sábado, 1 de junho de 2013

PLANO DE CURSO ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO

Plano de Curso – 5º ano do Ensino Fundamental

“ Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina 

OBJETIVO GERAL

Oportunizar ao aluno um ambiente escolar que valorize o ser humano como sujeito histórico e cultural observando e respeitando as diferenças e promovendo o desenvolvimento de habilidades humanas reflexivas e questionadoras.

METAS A SEREM ATINGIDAS PELOS ALUNOS/ALUNAS DO 5º ANO

Criar nos alunos o gosto pelo estudo e principalmente à necessidade de apropriar-se dos conhecimentos para que estes possam estar preparados para viver nesta sociedade competitiva e em constantes transformações. Para que de posse do conhecimento possam lutar por uma sociedade mais justa, buscando a mudança social, com igualdade para todos.

Buscar um aluno aberto, integrado, critica criativo, consciente e participativo, que saiba o que quer, que não se deixa manipular, com condições de enfrentar dificuldades, que se aproprie do conhecimento universal, sem nunca deixar de dar o devido valor aos conhecimentos que ele já acumulou ao longo de sua caminhada, de sua história. Partindo destes conhecimentos históricos e da bagagem de cada um, com a mediação do professor ele deverá ser capaz de construir os seus próprios conhecimentos, internalizá-los e se sentir um agente no processo de transformação.

Usando uma metodologia mais renovada, combinando a aplicação do método cientifico através da observação, da experimentação, do levantamento de hipóteses de conclusões, com aulas expositivas e debates entre alunos.

Formar hábitos de responsabilidade, de estudo, de pesquisa.

Levar o aluno a situar-se dentro do espaço em que vive desenvolver a auto - estima, a capacidade de expressão, a criatividade, na busca e construção do conhecimento.

Instrumentalizar os educandos para que possam se apropriar do saber acumulado e desta forma produzir um novo sabe, capaz de transformar as relações sociais do qual ele participa.

CIÊNCIAS


OBJETIVOS

  • Reconhecer elementos bióticos e abióticos;
  • Reconhecer a higiene, a alimentação e os bons hábitos como fator fundamental à saúde;
  • Identificar e reconhecer a estrutura do corpo humano: sistemas e aparelho;
  • Compreender a célula como unidade morfológica dos seres vivos;
  • Analisar dados científicos comparando com o conhecimento comum;
  • Compreender e comparar as fases da vida do ser humano buscando uma vida saudável em cada uma dela, percebendo as mudanças que temos no corpo e mente;

1º BIMESTRE 

ALIMENTAÇÃO HUMANA:

  • Origem, fonte e função no organismo;
  • Hábitos alimentares: (povos antigos e atuais; regionais e de diferentes etnias)
  • Elaboração de cardápios;
  • Nutrição e desnutrição;
  • Conservação dos alimentos;

HIGIENE E SAÚDE

  • Higiene do corpo mente e social;
  • Higiene dos ambientes; (casa, quarto, pátio, natureza...)

CONTÁGIO POR MICROORGANISMOS

  • Tipos de vacinas;
  • Etapas do crescimento e do desenvolvimento;
  • Reconhecimento do corpo: características físicas; 
  • Reprodução humana: fecundação;
  • Sexualidade, anatomia sexual, mudanças sexuais;

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO E MASCULINO

  • Funções dos aparelhos reprodutores;
  • Higiene corporal;
  • DST: formas de contágio e prevenção;
  • Aids e abuso de drogas;

2º BIMESTRE 

ESTRUTURAS ORGANIZADAS DOS SERES VIVOS

  • Elementos bióticos;
  • Estruturas organizadas dos seres vivos; (células e tecidos)
  • Unicelulares e pluricelulares;
  • Estruturas básicas das células e tipos diferentes de células.

CORPO HUMANO

  • Órgãos dos sentidos;

SISTEMA DIGESTIVO:

  • Boca, estômago, intestinos;
  • Dentes e mastigação.

SISTEMA CARDIOVASCULAR:

  • Circulação;
  • Sangue;
  • Vasos sanguíneos;
  • Coração.

3º BIMESTRE

SISTEMA RESPIRATÓRIO

  • Pulmões;
  • Trocas gasosas;
  • Inspiração e expiração;
  • Doenças do aparelho respiratório.

SISTEMA EXCCRETOR:

  •   Rins, urina;
  •   Suor.

SISTEMA NERVOSO 

  • Cérebro e nervos.

4º BIMESTRE

ELEMENTOS ABIÓTICOS

SOLO

  • Subsolo e suas riquezas minerais;
  • O solo e a agricultura.

