domingo, 17 de março de 2013

PLANO DE CURSO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Escola Municipal Maria de Lourdes Vieira do N. Pereira
Plano de curso 2013
Disciplinas: Português, Matemática, Ciências e Geografia
Para série: 3º ano B
Professora: Silvana de Oliveira Pinto

“A ESCOLA, MEU ESPAÇO DE ATUAÇÃO: A ESCOLA É O ESPAÇO DA REALIZAÇÃO DO EDUCADOR, COMO PESSOA, COMO PROFISSIONAL, COMO EDUCADOR. A VISÃO DE SI MESMO A VISÃO DO MUNDO QUE TEM O EDUCADOR SE REVESTEM DE CONCRETUDE E DE AUTENCIDADE, NA MEDIDA EM QUE TRANSPARECEM NA SUA ATUAÇÃO JUNTO AOS EDUCANDOS.”

EUNÁPOLIS, 14 DE março de 2013

PORTUGUÊS
OBJETIVOS GERAIS:
- Letramento (através do trabalho com os quatro papéis linguísticos: ler, escrever, ouvir e falar)
- Prazer pela leitura através do contato com textos de diferentes portadores
- Desenvolvimento do vocabulário e seu uso em atividades orais e escritas; percebendo, valorizando e identificando as funções sociais da língua.
- Aquisição da base alfabética (silabação simples).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1ª UNIDADE:
- Escrita do nome, nome dos colegas e familiares.
- Listas
- Palavras estáveis trabalhadas através da apresentação de objetos ou personagens
- Famílias silábicas: B,C, D, F
- Histórias em quadrinhos
-Separação e junção de sílabas
- Alfabeto
- Ordem alfabética
- Escrita espontânea
- Roda de conversas
- Recados (falados)
- Ditado de palavras
- Exposição oral sobre os trabalhos (explicar, argumentar)
- Ordenar figuras numa sequência (oral e escrita)
- Reconto de histórias
- Pseudo-leitura
- Produção coletiva de texto oral e escrita
- Rotina do dia (escrita na lousa)
- Chamada (todos os dias)
- Coordenação motora
- Palavras estáveis trabalhadas através de textos
- História em quadrinhos ( 3 quadrinhos)
- Caça - palavras; palavras cruzadas
- Textos instrucionais
- Listas e títulos
- Reconto e reescrita de textos narrativos
- Expressão Oral – (descrição)
- Escrita de nomes de personagens
- Cartaz
- Uso da agenda todos os dias (feito pelos alunos)
- Data Comemorativa - Páscoa
2ª UNIDADE:
- Famílias silábicas: G, H , J, L, M, N, P

-Separação e junção de sílabas
- Coordenação motora
- Leitura de livros em capítulos
- Roda de conversas
- Recados (falados e escritos)
- Entrevistas (deixar as crianças formularem algumas perguntas)
- Número de Sílabas
- Dar um fim para a história (oral e escrita)
- Exposição oral sobre os trabalhos ( explicar, argumentar)
- Ordenar figuras em sequência( oral e escrita)
- Reconto de história
- Ditado de palavras
- Pseudo - leitura
- Produção coletiva de texto oral e escrita
- Escrita espontânea
- Ditado
- Datas comemorativas: Dia do Trabalho, Dia das Mães, Festas Juninas, Inverno
- Rotina do dia
- Chamada
- Palavras estáveis trabalhadas através de textos
- Carta, recado, bilhete (escritos e falados)
- Confecção de cartazes
- História em quadrinhos (4 quadrinhos)
- Adivinhas, lendas, trava-línguas, parlendas, quadrinhas, poemas e canções.
- Palavras cruzadas
- Nome completo em letra cursiva
- Listas
- Uso da letra maiúscula e minúscula
- Coordenação motora (letra cursiva)
- Frases
- Escrita de Palavras
- Falas e diálogos
- Poemas
- Significado das palavras
- Segmentação de palavras na língua
- Narrativa
- Descrição de personagens
- Identificação de características de tipo textual
3ª UNIDADE:
- Roda de jornal (reescrever, desenhar, opinar, lição de casa, pesquisar, colar no caderno, pintar a inicial do nome...).
- Dar um começo para a história (oral e escrita)
- Produção coletiva de texto oral e escrito ( a criança fala escreve)
- Textos instrucionais (receitas, regras de jogos, rotina, normas da classe... ).
- Comentários sobre pontuação
- Ditado mudo
- Datas comemorativas: Independência, Dia da Árvore, Primavera.
- Famílias silábicas: Q, R, S, T, V, X, Z

