silábicas: G, H , J, L, M, N, P

-Separação e junção de sílabas
- Coordenação motora
- Leitura de livros em capítulos
- Roda de conversas
- Recados (falados e escritos)
- Entrevistas (deixar as crianças formularem algumas perguntas)
- Número de Sílabas
- Dar um fim para a história (oral e escrita)
- Exposição oral sobre os trabalhos ( explicar, argumentar)
- Ordenar figuras em sequência( oral e escrita)
- Reconto de história
- Ditado de palavras
- Pseudo - leitura
- Produção coletiva de texto oral e escrita
- Escrita espontânea
- Ditado
- Datas comemorativas: Dia do Trabalho, Dia das Mães, Festas Juninas, Inverno
- Rotina do dia
- Chamada
- Palavras estáveis trabalhadas através de textos
- Carta, recado, bilhete (escritos e falados)
- Confecção de cartazes
- História em quadrinhos (4 quadrinhos)
- Adivinhas, lendas, trava-línguas, parlendas, quadrinhas, poemas e canções.
- Palavras cruzadas
- Nome completo em letra cursiva
- Listas
- Uso da letra maiúscula e minúscula
- Coordenação motora (letra cursiva)
- Frases
- Escrita de Palavras
- Falas e diálogos
- Poemas
- Significado das palavras
- Segmentação de palavras na língua
- Narrativa
- Descrição de personagens
- Identificação de características de tipo textual
3ª UNIDADE:
- Roda de jornal (reescrever, desenhar, opinar, lição de casa, pesquisar, colar no caderno, pintar a inicial do nome...).
- Dar um começo para a história (oral e escrita)
- Produção coletiva de texto oral e escrito ( a criança fala escreve)
- Textos instrucionais (receitas, regras de jogos, rotina, normas da classe... ).
- Comentários sobre pontuação
- Ditado mudo
- Datas comemorativas: Independência, Dia da Árvore, Primavera.
- Famílias silábicas: Q, R, S, T, V, X, Z

-Separação e junção de sílabas
- Nome completo em letra cursiva
- História em quadrinhos (livro)
- Reescrita e todos os tipos de textos
- Leitura de livros em capítulos

-Títulos (dar títulos)
-Singular e plural
4ª UNIDADE:
- Palavras-cruzadas
- Escrita espontânea
- Listas

- Famílias silábicas complexas: BR, CR, VR, FR, DR, FL,
-Separação e junção de sílabas
- Coordenação motora
- Comentários sobre parágrafos
- Recados escritos e falados
- Exposição oral sobre os trabalhos
- Ordenar figuras numa sequência
- Reconto de histórias
- Ditado de frases
- Produção coletiva de textos oral e escrita
- Ditado de palavras
- Datas Comemorativas: São Francisco, Dia da Criança, Primavera, Dia do Professor, Verão e Natal
- Carta Enigmática
- Entrevista
- Pontuação
- Ordenação de texto
- Escrita de frases com letra manuscrita
- Escrita espontânea de palavras
- Anúncios e classificados
- Mensagens em códigos
- Comentários sobre acentos
- Linguagem figurada

ESTRATÉGIAS
Recortes e montagens

Ditado de figuras
clip_image001 Leitura de textos visuais
Livros infantis
Gibis
Revistas
Músicas
Poesias
Parlendas
Trava-línguas
Caça-palavras
Cruzadinhas
Crachás
Cartazes
Jornal
Histórias
Regras de jogos
Receitas
Listas
Material da sala de aula
Alfabeto móvel
Trabalhos individuais e em agrupamentos, conforme a fase de produção de escrita da criança.

AVALIAÇÃO:
clip_image001[1] Avaliação diagnóstica, contínua e paralela baseado nas dificuldades do aluno;
clip_image001[2] Verificação das atividades diárias e extraclasse;
clip_image001[3] Participação;
clip_image001[4] Assiduidade;
clip_image001[5] Leitura individual e em grupo;
clip_image001[6] Identificação, se possível, das origens das dificuldades observadas.

