Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA O PIRULITO DO PATO

Escola:

Ano: 3º Ano
Professor (a):
Tempo Estimado: 2 semanas
Livro: “O pirulito do Pato”
Tema Transversal: Ética
Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Matemática
Conteúdos: Português– Letras iniciais e finais, substantivo próprio e substantivo comum, significado e sentido das palavras, rimas, som das palavras, formação de frases, formação de palavras, sílabas, sinais de pontuação, gênero masculino e feminino, consoantes e vogais, alfabeto, grau de parentesco, grau diminutivo, palavras com “S” e “C” e ortografia.
Matemática- Formas geométricas, reconhecimento das cores, números arábicos, números ordinais, Numeral cardinal, noções de fração, números por extenso, quantidade, divisão e sequência numérica.
Direitos de aprendizagem:
LÍNGUA PORTUGUESA

Oralidade:
· Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
· Escutar com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas, analisando-os criticamente.
· Valoriza os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.
Leitura.
· Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos.
· Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças.
· Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças.
· Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo professorou outro leitor experiente.
· Estabelecer relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
· Interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
· Interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
Análise linguística: apropriação do SEA e compreensão de convenções ortográficas regulares diretas e contextuais.
· Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.
· Reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.
· Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras.
· Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.
· Segmentar oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho.
· Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.
· Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V).
Análise linguística: discursividade, textualidade e normatividade.
· Analisar a adequação de um texto (lido, escrito ou escutado) aos interlocutores e à formalidade do contexto ao qual se destina.
· Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção.
· Reconhecer diferentes variantes de registro de acordo com os gêneros e situações de uso.
Direitos de Aprendizagem:

MATEMÁTICA

Números e operações.
· Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes funções: indicador da quantidade de elementos de uma coleção discreta (cardinalidade); medida de grandezas (2 quilos, 3 dias, etc); indicador de posição (número ordinal); e código (número de telefone, placa de carro, etc.).
· Utilizar diferentes estratégias para quantificar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade: contagem oral, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos; comunicar quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
· Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica.
· Identificar posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.
· Comparar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. Elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas e multiplicativas utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras.
· Resolver e elaborar problemas aditivos envolvendo os significados de juntar e acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades, comparar e completar quantidades, em situações de contexto familiar e utilizando o cálculo mental ou outras estratégias pessoais.
· Resolver e elaborar problemas de multiplicação em linguagem verbal (com o suporte de imagens ou materiais de manipulação), envolvendo as idéias de adição de parcelas iguais, elementos apresentados em disposição retangular, proporcionalidade e combinatória.
· Resolver e elaborar problemas de divisão em linguagem verbal (com o suporte de imagens ou materiais de manipulação), envolvendo as idéias de repartir uma coleção em partes iguais e a determinação de quantas vezes uma quantidade cabe em outra.
· Reconhecer frações unitárias usuais (um meio, um terço, um quarto e um décimo) de quantidades contínuas e discretas em situação de contexto familiar, sem recurso à representação simbólica.
Geometria.
· Explicitar e/ou representar informalmente a posição de pessoas e objetos.
· Descrever, comparar e classificar verbalmente figuras planas ou espaciais por características comuns, mesmo que apresentadas em diferentes disposições (por translação, rotação ou reflexão), descrevendo a transformação com suas próprias palavras.
Grandezas e medidas
· Comparar comprimento de dois ou mais objetos por comparação direta (sem o uso de unidades de medidas convencionais) para Identificar: maior, menor, igual, mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, etc.
· Identificação dos elementos necessários para comunicar o resultado de uma medição e produção de escritas que representem essa medição.
Tratamento da informação.
· Ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações (do tipo: anúncios, gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na comunicação, agindo de forma efetiva na realidade em que vive.
· Produzir textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA




























1ª SEMANA - 1º Dia

1º Momento: Apresentação do Livro da História “O Pirulito do Pato”