-Separação e junção de sílabas
- Nome completo em letra cursiva
- História em quadrinhos (livro)
- Reescrita e todos os tipos de textos
- Leitura de livros em capítulos

-Títulos (dar títulos)
-Singular e plural
4ª UNIDADE:
- Palavras-cruzadas
- Escrita espontânea
- Listas

- Famílias silábicas complexas: BR, CR, VR, FR, DR, FL,
-Separação e junção de sílabas
- Coordenação motora
- Comentários sobre parágrafos
- Recados escritos e falados
- Exposição oral sobre os trabalhos
- Ordenar figuras numa sequência
- Reconto de histórias
- Ditado de frases
- Produção coletiva de textos oral e escrita
- Ditado de palavras
- Datas Comemorativas: São Francisco, Dia da Criança, Primavera, Dia do Professor, Verão e Natal
- Carta Enigmática
- Entrevista
- Pontuação
- Ordenação de texto
- Escrita de frases com letra manuscrita
- Escrita espontânea de palavras
- Anúncios e classificados
- Mensagens em códigos
- Comentários sobre acentos
- Linguagem figurada

ESTRATÉGIAS
Recortes e montagens

Ditado de figuras
clip_image001 Leitura de textos visuais
Livros infantis
Gibis
Revistas
Músicas
Poesias
Parlendas
Trava-línguas
Caça-palavras
Cruzadinhas
Crachás
Cartazes
Jornal
Histórias
Regras de jogos
Receitas
Listas
Material da sala de aula
Alfabeto móvel
Trabalhos individuais e em agrupamentos, conforme a fase de produção de escrita da criança.

AVALIAÇÃO:
clip_image001[1] Avaliação diagnóstica, contínua e paralela baseado nas dificuldades do aluno;
clip_image001[2] Verificação das atividades diárias e extraclasse;
clip_image001[3] Participação;
clip_image001[4] Assiduidade;
clip_image001[5] Leitura individual e em grupo;
clip_image001[6] Identificação, se possível, das origens das dificuldades observadas.

Matemática
OBJETIVOS GERAIS:
-Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número.
-Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia
- Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
-Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
-Identificar antecessor e sucessor
- Representar unidade e reconhecer dezenas
-Identificar ordem crescente e decrescente

-Resolver operações envolvendo dobro e triplo
- Reconhecer o real como moeda.
- Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representá-las.
- Construir e representar formas geométricas
- Ler e interpretar problemas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1ª UNIDADE:
- Atividades de culinária
- Identificação de números nos diferentes contextos ( agenda, datas, calendário, peso, idade, número de roupa)
- Espessuras (grosso/fino)
- Cálculo mental com somas e diferenças (só oralidade)
- Cálculo mental com somas e diferenças
- Cores
- Sequência numérica ( 1 até 100 )
- Estabelecer relações
- Tamanho
- Conservação de quantidades
- Situação – problema
- Figuras geométricas
- Ordem temporal
- Jogos de contagem
- Caminhos
- Características quantitativas e qualitativas
- Contagem oral
- Perto/longe
- Jogos de dominó, baralho e dado.
- Curto/comprido
- Seriação
- Caminhos / comprimentos
2ª UNIDADE:
- Classificação
- Alto/Baixo
- Mais/Menos
- Maior/Menor
- Problemas
- Dobraduras com formas geométricas
- Tangran
- Características qualitativas e quantitativas
- Mosaicos
- Medidas
- Identificar mudanças de direção
- Atividades de culinária
- Identificação de números em diferentes contextos
- Cálculo mental com divisões e multiplicações ( só oralidade )
- Relação de pertinência
- Seriação
- Copiar modelos
- Sequência numérica ( 1 até 150)
- Estabelecer relações
- Curvas
- Situação-problema
- Agrupamento de 2 em 2
- Espaço e Forma
- Sucessor e antecessor
3ª UNIDADE:
- Registrar problemas no caderno
- Sequência numérica
- Tabela
- Gráficos
- Conjuntos
- Medidas
- Atividades de culinária
- Identificação de números em diferentes contextos
- Cálculo mental com divisões e multiplicações
- Situação-problema
- Agrupamento de 5 e 10 unidades
- Problemas
- Números/Contagem
- Sequência numérica (1 até 200)
- Desafios