Matemática
OBJETIVOS GERAIS:
-Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número.
-Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia
- Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
-Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
-Identificar antecessor e sucessor
- Representar unidade e reconhecer dezenas
-Identificar ordem crescente e decrescente

-Resolver operações envolvendo dobro e triplo
- Reconhecer o real como moeda.
- Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representá-las.
- Construir e representar formas geométricas
- Ler e interpretar problemas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1ª UNIDADE:
- Atividades de culinária
- Identificação de números nos diferentes contextos ( agenda, datas, calendário, peso, idade, número de roupa)
- Espessuras (grosso/fino)
- Cálculo mental com somas e diferenças (só oralidade)
- Cálculo mental com somas e diferenças
- Cores
- Sequência numérica ( 1 até 100 )
- Estabelecer relações
- Tamanho
- Conservação de quantidades
- Situação – problema
- Figuras geométricas
- Ordem temporal
- Jogos de contagem
- Caminhos
- Características quantitativas e qualitativas
- Contagem oral
- Perto/longe
- Jogos de dominó, baralho e dado.
- Curto/comprido
- Seriação
- Caminhos / comprimentos
2ª UNIDADE:
- Classificação
- Alto/Baixo
- Mais/Menos
- Maior/Menor
- Problemas
- Dobraduras com formas geométricas
- Tangran
- Características qualitativas e quantitativas
- Mosaicos
- Medidas
- Identificar mudanças de direção
- Atividades de culinária
- Identificação de números em diferentes contextos
- Cálculo mental com divisões e multiplicações ( só oralidade )
- Relação de pertinência
- Seriação
- Copiar modelos
- Sequência numérica ( 1 até 150)
- Estabelecer relações
- Curvas
- Situação-problema
- Agrupamento de 2 em 2
- Espaço e Forma
- Sucessor e antecessor
3ª UNIDADE:
- Registrar problemas no caderno
- Sequência numérica
- Tabela
- Gráficos
- Conjuntos
- Medidas
- Atividades de culinária
- Identificação de números em diferentes contextos
- Cálculo mental com divisões e multiplicações
- Situação-problema
- Agrupamento de 5 e 10 unidades
- Problemas
- Números/Contagem
- Sequência numérica (1 até 200)
- Desafios

4ª UNIDADE:
-Completar
-Representar numeral à quantidade
-Ditado de números
-Trabalhar números vizinhos
-Ordem crescente e decrescente
-Colagem
-Contagem com sucatas , alunos , lápis , material dourado, etc.
-Emprego do Material concreto para identificar numero e numeral
-Leitura da escrita de números de 0 ate 30 .
-Formar grupos de 10 em 10
-Desenvolver conjuntos de dezenas.
-Resolver situações - problemas de sua realidade
-Exercícios escritos
-Juntar e contar
-Uso do material concreto
-Separar unidades e dezenas
-Folha xerocada, impressas, livro didático.
-Leitura e escrita de números até 250
-Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até ...
-Formar grupos de 10 em 10
-Conjuntos com dezenas
-Exercício de adição e subtração em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto.
-Cartazes
-Exercícios no caderno , livro , quadros e folhas .
-Problemas envolvendo as quatro operações.
-Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos.
-Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.

Estratégias:
Jogos
Brincadeiras
Material pedagógico
Dominó
Palitos de sorvete
Jogos
Baralho
Recorte de encartes de supermercados
Culinária
Jogo da velha
Jogo da memória
Botões
Avaliação:
· Avaliação contínua, observando e considerando seus avanços obtidos nas resoluções de raciocínio em situações que lhe serão apresentadas.


CIÊNCIAS
Objetivos :
OBJETIVO GERAL DE CIÊNCIAS
Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
Identificar relações entre o conhecimento cientifico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução histórica.

Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Identificar os principais astros do Sistema Solar.
-Identificar o Sol como uma estrela.
-Despertar a curiosidade a respeito das coisas que nos cercam.
-Despertar a consciência sobre a importância do solo para nossa vida.
-Identificar pelas características os principais tipos de animais que estão presentes em nosso meio ambiente
Identificar os vegetais e reconhecer sua importância em nossa vida como fonte de alimento e remédios.
-Reconhecer a importância da água em nossa vida, assim como a sua conservação para manutenção da vida na terra.
-Identificar as diferentes partes do nosso corpo e suas funções.
-Reconhecer a necessidade das regras de higiene para manutenção e conservação de nossa vida.
-Reconhecer o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do estado para conservação da saúde e do bem estar da comunidade.
-Reconhecer que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo, reconhecer a importância dos cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.
CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS
1ª UNIDADE
clip_image003
clip_image001[7] Estudando o planeta terra
clip_image001[8] Estudando o planeta Terra
clip_image001[9] Movimentos da Terra
clip_image001[10] As estações do ano
clip_image001[11] Luz e sombra
clip_image001[12] O Sistema Solar
clip_image001[13] Ar em movimento
clip_image001[14] Formação dos ventos
clip_image001[15] Direção dos ventos
clip_image001[16] Velocidade dos ventos
clip_image001[17] Força do vento
2ª unidade
clip_image005
clip_image001[18] Formação do solo
clip_image001[19] Como o solo é estudado?
clip_image001[20] Permeabilidade do solo
clip_image001[21] Poluição do solo
clip_image001[22] Água vai... água vem
clip_image001[23] Ciclo da água
clip_image001[24] O nascimento de um rio
clip_image001[25] Água e saúde
clip_image001[26] Materiais que se misturam completamente
clip_image001[27] Materiais que não se misturam completamente
3ª UNIDADE
clip_image006
clip_image001[28] Água: dissolvente universal
clip_image001[29] Separando misturas
clip_image001[30] Saneamento básico
clip_image001[31] Abastecimento e tratamento da água
clip_image001[32] Coleta de lixo
clip_image001[33] Destino do lixo
clip_image001[34] Direitos e deveres do cidadão
clip_image001[35] Classificando os seres vivos
clip_image001[36] Os reino
clip_image001[37] Nem reino vegetal nem reino animal
4ª UNIDADE
clip_image001[38] Produtos de origem animal e vegetal
clip_image001[39] O começo de uma nova vida animal
clip_image001[40] Reprodução do ser humano
clip_image001[41] Cuidados com os bebês e com os filhotes
clip_image001[42] O começo de uma nova vida vegetal
clip_image001[43] O corpo humano
clip_image001[44] Partes do corpo
clip_image001[45] Tipos humanos
clip_image001[46] Pessoas com deficiências
clip_image001[47] Terceira idade

AVALIAÇÃO
O estudante será avaliado no seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído um conceito bimestral.
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através a avaliação o estudante  verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do estudante e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.


GEOGRAFIA
OBJETIVO GERAL DE GEOGRAFIA:
clip_image001[48] Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE GEOGRAFIA:
clip_image001[49] Analisar as características da paisagem registrando os elementos observados.
clip_image001[50] Identificar mudanças e permanências no ambiente urbano.
clip_image001[51] Representar por meio de desenhos o ambiente urbano.
clip_image001[52] Representar, por meio de desenhos, as paisagens rurais.
clip_image001[53] Refletir sobre a importância do trabalho no espaço rural.
clip_image001[54] Reconhecer as características das paisagens urbanas.
clip_image001[55] Refletir sobre a importância da moradia.
clip_image001[56] Identificar os materiais usados na construção das diferentes moradias.
clip_image001[57] Reconhecer a moradia como um direito de todos.
clip_image001[58] Observar características da cidade onde vive ou próxima ao lugar onde mora.


CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA

1ª UNIDADE
CONTEÚDOS

clip_image001[59] Os lugares
1. Quando eu era pequena
2. Como os lugares estão organizados?
3. Como está organizado o lugar onde moramos?
4. Faça um passeio no lugar onde mora
5. A escola e o lugar onde moramos
6. O lugar onde fica a escola
7. Definindo território
8. Orientar-se nos lugares
9. Nosso corpo como ponto de referência
10. Os pontos de referências no nosso dia a dia
11. Mapa mental
12. Outros pontos de referência
13. O movimento aparente do Sol
clip_image001[60] Diferentes pontos de vista


2ª UNIDADE
CONTEÚDOS


clip_image001[61] Os lugares e as paisagens
1. Os elementos das paisagens
2. Os elementos naturais das paisagens
3. As formas de relevo
4. Por que acontece mudanças na paisagem?
5. As águas da paisagem
6. O aproveitamento da águas dos rios
7. As plantas e os animais nativos
3ª UNIDADE
CONTEÚDOS
clip_image001[62] As pessoas e as paisagens
clip_image001[63] As pessoas transformam as paisagens
clip_image001[64] O trabalho das pessoas e as paisagens
clip_image001[65] O trabalho e a criação de animais
4ª UNIDADE
CONTEÚDOS
clip_image001[66] A cidade e o campo
clip_image001[67] Os municípios
clip_image001[68] O município, o estado e o país
Metodologia:
clip_image001[69] Leitura de textos visuais
clip_image001[70] Leitura do livro didático
clip_image001[71] Debates
clip_image001[72] Aula expositiva
clip_image001[73] Desenho
clip_image001[74] Atividades em grupo
clip_image001[75] Atividades individuais
Avaliação:
O estudante será avaliado no seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído um conceito bimestral.
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através a avaliação o estudante  verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do estudante e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.