AR:

  • Camadas a atmosfera;
  • Camada e ozônio e efeito estufa.

COMBUSTÃO

  • O que precisa para haver combustão;
  • Domínio do fogo;
  • Onde tem combustão; ( tipos de combustão)
  • Combustão e poluição.

O UNIVERSO

  • Sistema solar;
  • Planetas, estrelas, satélites;
  • Astros luminosos e iluminados;
  • O homem e as descobertas do universo: história, tecnologias, sistema de exploração e utilidades.

OBS: Os conteúdos foram listados além da programação do plano curricular previsto para o curso devido às contribuições da iniciação a pesquisa.

MATEMÁTICA

OBJETIVOS:

Desenvolver capacidades de construir conceitos e procedimentos matemáticos, formulando e resolvendo problemas;

Perceber que os procedimentos e conceitos matemáticos são uteis para compreender o mundo e atuar nele;

Observar a presença da matemática no dia a dia de forma sistemática: (quantidades, números, figuras geométricas, grandezas e medidas, tabelas, previsões...)

Integrar os vários eixos temáticos da matemática entre si e com as outras áreas do conhecimento;

Comunicar-se através da matemática;

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

SISTEMA DE NUMERAÇÃO

  • Números naturais; Representação dos números naturais;
  • Ordem e classe: classe dos milhares e outras classes;
  • Leitura e escrita de números;
  • Números ordinais;
  • Adição e subtração de números naturais;
  • Multiplicação e divisão de números naturais
  • Múltiplos e divisores de um número;
  • Operação inversa;
  • Tabuada.

2º BIMESTRE

ESPAÇOS E FORMAS GEOMÉTRICAS

  • Sólidos geométricos;
  • Principais polietros;
  • Sólidos geométricos;
  • Regiões planas;
  • Retas e semi-retas; retas paralelas e concorrentes.

ESTATÍSTICA

  • Interpretação e construção de tabelas e gráficos;
  • Médias.

FRAÇÕES

  • As ideias de fração;
  • Frações equivalentes;
  • Simplificação e comparação de frações;
  • Multiplicação de números naturais por frações.

3º BIMESTRE

PORCENTAGEM E PROBABILIDADES

  • Estatísticas e porcentagem;
  • Probabilidades;
  • Problemas do cotidiano envolvendo porcentagem.

NÚMEROS DECIMAIS

  • Inteiros e décimos;
  • Décimo centésimo e milésimo;
  • Comparações de números decimais;
  • Operações com números decimais;
  • Relacionando frações com números decimais.

4º BIMESTRE

GRANDEZAS E MEDIDAS

  • Medida de comprimento; 
  • Medidas de área;
  • Medidas de volume;
  • Medidas de massa;
  • Medidas de capacidade.

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

OBS. As quatro operações matemáticas serão retomadas em todos bimestres. 

PORTUGUÊS


OBJETIVOS

Empregar corretamente os sinais de pontuação na leitura e escrita;

Estruturar e reestruturar textos observando sinais de pontuação, acentuação, concordância, parágrafos e outras estruturas textuais;

Desenvolver habilidades de leitura e interpretação das diversos tipos textuais;

Identificar os diversos tipos de texto e frases;

Manusear corretamente o dicionário e utilizar na fala e escrita novo vocabulário;

CONTEÚDO

1º BIMESTRE

  • Leitura, interpretação e produção de textos;
  • Estruturação de textos: frases, parágrafos e pontuação;
  • Textos narrativos, e argumentativos;
  • Verbos – tempo presente passado e futuro;
  • Linguagem verbal e não verbal;
  • Tipos de frases: afirmativas, interrogativas e negativas;
  • Ordem alfabética e o uso da letra maiúscula e minúscula;
  • Classificação das palavras quanto o número de sílabas;
  • Acentuação: palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
  • Substantivos e suas classificações.

2º BIMESTRE

  • Leitura, interpretação e produção de textos;
  • Estruturação de textos: frases, parágrafos e pontuação;
  • Dissertação e descrição;
  • Resumo;
  • Histórias em quadrinhos, folder, diálogo, reportagem;
  • Linguagem formal e informal;
  • Adjetivos e sua classificação; Locução adjetiva;
  • Acentuação das palavras;
  • O uso do z e s; r e rr, sc, ss, ç e c...

3º BIMESTRE

  • Leitura, interpretação e produção de textos;
  • Estruturação de textos: frases, parágrafos e pontuação;
  • LENDA, reportagens, cartão - postal cordel e textos informativos;
  • Sinais de pontuação na leitura e escrita;
  • Pronomes possessivos e demostrativos;
  • Preposição;
  • Encontros consonantais e vocálicos...
  • Emprego de onde e aonde, porque, por que e por quê.