Fixar o cartaz número 01 com a imagem da capa do livro na parede. Fazer apresentação do livro “O Pirulito do Pato” para os alunos, com a leitura da imagem, passando o dedo para que todos possam acompanhar; falar o nome do autor, o título do livro, qual é a editora, de são as ilustrações e quantidade de páginas. Após a leitura da imagem da capa, fazer em seguida a leitura da história do livro; questionar os alunos sobre: quem é autor da história? Qual o título do livro? Qual é o animal que faz parte da história? Quais os nomes dos patos? Qual o grau de parentesco de um com o outro? Qual o nome do doce que foi dividido entre eles (os patos)? Todos ganharam partes iguais? Alguém ficou com uma parte maior? Atividade escrita nº 01 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.
2º Momento: Primeiro Trecho da História

Com o cartaz nº dois fixado na parede, fazer a leitura da imagem do primeiro trecho da história, junto com os alunos; passando o dedo para que todos possam acompanhar; indagando: Qual o sentido da palavra pito: pito de pneu ou pito de levar uma bronca? Cite as palavras que rimam no trecho da história. Quais palavras do trecho da história que começam com a letra “P”. Quantas frases têm nesse trecho da história? Quantas palavras têm nesse trecho da história? Quantas palavras têm uma sílaba? Quantas palavras têm duas sílabas? Quantas palavras têm três sílabas? Atividade escrita nº 02 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.

3º Momento: Segundo Trecho da História

Fixação do terceiro cartaz na parede com a imagem e o trecho da história, fazer as seguintes perguntas: Na imagem os números estão escritos em numeral ou por extenso? Quais são os dois substantivos comuns e os dois substantivos próprios que estão no segundo trecho da história? Existem rimas nos dois trechos da história na imagem? Quais são as palavras que rimam? Quantos e quais são os sinais de pontuação usados nos dois trechos da história? Quantos pirulitos a mamãe pata disse ao pato Lino e Dino para repartir. Atividade escrita nº 03 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.
Recursos Materiais:
· Livro: O pirulito do Pato;
· Cartazes01, 02 e 03 do módulo de ilustrações;
· Atividades escritas 01, 02 e 03 do Caderno de atividades.

Avaliação:
Processual: Contínua, através da observação diária do aluno no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse, assimilação e aprendizagem.
1ª SEMANA - 2º Dia

1º Momento: Terceiro Trecho da História
Fazer a leitura do quarto cartaz fixado na parede; iniciar a leitura da imagem e do terceiro trecho da história apontando com o dedo; fazer indagações: Quantas frases nesse trecho da história? Quantas palavras ao todo?Quais são as palavras que rimam? Os substantivos estão no gênero masculino ou feminino? São quantos e quais são eles?Quantos e quais são os sinais de pontuação que foram usados nesse trecho da história? Separe as sílabas das palavras a seguir: pato, palito, irmão. Quais as letras iniciais e finais das palavras: pato, palito, irmão. Atividade escrita nº 04 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.

2º Momento: Quarto Trecho da História

Após fixar o quinto cartaz na parede, iniciar a leitura da imagem e do quinto trecho da história apontando com o dedo; fazer perguntas: Quantas e quais palavras são iniciadas com a terceira letra do alfabeto? Quantas e quais palavras se iniciam com vogal? Quantas e quais palavras se iniciam com a letra que vem antes do “p”? Quantas e quais palavras têm mais letras? Quantas e quais palavras têm menos letra? Quais letras aparecem em todas as palavras? Quantas e quais palavras terminam com consoantes? Atividade escrita nº 05 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.
3º Momento: Quinto Trecho da História
Fixar o sexto cartaz na parede sobre o sexto trecho da história; iniciar com a leitura da imagem e do texto da história; fazer perguntas: Dino já ia cortando o que? Quem ia chegando? Quem será esse outro patinho que está com ela? O que ele deve ser dela? Imagine que ele é filho dela, e no caminho ele se perdeu da sua mãe. Agora a ajude encontrá-lo. Atividade escrita nº 06 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.
Recursos Materiais:
· Livro: O pirulito do Pato;
· Cartazes 04, 05e 06 do Módulo de ilustrações;
· Atividades escritas04, 05 e 06;

Avaliação:
Processual: Contínua, através da observação diária do aluno no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse, assimilação e aprendizagem.

