Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

PROJETO CORTESIA


                      ESCOLA MUNICIPAL HUMBERTO DE CAMPOS


PROJETO
CORTESIA


Professora coordenadora:
Silvana de O. Pinto


EUNÁPOLIS
ABRIL/2010


ESCOLA MUNICIPAL HUMBERTO DE CAMPOS



CORTESIA


Este projeto será desenvolvido com os alunos do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série do ensino fundamental 2) da ESCOLA MUNICIPAL HUMBERTO DE CAMPOS, .



EUNÁPOLIS
2011



JUSTIFICATIVA
JUSTIFICATIVA:

. A Cortesia e os Bons Modos constituem a base do relacionamento em todos os aspectos de nossa vida. Seguir regras básicas da boa convivência significa respeitar os outros e exigir respeito por si mesmo. As boas maneiras no ambiente escolar são baseadas na demonstração do interesse e da consideração pelas pessoas. O sucesso das pessoas se deve em parte ao fato de saberem se comportar em quase todas as situações. Que incluem os bons modos, as boas maneiras, a gentileza, a etiqueta, o respeito, a consideração, o trato social, a amabilidade e a cortesia. Direcionando o aprendizado desde a fase infantil na expectativa de se tornar uma virtude para a vida inteira.
Sobre o tema Ellen White considera:

A essência da verdadeira polidez é a consideração para com os outros. A educação essencial e duradoura é a que alarga a simpatia, favorece a afabilidade universal (White, 1996, p, 241).

Toda criança deve ser ensinada a ser delicada, compassiva, amável, piedosa, cortês e de coração terno (White  2000, p. 143)
OBJETIVOS:

·        Motivar o aprendizado das boas maneiras, pois os bons modos mostram a nosso próximo que temos respeito por ele:
·       Desenvolver a cooperação entre alunos no sentido de serem mais preocupadas com o bem estar de seu próximo através do senso cooperativo;
Facilitar o desenvolvimento da socialização aumentando as interações entre os alunos.

PÚBLICO ALVO: Alunos do FUNDAMENTAL 2

LOCAL: Salas de aulas e todo ambiente escolar.

Orientações Gerais e Sugestões sobre as atividades:

·        Cada dia será trabalhado em sala de aula uma virtude diferente.
·        Temos sugestões diferentes de histórias para cada dia, o professor poderá escolher aquela que mais se encaixa com as necessidades da turma.
·        Exploração de músicas que enfatizam o tema do projeto. (sugestões: Gosto de ajudar, porque me faz contente entre outras).
·        Trabalho com as Boas Maneiras na escola. Utilizar os paradidáticos: Cuidado; Valores para a Vida, Cooperação; Valores para a Vida, Ajudar; Valores para a Vida, Bons Modos; Valores para a Vida.
·        Cada série ficará responsável por preparar um cartaz sobre uma virtude específica. Estes deverão ser expostos em locais estratégicos da escola. A distribuição é a seguinte:

5ª série –“Ajudar”
6ª série –“Cuidado”
7ª série –“Cooperação”
8ª série –“Bons Modos”

·        Produções de texto coletivos ou individuais.
·        Incentivar a importância do auxílio nas tarefas domésticas.
·        Ênfase no bom comportamento em todos os ambientes do estabelecimento.
·        Atividades de socialização. (brincadeiras, fantoches, atividades dirigidas, vídeos).