4º BIMESTRE

  • Leitura, interpretação e produção de textos;
  • Estruturação de textos: frases, parágrafos e pontuação;
  • Textos informativos, poemas, contos, prosas ouversos, paródia narrativas;
  • Variedade linguísticas: conjunção;
  • Verbos: pessoa e número. Modo imperativo e subjuntivo;
  • Emprego de, mas/mais, se não e senão.

HISTÓRIA

OBJETIVOS

Reconhecer em si e nos outros como sujeitos históricos;

Perceber no tempo como elemento importante na vida;

Estabelecer comparativos com o tempo presente e o passado e futuro;

Conhecer os grupos com os quais se relaciona;

Observar o que mudou ou não na natureza e na sociedade;

Valorizar o patrimônio cultural;

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

  • A construção de identidade individual e da família;
  • Medições de tempo: calendário cristão (ano, década e século) e tempo histórico;
  • O Brasil indígena: o Brasil antes da chegada dos colonizadores: as nações indígenas, os indígenas hoje (modos de vida, hábitos, relação com a natureza e problemática atual);
  • A chegada de outros povos na América e no Brasil.

2º BIMESTRE

  • Os colonizadores: viagens marítimas, encontro de culturas (a dos portugueses e a dos nativos);
  • A colonização no Brasil/região Sul: extração e produção de riquezas, organização social e político/administrativa, estrutura fundiária, conflitos...;
  • A importância da África na formação do povo brasileiro e Região Sul/aspectos culturais;
  • A África e o Brasil: a escravidão negra ( o tráfico de escravos para o Brasil e a exploração da mão-de- obra;
  • Ser escravo no Brasil: resistência negra: quilombos e líderes negros;
  • O negro na sociedade atual: a desigualdade;
  • Vivenciada pela população negra e outros setores.

3º BIMESTRE

  • Transformações econômicas, culturais, sociais e políticas com a vinda da família real portuguesa para o Brasil/ a independência do Brasil.
  • A expansão cafeeira: urbanização, transporte... 
  • O Brasil Imperial;
  • O movimento abolicionista e republicano;
  • O trabalho: a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado;

4º BIMESTRE

  • Os imigrantes: influência na história do Brasil e Região Sul.
  • Brasil República ontem e hoje ( síntese do geral);
  • A organização político-administrativa (Poderes Executivo Legislativo e Judiciário).
  • O desenvolvimento da indústria: condições de vida dos operários, as fábricas e o movimento operário.
  • Os direitos dos trabalhadores: leis trabalhistas;
  • Regime democrático X regime ditatorial Assembléia Constituinte, Constituição, eleição, voto etc.
  • Direitos e deveres do cidadão na atualidade. Principais acontecimentos políticos e sociais na atualidade.

GEOGRAFIA

OBJETIVOS

Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza na construção de diferentes paisagens urbanas e rurais no Brasil;

Reconhecer os diferentes modos de vida;

Reconhecer as relações existentes entre o mundo urbano e rural;

Valorizar o uso das técnicas e tecnologias em prol do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida;

Compreender e utilizar as linguagens cartográficas;

Valorizar o patrimônio cultural e respeitar a diversidade social;

Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisas da geografia para compreender os espaços, a paisagem, o território e o lugar, os processos de construção, as relações, problemas e contradições;

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

  • Representação da terra: globo e planisfério;
  • Diferente tipo de mapas observando título escala símbolo cartográfico, legenda, pontos cardeais (destacar mapas que retratam a região sul e país);
  • O Brasil na América e no mundo; Continentes e Oceanos;
  • A construção do território brasileiro;
  • As duas regionalizações do espaço brasileiro: do IBGE e Sócio-econômico, com as devidas funções;
  • Ocupação do espaço físico da Região Sul e do Brasil, reconhecendo as semelhanças e diferenças físicas e sociais das zonas rurais e urbanas, identificando a relação de complementaridade e interdependência existente entre ambas (noções gerais)

2º BIMESTRE

BRASIL: PAISAGENS NATURAIS E AÇÃO HUMANA

  • Ocupação do espaço físico da Região Sul e do Brasil, reconhecendo as semelhanças e diferenças físicas e sociais das zonas rurais e urbanas, identificando a relação de complementaridade e interdependência existente entre ambas (noções gerais);
  • Aspectos físicos da Região Sul e país: relevo, clima, hidrografia e recursos naturais;
  • Representação cartográfica e topográfica;
  • Relação homem-natureza, reconhecendo as intervenções humanas no ambiente natural de acordo com suas necessidades: canalização de rios, construção de pontes, aplainamento de encostas, áreas populacionais, preservação ambiental e outros.