4ª UNIDADE:
-Completar
-Representar numeral à quantidade
-Ditado de números
-Trabalhar números vizinhos
-Ordem crescente e decrescente
-Colagem
-Contagem com sucatas , alunos , lápis , material dourado, etc.
-Emprego do Material concreto para identificar numero e numeral
-Leitura da escrita de números de 0 ate 30 .
-Formar grupos de 10 em 10
-Desenvolver conjuntos de dezenas.
-Resolver situações - problemas de sua realidade
-Exercícios escritos
-Juntar e contar
-Uso do material concreto
-Separar unidades e dezenas
-Folha xerocada, impressas, livro didático.
-Leitura e escrita de números até 250
-Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até ...
-Formar grupos de 10 em 10
-Conjuntos com dezenas
-Exercício de adição e subtração em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto.
-Cartazes
-Exercícios no caderno , livro , quadros e folhas .
-Problemas envolvendo as quatro operações.
-Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos.
-Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.

Estratégias:
Jogos
Brincadeiras
Material pedagógico
Dominó
Palitos de sorvete
Jogos
Baralho
Recorte de encartes de supermercados
Culinária
Jogo da velha
Jogo da memória
Botões
Avaliação:
· Avaliação contínua, observando e considerando seus avanços obtidos nas resoluções de raciocínio em situações que lhe serão apresentadas.


CIÊNCIAS
Objetivos :
OBJETIVO GERAL DE CIÊNCIAS
Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
Identificar relações entre o conhecimento cientifico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução histórica.

Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Identificar os principais astros do Sistema Solar.
-Identificar o Sol como uma estrela.
-Despertar a curiosidade a respeito das coisas que nos cercam.
-Despertar a consciência sobre a importância do solo para nossa vida.
-Identificar pelas características os principais tipos de animais que estão presentes em nosso meio ambiente
Identificar os vegetais e reconhecer sua importância em nossa vida como fonte de alimento e remédios.
-Reconhecer a importância da água em nossa vida, assim como a sua conservação para manutenção da vida na terra.
-Identificar as diferentes partes do nosso corpo e suas funções.
-Reconhecer a necessidade das regras de higiene para manutenção e conservação de nossa vida.
-Reconhecer o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do estado para conservação da saúde e do bem estar da comunidade.
-Reconhecer que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo, reconhecer a importância dos cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.
CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS
1ª UNIDADE
clip_image003
clip_image001[7] Estudando o planeta terra
clip_image001[8] Estudando o planeta Terra
clip_image001[9] Movimentos da Terra
clip_image001[10] As estações do ano
clip_image001[11] Luz e sombra
clip_image001[12] O Sistema Solar
clip_image001[13] Ar em movimento
clip_image001[14] Formação dos ventos
clip_image001[15] Direção dos ventos
clip_image001[16] Velocidade dos ventos
clip_image001[17] Força do vento
2ª unidade
clip_image005
clip_image001[18] Formação do solo
clip_image001[19] Como o solo é estudado?
clip_image001[20] Permeabilidade do solo
clip_image001[21] Poluição do solo
clip_image001[22] Água vai... água vem
clip_image001[23] Ciclo da água
clip_image001[24] O nascimento de um rio
clip_image001[25] Água e saúde
clip_image001[26] Materiais que se misturam completamente
clip_image001[27] Materiais que não se misturam completamente
3ª UNIDADE
clip_image006
clip_image001[28] Água: dissolvente universal
clip_image001[29] Separando misturas
clip_image001[30] Saneamento básico
clip_image001[31] Abastecimento e tratamento da água
clip_image001[32] Coleta de lixo
clip_image001[33] Destino do lixo
clip_image001[34] Direitos e deveres do cidadão
clip_image001[35] Classificando os seres vivos
clip_image001[36] Os reino
clip_image001[37] Nem reino vegetal nem reino animal
4ª UNIDADE
clip_image001[38] Produtos de origem animal e vegetal
clip_image001[39] O começo de uma nova vida animal
clip_image001[40] Reprodução do ser humano
clip_image001[41] Cuidados com os bebês e com os filhotes
clip_image001[42] O começo de uma nova vida vegetal
clip_image001[43] O corpo humano
clip_image001[44] Partes do corpo
clip_image001[45] Tipos humanos
clip_image001[46] Pessoas com deficiências
clip_image001[47] Terceira idade