1ª SEMANA - 3º Dia

1º Momento: Sexto Trecho da História

Depois de fixar na parede o sétimo cartaz do módulo de ilustrações, trabalhar a leitura da imagem e fazer a leitura do trecho da história; perguntar aos alunos: como é o nome dessa outra pata? Ela é o que da mamãe pata? E o patinho é o que dela? Qual é o nome dele? Ele disse que queria o que? Quais são as palavras que rimam? Agora faça a cruzadinha com algumas palavras do trecho da história. Atividade escrita nº 07 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.
2º Momento: sétimo trecho da Historia

Com o oitavo cartaz fixado na parede; trabalhar a leitura da imagem e fazer a leitura do trecho da história; perguntar aos alunos: O que a mamãe pata disse a sorrir? Quais são as palavras que rimam nesse trecho da história?Agora de acordo com as dicas encontre a palavra misteriosa. Letra que vem depois da letra “O”; terceira vogal; letra vem antes do “S”; letra que vem depois do “V”; letra que vem antes do “M”; nona letra do alfabeto; letra inicial da palavra “tinta”; letra final o nome do animal que aparece na imagem; ela tem ao todo oito letras. Atividade escrita nº 08 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.

3º Momento: oitavo trecho da Historia

Fixar o nono cartaz na parede; iniciar a leitura da imagem e do texto da história; fazer perguntas: Quais são as palavras que rimam nesse trecho da história? Quanto à mamãe pata mandou cada um pegar? Ela quis dizer o que com a palavra um terço? O que ela quis dizer com a frase “sem truque algum”? Vocês já praticaram algum tipo de truque? É correto fazer isso? Agora procure no caça-palavras as palavras que rimam e circule também as rimas do trecho da história na imagem. Atividade escrita nº 09 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.

Recursos Materiais:
· Livro: O pirulito do Pato;
· Cartazes 07, 08 e 09 do Módulo de ilustrações;
· Atividades escritas07, 08 e 09.

Avaliação:
Processual: Contínua, através da observação diária do aluno no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse, assimilação e aprendizagem.
1ª SEMANA - 4º Dia

1º Momento: Nono Trecho da História

Iniciar a leitura da imagem desse trecho da história, com o décimo cartaz fixado na parede; apontando com o dedo; fazer as indagações: de acordo com esse trecho da história, como estava à divisão do pirulito antes de chegar mais um? Em partes iguais ou diferentes? Agora faça vocês essa divisão e numere cada parte, de forma que represente o que a mamãe pata falou. Atividade escrita nº 10 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.

2º Momento: Décimo Trecho da História

Após fixar o décimo primeiro cartaz na parede, iniciar a leitura da imagem e do trecho da história apontando com o dedo; fazer as perguntas: Qual o significado que o pato Xato quis dizer com a palavra "um terço”: é uma parte do pirulito ou um objeto de fazer orações? O pato Xato quis dizer o que com a palavra “toca”, quando disse: em meu terço ninguém “toca"? Tocar um instrumento musical ou pegar uma parte do pirulito dele? Quais são as palavras que rimam e qual o grau de parentesco que o pato Xato é da pata Xoca? Irmão, filho, primo ou sobrinho? Atividade escrita nº 11 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.

3º Momento: Décimo Primeiro Trecho da História

Já com o décimo segundo cartaz fixado na parede, fazer a leitura da imagem; perguntar aos alunos: de acordo com esse trecho da história na imagem, qual o grau de parentesco do pato Lino com o pato Zinho? Irmão, primo, filho ou amigo? Quais as palavras que rimam? Como foi feita a divisão que o pato Lino fez com o pato Zinho? Atividade escrita nº 12 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.

Recursos Materiais:
· Livro: O pirulito do Pato;
· Cartazes 10, 11 e 12 do Módulo de ilustrações;
· Atividades escritas10, 11 e 12.

Avaliação:
Processual: Contínua, através da observação diária do aluno no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse, assimilação e aprendizagem.
2ª SEMANA - 1º Dia

1º Momento: Décimo segundo Trecho da História

Iniciar a leitura da imagem desse trecho da história, já com o décimo terceiro cartaz fixado na parede; apontando com o dedo; fazer as indagações: Quem dividiu sua parte com o pato Zinho? Além do pedaço de pirulito, o pato Zinho ganhou mais o que do pato Lino? O que significa cortar ao meio? Pedir aos alunos que façam uma sequência numérica de acordo com a quantidade de partes que o pirulito foi dividido e Pintar cada parte com as cores: rosa, vermelho, verde, azul, marrom e amarelo. ­­­­­­­­­­­­Agora faça a divisão que o pato Lino fez para dividir a sua parte com o pato Zinho seu amigão. Atividade escrita nº 13 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.