3º BIMESTRE

  • Relação homem-natureza, reconhecendo as intervenções humanas no ambiente natural de acordo com suas necessidades: canalização de rios, construção de pontes, aplainamento de encostas, áreas populacionais, preservação ambiental e outros.
  • O papel do trabalho e da tecnologia na transformação dos espaços;
  • Características da urbanização do Brasil, observando a influência da colonização, agricultura e comercialização, percebendo-os a partir do próprio convívio;
  • Modernização da economia rural para atender a indústria e revolução digital, compreendendo-as a partir de situações reais como uso de máquinas e computadores na elaboração de produtos utilizados no dia-a-dia;
  • Movimento de migração e imigração e seus motivos, tais como: mão-de-obra para a indústria, ocupação do espaço, desemprego e influências na cultura do país;
  • Divisões do trabalho: por tarefas (um planta, outro transporta, outro embala e outras); social (patrão, empregado); por setor (primário, secundário, terciário); espacial (cidade e campo), tendo como foco a dinâmica da economia brasileira;
  • Modos de vida dos diferentes grupos sociais, comparando a nossa região a outras áreas do país;

4º BIMESTRE

  • Coexistência de grupos que vivem de maneiras diferentes em uma mesma cidade/estado/país;
  • Processo de urbanização e modernização do país promovido pela industrialização, influenciando: concentração maior de pessoas, transporte, moradia, saneamento básico, energia elétrica, lazer, programas assistenciais, movimentos populares e organização político-administrativa. 
  • Consequências da transformação da natureza pelo homem: desmatamento, poluição, e outros, compreendendo problemas característicos do nosso país, distinguindo-os de acordo com as regiões.

ENSINO RELIGIOSO

OBJETIVO

Refletir o sentido da atitude ética e moral, como consequência do fenômeno religioso e expressão da consciência através da responsabilidade ética, pessoal e comunitária. 

Ser humano 

Eu e o outro ( convivência) 

Amizade 

Campanha da fraternidade 

Eu e as pessoas de outra religião 

Respeito às diferenças 

Respeito eco pedagógico família, escola, comunidade...

Construção pessoal 

A alegria de servir 

O respeito pelo semelhante

Acontecimentos marcantes 

A beleza da criação 

Nascimento de um momento importante

Vida construção da história com Deus. 

Nossa amizade com Deus. 

A natureza manifesta a beleza com Deus.

Virtudes (respeito, confiança, honestidade, responsabilidade, amor, ética, solidariedade, fraternidade amizade, justiça). 

Historia das narrativas sagradas orais e escritas

TEMAS TRANSVERSAIS

Objetivo: conhecer fatos e situações marcantes da realidade brasileira, informações e praticas que possibilitem ao aluno participar ativa e construtivamente da sociedade elegendo critérios pautados na justiça e na melhoria de vida. 

CONTEÚDOS 

  • Ética; 
  • Pluralidade cultura;
  • Meio ambiente;
  • Saúde; 
  • Sexualidade; 
  • Trabalho e consumo.

RECUPERAÇÃO PARALELA

OBJETIVO:

Revisar conteúdos, conceitos e procedimentos oportunizando novas maneiras de apropriação do conhecimento. 

CONTEÚDOS: 

  • Produção e reestruturação de textos;
  • Jogos;
  • Leitura; 
  • Ilustração; 
  • Pesquisas;
  • Trabalhos em grupo.

AVALIAÇÃO

Processo contínuo, que envolve não só os conhecimentos adquiridos, mas também o desenvolvimento de habilidades necessárias à formação de hábitos, atitudes, conforme os objetivos propostos. Através de a avaliação detectar os pontos que necessitam ser novamente trabalhado, fazendo assim uma auto – avaliação do trabalho da professora como dos alunos e alunas.

Através da observação diária, avaliar cada aluno/aluna na sua participação, interesse, ideias apresentadas, cooperação e também pela sua capacidade de resolver exercícios, relacionar conteúdos, realizar pesquisas, produzir textos, experienciar, bem como na realização das tarefas de casa, etc.

METODOLOGIA

  • Diálogo;
  • Leitura individual, coletiva, silenciosa e oral;
  • Música e dança;
  • Teatro e dramatizações;
  • Fitas de vídeos, DVDs, CDs, etc;
  • Aulas expositivas;
  • Construção de tabelas e gráficos;
  • Apresentação de trabalhos;
  • Leitura de diversos textos e interpretações;
  • Pesquisas.