AVALIAÇÃO
O estudante será avaliado no seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído um conceito bimestral.
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através a avaliação o estudante  verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do estudante e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.


GEOGRAFIA
OBJETIVO GERAL DE GEOGRAFIA:
clip_image001[48] Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE GEOGRAFIA:
clip_image001[49] Analisar as características da paisagem registrando os elementos observados.
clip_image001[50] Identificar mudanças e permanências no ambiente urbano.
clip_image001[51] Representar por meio de desenhos o ambiente urbano.
clip_image001[52] Representar, por meio de desenhos, as paisagens rurais.
clip_image001[53] Refletir sobre a importância do trabalho no espaço rural.
clip_image001[54] Reconhecer as características das paisagens urbanas.
clip_image001[55] Refletir sobre a importância da moradia.
clip_image001[56] Identificar os materiais usados na construção das diferentes moradias.
clip_image001[57] Reconhecer a moradia como um direito de todos.
clip_image001[58] Observar características da cidade onde vive ou próxima ao lugar onde mora.


CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA

1ª UNIDADE
CONTEÚDOS

clip_image001[59] Os lugares
1. Quando eu era pequena
2. Como os lugares estão organizados?
3. Como está organizado o lugar onde moramos?
4. Faça um passeio no lugar onde mora
5. A escola e o lugar onde moramos
6. O lugar onde fica a escola
7. Definindo território
8. Orientar-se nos lugares
9. Nosso corpo como ponto de referência
10. Os pontos de referências no nosso dia a dia
11. Mapa mental
12. Outros pontos de referência
13. O movimento aparente do Sol
clip_image001[60] Diferentes pontos de vista


2ª UNIDADE
CONTEÚDOS


clip_image001[61] Os lugares e as paisagens
1. Os elementos das paisagens
2. Os elementos naturais das paisagens
3. As formas de relevo
4. Por que acontece mudanças na paisagem?
5. As águas da paisagem
6. O aproveitamento da águas dos rios
7. As plantas e os animais nativos
3ª UNIDADE
CONTEÚDOS
clip_image001[62] As pessoas e as paisagens
clip_image001[63] As pessoas transformam as paisagens
clip_image001[64] O trabalho das pessoas e as paisagens
clip_image001[65] O trabalho e a criação de animais
4ª UNIDADE
CONTEÚDOS
clip_image001[66] A cidade e o campo
clip_image001[67] Os municípios
clip_image001[68] O município, o estado e o país
Metodologia:
clip_image001[69] Leitura de textos visuais
clip_image001[70] Leitura do livro didático
clip_image001[71] Debates
clip_image001[72] Aula expositiva
clip_image001[73] Desenho
clip_image001[74] Atividades em grupo
clip_image001[75] Atividades individuais
Avaliação:
O estudante será avaliado no seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído um conceito bimestral.
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através a avaliação o estudante  verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do estudante e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.