2º Momento: Décimo Terceiro Trecho da História
Fixar o décimo quarto cartaz na parede; começar com a leitura da imagem e do texto da história; fazer perguntas como: Quais são as palavras que rimam nesse trecho da história? Quais são palavras que estão no grau diminutivo? Circule no trecho da história na imagem, as palavras no grau diminutivo. Depois localize e circule também no caça-palavras, mais sete palavras no grau diminutivo; inclusive as duas que você já circulou na imagem. Atividade escrita nº 14 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.

3º Momento: Décimo Quarto Trecho da História

Iniciar a leitura da imagem desse trecho da história, com o décimo quinto cartaz fixado na parede; apontando com o dedo; fazer as indagações: Agora responda quantos patinhos chuparam partes do pirulito? Quantas são as palavras que rimam? Quais são elas?Agora façam uma ilustração da resposta. Atividade escrita nº 15 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.

Recursos Materiais:
· Livro: O pirulito do Pato;
· Cartazes 13, 14 e 15 do Módulo de ilustrações;
· Atividades escritas 13, 14 e 15.
· Lápis de Cor.

Avaliação:
Processual: Contínua, através da observação diária do aluno no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse, assimilação e aprendizagem.

2ª SEMANA - 2º Dia

1º Momento: Décimo Quinto Trecho da História

Com o décimo sexto cartaz fixado na parede; iniciar com a leitura da imagem e pedir aos alunos que respondam: Quais são as palavras que rimam nesse trecho da história? Todos ganharam partes iguais? Se não, respondam quem ganhou mais? Leiam e respondam as perguntas do trecho da história da e faça uma ilustração. Atividade escrita nº 16 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.

2º Momento: Décimo Sexto Trecho da História

Após fixar o décimo sétimo cartaz na parede, iniciar a leitura da imagem e do trecho da história apontando com o dedo, fazer indagações: Quantas palavras rimam? Quais são elas? De acordo com a história, quanto o pato Zinho levou? Um terço, um quarto, um quinto ou um sexto? Agora leiam e respondam o que está escrito no trecho da história e faça uma ilustração. Atividade escrita nº 17 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.

3º Momento: Décimo sétimo Trecho da História

Fixar o décimo oitavo cartaz na parede, iniciar a leitura da imagem e do trecho da história apontando com o dedo; fazer as perguntas: Qual foi a parte que o pato Zinho levou? O significado que o significa a palavra "um sexto”? Um Pedaço ou um cesto de lixo? Agora façam uma ilustração da resposta desenhando o objeto que o pato deu como pista e a quantidade de partes do pirulito que da sentido a pista que o pato deu. Atividade escrita nº 18 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.

Recursos Materiais:
· Livro: O pirulito do Pato;
· Cartazes 16, 17 e 18 do Módulo de ilustrações;
· Atividades escritas 16, 17 e 18.
· Lápis de Cor.
· Compasso

Avaliação:
Processual: Contínua, através da observação diária do aluno no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse, assimilação e aprendizagem.

2ª SEMANA - 3º Dia

1º Momento: Décimo Oitavo Trecho da História

Fazer a leitura do décimo nono cartaz fixado na parede; iniciar a leitura da imagem e do trecho da história apontando com o dedo e fazer as indagações: No trecho da história, aparece a palavra cesto com “C”, o significado dela é: sexta parte ou um objeto de colocar lixo? No trecho da história, aparece também a palavra sexto com “S”, o significado dela é: objeto de colocar lixo ou é a sexta parte (sexto pedaço). As palavras cesto e sexto têm o mesmo som ou não? Pedir aos alunos que façam dois desenhos, um para ilustrar o que é sexto e outro para ilustrar o que é cesto. Atividade escrita nº 19 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.

2º Momento: Décimo nono Trecho da História

Após fixar o vigésimo cartaz na parede, iniciar a leitura da imagem e do trecho da história apontando com o dedo; fazer perguntas: Na parte superior da imagem o pirulito foi dividido em quantas partes? Iguais ou não? Na parte inferior da imagem o pirulito foi dividido em quantas partes? Iguais ou não? Quantos patos têm na imagem? Quantos e quais são os formatos de figuras geométricas que aparecem para ilustrar a divisão do pirulito?Desenhe um círculo para representar um pirulito e faça a divisão com seis colegas da sala de aula, em partes com formatos parecidos com triângulos. Pintar cada parte de uma cor. Atividade escrita nº 20 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.
3º Momento: Vigésimo Trecho da História

Iniciar a leitura da imagem desse trecho da história, com o vigésimo primeiro cartaz fixado na parede; apontando com o dedo; fazer as indagações: Na parte superior da imagem o pirulito foi dividido em quantas partes? Iguais ou diferentes? Na parte inferior da imagem o pirulito foi dividido em quantas partes? Iguais ou diferentes? Na imagem que ilustra a divisão do pirulito, aparecem formas que lembram quais figuras geométricas? Pedir aos alunos que desenhem um círculo para representar um pirulito e fazer a divisão em quatro partes, para quatro colegas da sua preferência e outro para representar ou um pirulito dividido em cinco partes, para cinco colegas que os nomes terminam com a letra “A”. Pintar cada parte de uma cor. Atividade escrita nº 21 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.

Recursos Materiais:
· Livro: O pirulito do Pato;
· Cartazes 19, 20 e 21 do Módulo de ilustrações;
· Atividades escritas 19, 20 e 21.
· Lápis de Cor.
· Compasso

Avaliação:
Processual: Contínua, através da observação diária do aluno no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse, assimilação e aprendizagem.

2ª SEMANA - 4º Dia

1º Momento: Vigésimo Primeiro Trecho da História

Com o vigésimo segundo cartaz fixado na parede; iniciar a leitura da imagem; Pedir aos alunos que observem os dois círculos da imagem e fazer indagações: O pirulito foi dividido em quantas partes? Iguais ou diferentes? Como chamamos a parte de número seis do pirulito? Qual quadrinho da imagem representa inteiro? Qual quadrinho da imagem representa metade? Qual quadrinho da imagem representa um terço? Qual quadrinho da imagem representa um quarto? Qual quadrinho da imagem representa quinto? E qual quadrinho da imagem representa um sexto? Pedir aos alunos que observe os quadrinhos da imagem e ligue os números à resposta correspondente; completar a sequência numérica com os números ímpares e depois completar a outra sequência numérica, com os números pares de acordo com a sequência da imagem. Atividade escrita nº 22 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.

2º Momento: Vigésimo Segundo Trecho da História

Depois de fixar na parede o vigésimo terceiro cartaz do módulo de ilustrações, fazer a leitura da imagem e do trecho da história; perguntar aos alunos: No primeiro parágrafo do trecho da história a palavra terço refere-se a uma parte do pirulito ou a um objeto utilizado para reza? Observe a imagem, leia e responda: O pato Dino e o pato Xato ganharam cada um qual parte do pirulito? O pato Lino dividiu a parte dele com quem? O pirulito foi dividido em quantas partes? Quem ficou com a parte maior? Quem ficou com a parte menor? Pedir aos alunos que reescrevam a história completa e depois façam as modificações necessárias. Passar pelas carteiras auxiliando-os nessa correção e reescrita. Agora que chegou ao final da história, solicitar mais uma vez que façam a reescrita do texto com as modificações que foram feitas e a ilustração da completa da história. Em seguida sugerir que compartilhem e troquem suas produções com os colegas, de modo que oportunize a leitura. Atividade escrita nº 23 e atividade 24 Módulo de Atividades para os alunos que terminarem primeiro até passar para o próximo momento.
Recursos Materiais:
· Livro: O pirulito do Pato;
· Cartazes 22 e 23 do Módulo de ilustrações;
· Atividades escritas22 e 23.
· 1 folha de papel para cada aluno;
· Lápis de Cor.
· Compasso

Avaliação:
Processual: Contínua, através da observação diária do aluno no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse, assimilação e aprendizagem.